ECDD Talks – A importância do Concept Art no processo criativo, com Alvaro Vitorio

Na última edição do ECDD Talks de 2021, evento criado especialmente para falar sobre as novas graduações da nossa Escola (Design de Games e Design de Animação) o Prof. Cleber Freitas, coordenador responsável pelos cursos, recebeu o Prof. Alvaro Vitorio, que é ilustrador, artista gráfico e professor universitário nas áreas de Economia Criativa e Design Gráfico.

Desta vez, os jogos digitais foram o principal assunto do encontro e o tema escolhido para o debate – que mais uma vez rendeu diversas questões riquíssimas para quem se interessa pelo universo dos games –  foi a importância do concept art durante o processo criativo.

Logo no início do bate-papo, os professores abordaram uma questão muito recorrente para quem deseja ingressar na área: para ser um artista de conceito é necessário ter algum talento especial?

O Prof. Alvaro Vitorio começou falando que, em primeiro lugar, é preciso diferenciar a vocação natural do indivíduo da sua técnica e, concluindo o seu pensamento, ressaltou que, para se alcançar um bom trabalho, é fundamental conciliar essas duas questões. Inicialmente, o talento do artista facilita bastante o processo, mas é necessário desenvolver a sua técnica de maneira adequada.

Na sequência, o convidado explicou como surgiu o trabalho do artista de conceito, que passou a existir a partir das primeiras décadas do século XX, com o surgimento do cinema e logo depois com a animação, atraindo geralmente profissionais das belas artes, como pintores, escultores e também alguns designers.

No mundo dos games, eles obviamente surgiram bem depois, já que os jogos digitais passaram a se popularizar a partir dos anos 1970, inicialmente com os fliperamas e depois, já na década seguinte, com os consoles domésticos.

Analisando os primeiros jogos digitais, o Prof. Alvaro Vitorio destacou que a princípio os desenvolvedores geralmente faziam todo o trabalho sozinhos, realizando roteiro, programação, design e todas as outras etapas por conta própria.

A segmentação do processo de trabalho no mundo dos games surgiu basicamente devido à profissionalização da área, com a criação dos primeiros estúdios – já no início dos anos 1990 – atraindo artistas de conceito que já tinham desenvolvido trabalhos na indústria audiovisual.

Falando a respeito dos grandes destaques na profissão, o Prof. Alvaro Vitorio apresentou o trabalho de diversos artistas de conceito, como foi o caso de Syd Mead, que participou do clássico “Blade Runner – O Caçador de Androides”, filme que foi tema da sua dissertação de mestrado.

Segundo o nosso convidado, inicialmente o artista foi contratado para desenvolver apenas os veículos do filme, mas, no final das contas, acabou influenciando diretamente todo o processo de ambientação do longa-metragem.

Sobre a questão da especialização do artista de conceito, Alvaro Vitorio destacou que é muito comum os profissionais atuarem mais especificamente em um nicho de criação como, por exemplo, personagens, veículos, arquitetura e ambientação, já que é muito difícil realizar um bom trabalho em todas categorias.

O ECDD Talks seguiu abordando diversas questões relevantes sobre o concept art, como inspirações e referências de trabalho, a importância de cursar uma graduação na área, habilidades fundamentais para o profissional e oportunidades no mercado de trabalho.

Quer saber mais sobre o assunto? Assim como os episódios anteriores, o bate-papo completo desta edição também já está disponível no nosso canal do YouTube. Acesse o vídeo aqui logo abaixo!

Como destacamos lá no início, esta foi a última edição especial do ECCD Talks em 2021, abordando as duas novas graduações da nossa Escola.

Em quase dois meses de evento, realizados semanalmente, compartilhamos informações e experiências incríveis de profissionais atuantes e experientes no mercado, que também fazem parte do nosso corpo docente.

Agradecemos muito a todos que assistiram e participaram do evento, mandando suas perguntas para esclarecer dúvidas e também deixando suas opiniões.

Aos professores que participaram de cada episódio, contribuindo com informações valiosíssimas e a todos que se interessam pelo universo dos games e da animação, também somos muito gratos pelo empenho e dedicação.

Em especial, deixamos um agradecimento ao Prof. Cleber Freitas, coordenador das novas graduações, por ter conduzido o evento sempre com leveza, simpatia e inteligência, oferecendo um conteúdo extremamente valioso a todos os espectadores.

Aos que não puderam participar ao vivo do nosso evento, mas que se interessam por games e animação, sintam-se convidados para assistir aos episódios que já se encontram disponíveis no canal do YouTube da ECDD.

Se você também é um criativo e tem interesse em atuar neste mercado de trabalho, continue acompanhando as redes sociais da nossa Escola, pois estamos sempre divulgando eventos e informações sobre os nossos cursos. Até breve!