O digital é mais importante do que a televisão atualmente?

Nos últimos anos, presenciamos um grande aumento do número de empresas divulgando seus serviços através das mídias digitais. Principalmente as pequenas e médias empresas, pois o meio digital é bem mais acessível para quem não dispõe de recursos suficientes para alcançar os grandes veículos de comunicação.

A partir deste direcionamento de verba dos veículos tradicionais para as mídias digitais, surgiu também um questionamento muito recorrente entre os jovens profissionais de comunicação: será que a televisão ainda tem um papel tão importante na publicidade como antigamente?

Pois então, só para se ter uma ideia da sua relevância no mercado, uma única veiculação em horário nobre na Rede Globo, por exemplo – sem contar os descontos que geralmente acontecem, no caso de múltiplas exibições de uma mesma campanha – pode custar algo em torno de meio milhão de reais.

No caso do BBB 22, conforme divulgado na mídia recentemente, algumas empresas chegaram a investir verdadeiras fortunas para terem suas marcas expostas no programa, durante os três meses de exibição do reality show, chegando a alcançar, em algumas situações, cerca de 90 milhões de reais com uma única cota de patrocínio.

É fato que a publicidade digital cresceu bastante nos últimos anos, principalmente por causa do desenvolvimento dos smartphones – que hoje em dia são a principal plataforma de acesso à internet – mas os números de audiência dos programas e os valores de veiculação dos comerciais publicitários, não deixam dúvidas do quanto a televisão ainda é extremamente impactante sobre o público, sendo muito importante ainda para a comunicação das grandes empresas.

Para ser mais claro em relação ao cenário, o que realmente acontece hoje em dia é uma verdadeira convergência de mídias, com uma grande aproximação entre o online e o offline, contando com uma participação mais direta e efetiva dos consumidores, que passaram a ter uma voz muito mais ativa para influenciar nas suas decisões, principalmente por causa do surgimento e pelo desenvolvimento das mídias sociais.

Se você tem interesse em trabalhar com audiovisual, elaborando roteiros e storyboards para comerciais publicitários, utilizando softwares de edição de vídeo, como Premiere e After Effects, por exemplo, você precisa conhecer o curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da nossa Escola.

Na ECCD, durante um bloco inteiro – que corresponde a um semestre – nossos alunos estudam disciplinas voltadas exclusivamente para a produção audiovisual na publicidade, em um bloco chamado de comercial publicitário.

Aqui no nosso site, você tem acesso à grade curricular e também a outros detalhes da nossa graduação. Quer saber mais? Acesse a página do curso!