Lembra daquele anúncio criativo que você leu nas redes sociais? Ou então aquele post com texto super divertido? Pois é, os redatores publicitários e copywriters são os responsáveis por criar esses conteúdos veiculados nos diversos tipos de mídia, seja em anúncios, nas redes sociais, blogs, comerciais, e-books, outdoors, entre muitos outros.
O copywriter tornou-se mais conhecido no mercado publicitário nos últimos anos e gerou polêmica quanto a sua similaridade com o redator publicitário. Embora profissionais semelhantes, os redatores e copywriters não possuem as mesmas atribuições.
A principal diferença entre as profissões está diretamente relacionada ao tipo de texto escrito. Enquanto o redator publicitário é um termo bastante amplo que trabalha na criação de diversos tipos de textos voltados para publicidade e concepção de uma marca, o copywriter é um termo mais ligado ao marketing e às vendas.
Enquanto o redator se atém a criação de conteúdo perene, ou seja, materiais mais bem trabalhados de cunho atemporal, o copywriter está mais focado na elaboração de textos que apresentem gatilhos mentais com objetivo final de garantir que o leitor faça uma ação deseja.
Ou seja, aquele texto em um anúncio feito para você comprar determinado produto provavelmente foi feito por um copywriter, que utilizou alguns gatilhos mentais para atrair sua atenção para o produto vendido. Já aquele e-book super completo ou postagens no blog de uma marca, podem ter se aproveitado da expertise de um redator publicitário.
De toda forma, ambas as profissões exigem profissionais capacitados e criativos que se interessam por criar narrativas cativantes através dos textos. Mas não se engane em achar que apenas é preciso de criatividade. Técnica e uma boa formação são essenciais para a construção de bons profissionais de texto, sejam eles redatores ou copywriters.
Aqui na ECDD, na graduação de Publicidade e Marketing: Criação e Estratégia apresentamos as ferramentas e técnicas para formar bons profissionais na área. Você poderá aprender, na prática, e se capacitar para atuar tanto na criação de textos para diversas mídias quanto para diferentes áreas do Marketing e da Publicidade e Propaganda.
Quer saber mais sobre a nossa graduação? Acesse a página do curso!