VIDA NA ESCOLA

Palestra “Design Thinking: cocriação de soluções inovadoras para a relação ensino-aprendizagem”

E a última atividade do Segundo Congresso Educação Criativa e Gamificação foi uma palestra ministrada por Adriana Melo, diretora da ECDD e autora do livro “Design Thinking & Thinking Design: Metodologia, ferramentas e uma reflexão sobre o tema”. A atividade, sobre Design Thinking, foi algo muito além… A Profª Adriana falou que aquilo não era uma palestra, que não só ela, como todos presentes, “estavam ali para trabalhar”.

A professora inicia o workshop dizendo “agora a gente vai criar” e é exatamente isso que ela acontece. Apesar de seu tempo limitado, Profª Melo vai além de uma explicação sobre o uso de design thinking para inovar a relação ensino-aprendizagem; ela divide o palco com todos os participantes, pedindo que fizessem exercícios sobre o assunto.

Antes de começar qualquer explicação, ela pede que compartilhem 3 palavras que estariam conectadas a design thinking. A partir das respostas, ela criou uma nuvem com tudo que foi dito, inclusive um simples e honesto “não tenho ideia”.

Em seguida, a professora apresenta uma definição para o termo “Design Thinking”, criada pelos seus próprios alunos em um outro treinamento. O desafio era escrever em até 140 caracteres (limite de caracteres do Twitter há um tempo atrás) o que seria Design Thinking. Adriana explica como o conceito pode parecer complexo ou confuso, por isso, fez questão de propor essa atividade para chegarem a uma definição simples e clara: “É uma metodologia que tem como objetivo gerar soluções inovadoras para problemas complexos. Coloca as pessoas (no caso, o aluno) no centro do processo.” Ela explica que alguns autores optam por utilizar o termo “abordagem” ao invés de “metodologia”, porém, para Adriana, a segunda opção é mais didática e, portanto, mais fácil de ser compreendida e aplicada.

É claro que simplesmente definir o que é design thinking não é o suficiente. É preciso entender como alguém pode atingir essas soluções inovadoras. Em sua apresentação, a professora explica que, primeiro é necessário estar atento a três questões essenciais para qualquer solução bem sucedida: a viabilidade técnica, ou seja, se a proposta é tecnicamente possível de ser implementada; a viabilidade econômica, nesse caso acadêmica; e, a questão mais complicada: a desejabilidade, o que o cliente, aluno, realmente quer?

A Profª Adriana explica as três etapas de design thinking: imersão, cocriação e prototipação, dando exemplos sobre as diferentes ferramentas que podem ser utilizadas em cada momento. Entre as tarefas, há a criação de um mapa de empatia, um resumo de todas as informações aprendidas durante o processo de imersão com o intuito de chegar em uma conclusão sobre todo esse aprendizado e identificar qualquer problema – ou oportunidade de melhoria – que possa existir. É nesse momento que Profª Adriana transformou sua palestra em um workshop, dividiu os participantes em 6 grupos e pediu para que eles criassem um mapa de empatia e trouxessem 3 problemas que já puderam identificar em suas escolas.

O resultado é espetacular, com cada grupo trazendo visões, relatos e experiências diversas. Ao final, foram selecionados cinco entre todos os problemas apresentados, sendo eles aceitação, falta de motivação, depressão, insegurança e falta de limites. A palestrante explicou que é neste momento que a segunda etapa, cocriação, começa. Após identificado o problema, é preciso pensar em formas inovadoras de solucioná-los, e que o melhor para isso é um brainstorm, ou “toró-de-parpites”, como o Profº Alexander Francisco diz. A Profª Adriana apresenta dicas importantes para mediar um bom brainstorm, explicando a importância de não rejeitar nada e incentivar ideias “malucas” e “absurdas”, pois só assim será possível atingir soluções realmente inovadoras, inusitadas.

E então, o workshop continuou, dividindo todos em cinco grupos, distribuindo cada problema  para um grupo e pedindo que pensassem em ideias para solucioná-los. Apesar de só terem tido 10 minutos, os participantes trouxeram ótimas ideias, desde “abraços digitais” até criar uma atividade onde os alunos pintassem uns aos outros. Todos estavam muito engajados e animados, expressando suas ideias sem medo.

Infelizmente, a terceira etapa, de prototipação, exigiria tempo demais para um único workshop, então não foi possível fazer outro exercício. Mas, a Profª Adriana trouxe uma série de exemplos para explicar como funciona o processo de criação de um protótipo, assim como a coleta de feedback que vem a seguir. Para concluir, ela lista algumas das habilidades ideais para aplicar o design thinking, como liderança, foco, empatia, adaptabilidade e organização. Ela enfatiza que, apesar da imensidade de ferramentas úteis, tudo o que é preciso para o design thinking é papel e caneta e como qualquer um é capaz de seguir essa metodologia, contanto que haja dedicação para o aprendizado. Adriana também enfatiza que o “design thinking tem como essência a pessoa”, nesse caso o aluno, e a importância de nunca se esquecer disso. As soluções são para melhorar a experiência do aluno e, portanto, não se pode esquecer de incluir o mesmo durante todo o processo.

A palestra, ou melhor, workshop, foi um grande sucesso. Os participantes se divertiram e, apesar da surpresa, ficaram felizes com seus exercícios. A gama de experiências foi essencial para os debates e a Profª Adriana fez um ótimo trabalho liderando o processo.

TAGS

RELACIONADOS

Design Gráfico e Digital

A graduação de Design Gráfico e Digital propõe que os alunos se tornem aptos para aplicarem suas habilidades criativas dominando as ferramentas de qualquer software de edição que forem utilizar,

Mentoria Criativa

A Mentoria Criativa foi idealizada pela nossa aluna Alexandra Pombo, da graduação de Design Gráfico. É uma reunião dos alunos de todas as graduações que acontece semanalmente na ECDD do

Redator Publicitário ou Copywriter?

Redator Publicitário ou Copywriter?

Lembra daquele anúncio criativo que você leu nas redes sociais? Ou então aquele post com texto super divertido?  Pois é, os redatores publicitários e copywriters são os responsáveis por criar

COMENTÁRIOS