VIDA NA ESCOLA

Palestra “Contribuições dos jogos eletrônicos na formação dos alunos”

A palestra “Contribuições dos jogos eletrônicos na formação dos alunos” foi o segundo evento do Congresso Educação Criativa e Gamificação, patrocinado pela ECDD – Escola de Comunicação e Design Digital do Instituto Infnet – no dia 15 de agosto. Nela, a supervisora de psicologia do Colégio Pensi, Ana Coquito, explorou a capacidade dos jogos de auxiliar no desenvolvimento infantil e adolescente. A própria palestrante se introduz como “nintendista”, isso é, fã de jogos da Nintendo, e demonstra sua tristeza pela, em suas palavras, “demonização dos jogos eletrônicos, como se fossem realmente os grandes vilões da educação e da nossa sociedade.”

Profª Coquito começa sua apresentação analisando o que ela mesma aprendeu com games ao longo de sua vida. Ela afirma que há dois vieses principais quando se trata do ensino através de jogos, a educação cognitiva e a emocional. Jogos simples como os da série Mario auxiliam principalmente no desenvolvimento inicial, Profª Ana explora mais a fundo suas possibilidades. Ao analisar a famosa série de jogos da Nintendo, ela explica como jogos exigem uma flexibilidade cognitiva, pela necessidade de pensar “fora da caixa”. Ela usa como exemplo o personagem Yoshi, que a princípio é um simples meio de transporte, mostrando a significância do jogador poder passar dessa definição original e usá-lo como trampolim, arma etc. Essa necessidade de explorar suas opções também desenvolve o raciocínio, afinal, todos os jogos apresentam problemas, desafios, que precisam ser resolvidos. Ademais, jogos têm diversas regras que normalmente não são explícitas. Jogadores estão acostumados a aprender através da tentativa e erro, desenvolvendo a extração de regras.

Não só isso, mas jogos também aumentam a psicomotricidade – a união do cognitivo ao motor. A Profª Coquito usa como exemplo a dificuldade de mudar de consoles, pois os controles mudam e os botões são ressignificados. Ela acrescenta como diversas universidades famosas usam jogos em habilitação neuropsicológica e como a simples menção de um jogo é o suficiente para motivar e animar adolescentes e crianças.
Em seguida, Profª Ana apresentou o jogo Overcooked como outro exemplo de incentivo de desenvolvimento cognitivo. Seu primeiro ponto positivo é o fato de ser multiplayer, um incentivo para socialização. É um jogo com muito estímulo, podendo até ser confuso, e isso faz com que seja uma ótima forma de incentivar o desenvolvimento. Ele exige que o jogador faça diversas ações ao mesmo tempo, aprendendo organização e planejamento, atenção seletiva e sustentação da atenção. Não só isso, mas o jogo também desenvolve a memória operacional, o que costuma ser um desafio para psiquiatras.

Focando no viés da educação emocional, Profª Coquito traz o exemplo da série de jogos Zelda, pelo qual ela tem muito carinho. O jogo possui muitas opções e um mapa grande o suficiente para o jogador se perder, demandando uma persistência do jogador. Também é necessário paciência. Ela dá o exemplo de como, enquanto estava jogando, ela precisou esperar o tempo de 5 dias no tempo do jogo para seguir a história, “tive que ficar uns 10 minutos olhando para a tela de Zelda para fazer aquilo acontecer”. Por último, Zelda, assim como todos os jogos, faz com que os jogadores aprendam a lidar com frustração. Você vai se perder, não saber o que fazer e morrer, isso faz parte do jogo.
E é essa ação de morrer que a professora acha essencial para o aprendizado, “eu gosto muito do fato deles usarem esse verbo, continuar”. O fato que todos os jogadores estão acostumados com a tela de “Game Over” ajuda a acostumá-los a erros. “Jogos me ensinam constantemente que o erro é uma chance de recomeçar.” Atualmente, o erro é muito mal visto, as pessoas o tratam como uma incapacidade ou fracasso. Mas, ao jogar, você percebe que o erro é muito comum. Alguns jogos até esperam que você erre para, a partir desse erro, aprender o que fazer. “O erro é só mais oportunidade e ele faz parte do processo, da vida e da aprendizagem também”.

Por último, a Profª Ana finaliza: “mais até que a minha escola, o jogo me ensinou a aprender.” Não por conta do incentivo de deduzir as regras e mecânicas através de observação, mas também pelo fato de que você aprende quais processos de aprendizagem funcionam para você. Às vezes você prefere tentativa e erro mas às vezes um tutorial escrito é mais fácil, outras vezes as instruções visuais, como um vídeo, parecem mais simples etc.
Na sua conclusão, a palestrante chama atenção de que, nesse momento de incerteza, todos estão se reinventando, a educação inclusive. E é essa esperança na educação que está nos fortalecendo. Em suas palavras, “lutando pela educação todos os dias, em todos os minutos que a gente consegue continuar lutando quando a gente acha ou quando parece que muita coisa está perdida.” Ela ressalta que a educação é o meio mais eficaz de transformar e que jogos são um instrumento riquíssimo para a mesma e até de mudança social.

TAGS

RELACIONADOS

Design Gráfico e Digital

A graduação de Design Gráfico e Digital propõe que os alunos se tornem aptos para aplicarem suas habilidades criativas dominando as ferramentas de qualquer software de edição que forem utilizar,

Mentoria Criativa

A Mentoria Criativa foi idealizada pela nossa aluna Alexandra Pombo, da graduação de Design Gráfico. É uma reunião dos alunos de todas as graduações que acontece semanalmente na ECDD do

Redator Publicitário ou Copywriter?

Redator Publicitário ou Copywriter?

Lembra daquele anúncio criativo que você leu nas redes sociais? Ou então aquele post com texto super divertido?  Pois é, os redatores publicitários e copywriters são os responsáveis por criar

COMENTÁRIOS