ECDD Talks – Conheça mais sobre desenvolvimento de jogos com Ítalo Nievinski

Na última semana, aconteceu a sexta edição especial do ECCD Talks, evento criado para divulgar as novas graduações da nossa Escola, que são Design de Games e Design de Animação. Quer saber o que rolou? Então vem com a gente!

Desta vez, o Prof. Cleber Freitas – coordenador dos novos cursos – recebeu o Prof. Ítalo Nievinski, que é formado em matemática e doutor em engenharia mecânica pela UERJ, trabalhou na Intel e na IBM na área de computação científica, foi fundador da Trialforge Studio e atualmente é diretor do jogo Deathbound, além de fazer parte do corpo docente da ECDD.

O bate-papo começou com o convidado explicando como surgiu seu interesse pelo desenvolvimento de jogos e como se deu a sua trajetória profissional. O Prof. Ítalo Nievinski contou que a sua formação inicial não tinha necessariamente uma relação direta com a área, mas, a partir dela, começou a aprender um pouco de programação, tendo em seguida os jogos digitais como principal foco nos seus estudos.

O Prof. Cleber destacou que na época em que o convidado fez vestibular, nos anos 2000, ainda não existiam graduações específicas para formar profissionais na área, portanto, era necessário correr atrás para aprender basicamente na prática, ao contrário do que acontece hoje em dia, que os alunos podem aprender em uma faculdade, estudando diretamente com profissionais experientes no mercado.

Em seguida, falando mais a respeito do Deathbound, o Prof. Ítalo explicou como funciona o mercado de jogos para as pequenas empresas, onde muitas vezes os profissionais precisam acumular diversas funções e, no caso desse jogo em questão, ele explicou que, além da produção, precisou atuar em diversas áreas como, por exemplo, na programação e no design.

Outra questão levantada foi a respeito do papel e da importância do produtor para o desenvolvimento de jogos e o convidado explicou que a sua principal função é o gerenciamento do projeto, fazendo com que seja fundamental que o profissional tenha um bom conhecimento sobre todas as áreas e etapas que envolvem o processo até a sua entrega final.

O bate-papo seguiu em frente abordando diversos assuntos como ferramentas de trabalho, metodologia para desenvolvimento de projetos, a importância de cursar uma graduação, a necessidade do networking e outras curiosidades sobre o mercado de trabalho na área de games.

Quer saber mais? O episódio completo já está disponível no nosso canal do YouTube. É só dar play no vídeo logo abaixo!

Na próxima sexta-feira, teremos a última edição especial do ECDD Talks neste ano, portanto, acompanhe nossas redes sociais, que em breve vamos anunciar qual será o tema do evento e quem teremos o prazer de receber como convidado.

Durante os nossos encontros, você tem uma grande oportunidade para tirar suas dúvidas a respeito das graduações e do mercado de trabalho, falando diretamente com os professores da ECDD.

Você não vai ficar de fora dessa, não é mesmo? Temos certeza que não. Então deixa marcado na sua agenda, pois nesta semana temos um encontro marcado. Até mais!