Na última edição do ECDD Talks de 2021, evento criado especialmente para falar sobre as novas graduações da nossa Escola (Design de Games e Design de Animação) o Prof. Cleber Freitas, coordenador responsável pelos cursos, recebeu o Prof. Alvaro Vitorio, que é ilustrador, artista gráfico e professor universitário nas áreas de Economia Criativa e Design Gráfico.
Desta vez, os jogos digitais foram o principal assunto do encontro e o tema escolhido para o debate – que mais uma vez rendeu diversas questões riquíssimas para quem se interessa pelo universo dos games – foi a importância do concept art durante o processo criativo.
Logo no início do bate-papo, os professores abordaram uma questão muito recorrente para quem deseja ingressar na área: para ser um artista de conceito é necessário ter algum talento especial?
O Prof. Alvaro Vitorio começou falando que, em primeiro lugar, é preciso diferenciar a vocação natural do indivíduo da sua técnica e, concluindo o seu pensamento, ressaltou que, para se alcançar um bom trabalho, é fundamental conciliar essas duas questões. Inicialmente, o talento do artista facilita bastante o processo, mas é necessário desenvolver a sua técnica de maneira adequada.
Na sequência, o convidado explicou como surgiu o trabalho do artista de conceito, que passou a existir a partir das primeiras décadas do século XX, com o surgimento do cinema e logo depois com a animação, atraindo geralmente profissionais das belas artes, como pintores, escultores e também alguns designers.
No mundo dos games, eles obviamente surgiram bem depois, já que os jogos digitais passaram a se popularizar a partir dos anos 1970, inicialmente com os fliperamas e depois, já na década seguinte, com os consoles domésticos.
Analisando os primeiros jogos digitais, o Prof. Alvaro Vitorio destacou que a princípio os desenvolvedores geralmente faziam todo o trabalho sozinhos, realizando roteiro, programação, design e todas as outras etapas por conta própria.
A segmentação do processo de trabalho no mundo dos games surgiu basicamente devido à profissionalização da área, com a criação dos primeiros estúdios – já no início dos anos 1990 – atraindo artistas de conceito que já tinham desenvolvido trabalhos na indústria audiovisual.
Falando a respeito dos grandes destaques na profissão, o Prof. Alvaro Vitorio apresentou o trabalho de diversos artistas de conceito, como foi o caso de Syd Mead, que participou do clássico “Blade Runner – O Caçador de Androides”, filme que foi tema da sua dissertação de mestrado.
Segundo o nosso convidado, inicialmente o artista foi contratado para desenvolver apenas os veículos do filme, mas, no final das contas, acabou influenciando diretamente todo o processo de ambientação do longa-metragem.
Sobre a questão da especialização do artista de conceito, Alvaro Vitorio destacou que é muito comum os profissionais atuarem mais especificamente em um nicho de criação como, por exemplo, personagens, veículos, arquitetura e ambientação, já que é muito difícil realizar um bom trabalho em todas categorias.
O ECDD Talks seguiu abordando diversas questões relevantes sobre o concept art, como inspirações e referências de trabalho, a importância de cursar uma graduação na área, habilidades fundamentais para o profissional e oportunidades no mercado de trabalho.
Quer saber mais sobre o assunto? Assim como os episódios anteriores, o bate-papo completo desta edição também já está disponível no nosso canal do YouTube. Acesse o vídeo aqui logo abaixo!
Como destacamos lá no início, esta foi a última edição especial do ECCD Talks em 2021, abordando as duas novas graduações da nossa Escola.
Em quase dois meses de evento, realizados semanalmente, compartilhamos informações e experiências incríveis de profissionais atuantes e experientes no mercado, que também fazem parte do nosso corpo docente.
Agradecemos muito a todos que assistiram e participaram do evento, mandando suas perguntas para esclarecer dúvidas e também deixando suas opiniões.
Aos professores que participaram de cada episódio, contribuindo com informações valiosíssimas e a todos que se interessam pelo universo dos games e da animação, também somos muito gratos pelo empenho e dedicação.
Em especial, deixamos um agradecimento ao Prof. Cleber Freitas, coordenador das novas graduações, por ter conduzido o evento sempre com leveza, simpatia e inteligência, oferecendo um conteúdo extremamente valioso a todos os espectadores.
Aos que não puderam participar ao vivo do nosso evento, mas que se interessam por games e animação, sintam-se convidados para assistir aos episódios que já se encontram disponíveis no canal do YouTube da ECDD.
Se você também é um criativo e tem interesse em atuar neste mercado de trabalho, continue acompanhando as redes sociais da nossa Escola, pois estamos sempre divulgando eventos e informações sobre os nossos cursos. Até breve!