VIDA NA ESCOLA

Gosto muito de fotografia, mas fico na dúvida: a faculdade é boa para mim?

Esta é uma dúvida que muitas vezes recebemos: vale a pena mesmo fazer a faculdade de fotografia? Como quase sempre é o caso para este tipo de pergunta, a maior dificuldade para a resposta está no autoconhecimento.

Como assim? Explico: não há uma resposta única para esta pergunta, que se aplique a todas as pessoas. Dependendo da situação de cada um, a graduação em fotografia pode ou não ser uma boa.

FACULDADE DE FOTOGRAFIA FAZ SENTIDO?

Para começar, é melhor tirar logo o elefante da sala e ir direto ao ponto: faz sentido mesmo uma graduação em fotografia? Ora, claro!

A fotografia é uma arte que já tem cerca de dois séculos e está presente em nossas vidas de inúmeras maneiras. Ainda que “qualquer um” possa fotografar, como aliás ocorre com a pintura, a literatura, a música, a programação e tantos outros ofícios, fazendo uma graduação você obtém uma formação profissional aprofundada, que consiste em aliar uma sólida base conceitual a uma grande experimentação prática guiada por profissionais já experientes, com os quais você convive por alguns anos.

A graduação é uma forma muito importante de refinar o seu talento, que ainda te insere como profissional na área. Então, assim como qualquer faculdade, graduar-se em fotografia pode ser muito bom para você. Para muita gente, então, a faculdade de fotografia vale a pena. Mas, claro, depende da sua situação.

PARA QUEM A FACULDADE DE FOTOGRAFIA É BOA?

Então, para quem fazer esta faculdade é melhor ou é pior? Ou melhor: em que casos ela seria boa para você? A resposta mais curta para isto é a seguinte: ela será uma boa escolha caso você tenha convicção de que quer atuar profissionalmente com fotografia.

Você pode já ser um profissional iniciante da área e ter esta convicção e também pode tê-la por amor à arte ou ao ofício. Caso sua resposta seja um sonoro “sim, tenho convicção”, podemos recomendar a graduação para você com tranquilidade, pois ela te preparará com profundidade na sua área profissional, te entregando muita bagagem de aprendizado. Neste caso, a faculdade de fotografia vale a pena para você.

A situação do parágrafo anterior nem sempre ocorre, já que é difícil a gente ter certeza do que quer fazer profissionalmente. Mesmo que você queira a fotografia para tornar-se um artista, também é difícil ter certeza. Então, vou procurar ajudar você a refletir sobre isso. Primeiro, fazendo um comentário sobre o curso e, em seguida, dando algumas ideias sobre como testar e ampliar a sua convicção.

Alunos da faculdade de fotografia em aula
Alunos da faculdade de fotografia em aula (Fonte: American.edu)

O CURSO SUPERIOR DE FOTOGRAFIA É ESPECÍFICO

Sobre o curso, é importante notar que a faculdade em Fotografia é específica. Não é um curso que forma a pessoa de maneira mais ampla, para trabalhar em várias subáreas muito distintas. É um curso que forma, em profundidade, para uma área específica. Embora o fotógrafo formado possa atuar em várias áreas, tais como a fotografia artística, de eventos, de famílias ou jornalística, ele sempre estará atuando como fotógrafo ou em atividades muito próximas da produção fotográfica.

Compare, por exemplo, à faculdade de publicidade e propaganda. Nesta graduação, o publicitário formado pode atuar como gerente de produtos, como planejador e pesquisador de mercado, como redator ou como diretor de arte.

Em outras palavras, o curso de fotografia aprofunda mais em uma área, mas, ao mesmo tempo, é menos abrangente. Na comparação com Publicidade e Propaganda, vale notar que esta graduação dura 4 anos e a de Fotografia apenas 2,5 anos. Caso você se forme em Fotografia e não venha a atuar como fotógrafo ou em atividades ligadas à pré-produção e pós-produção fotográfica, provavelmente esta não terá sido a melhor escolha de graduação para você.

Então chegamos à questão da convicção. No fundo, ela é o fiel da balança. Para quem não tiver um bom nível de convicção de que ama fotografia, de querer trabalhar e se aprofundar em fotografia, possivelmente a faculdade de fotografia não é a melhor opção. Há outras graduações voltadas para a indústria criativa que provavelmente serão mais benéficas, por serem mais amplas. Publicidade e Propaganda, Design Gráfico e Cinema e Audiovisual são alguns exemplos.

COMO SABER SE A GRADUAÇÃO É PARA VOCÊ?

O X da questão então é o seguinte: como saber se a sua convicção é grande mesmo ou não? Como aumentar a sua convicção a respeito? Para isto, vou dar aqui algumas ideias para você:

  • Experimente! Experimente a própria graduação, experimente fazer algum trabalho como fotógrafo, procure ver como é contratar um fotógrafo, tente entender o que os fotógrafos fazem. Às vezes o que falta para você ganhar convicção é ter um pouco mais de contato, se aproximar da realidade, e você pode fazer isso destas e de outras maneiras. Aqui mesmo em nosso site há conteúdos variados que você pode ler e que poderão te ajudar. Por exemplo, você pode começar vendo a página da graduação em Fotografia da ECDD.

  • Reflita sobre você! Pense no futuro, idealize-se trabalhando na área, estudando no curso, levando uma vida de fotógrafo. Pergunte para quem realmente te conhece o que acha, troque uma ideia com seus pais e com pessoas bem próximas, capazes de te ajudar a refletir. Procure pensar: eu serei feliz fotografando eventos? Eu serei feliz criando fotografias artísticas? Eu serei feliz fazendo coberturas fotográficas jornalísticas? Como eu seria feliz como fotógrafo? Há fotógrafos com quem eu me identifico, que eu gostaria de “imitar” profissionalmente?

Espero ter te ajudado à autora da pergunta e aos demais leitores! A resposta é o que realmente acreditamos, a partir de nossas experiências com este e os vários cursos da ECDD e do Instituto Infnet. Também reflete a própria concepção da nossa graduação em Fotografia e das demais mencionadas.

Esta resposta foi escrita inicialmente em setembro de 2019 pelo Prof. Eduardo Ramos, tendo sido revisada no mesmo mês pela Profa. Adriana Melo.

Cansou de só ficar na teoria? Aprenda na prática e faça Fotografia aqui na ECDD!

TAGS

RELACIONADOS

Design Gráfico e Digital

A graduação de Design Gráfico e Digital propõe que os alunos se tornem aptos para aplicarem suas habilidades criativas dominando as ferramentas de qualquer software de edição que forem utilizar,

Mentoria Criativa

A Mentoria Criativa foi idealizada pela nossa aluna Alexandra Pombo, da graduação de Design Gráfico. É uma reunião dos alunos de todas as graduações que acontece semanalmente na ECDD do

Redator Publicitário ou Copywriter?

Redator Publicitário ou Copywriter?

Lembra daquele anúncio criativo que você leu nas redes sociais? Ou então aquele post com texto super divertido?  Pois é, os redatores publicitários e copywriters são os responsáveis por criar

COMENTÁRIOS