Financiamentos

O Instituto Infnet participa do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), que se destina a estudantes matriculados em cursos de graduação presencial de instituições de ensino superior não gratuitas na forma da Lei 10.260/2001.

Entenda mais sobre o FIES

O que é o FIES?

O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa criado pelo Ministério da Educação (MEC).

Solicitando o Fies, os estudantes podem ter seus estudos parcialmente financiados pelo governo federal, com o início do pagamento 18 meses após a conclusão do curso.

Quem pode participar?

Poderá participar do processo seletivo do Fies, referente ao primeiro semestre de 2016 o estudante que, cumulativamente, atenda as seguintes condições:

  • I – não tenha concluído curso superior;
  • II – possua renda bruta familiar mensal, per capita, de até dois e meio salários mínimos;
  • III – tenha participado do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota na redação que não seja zero.

Já sou formado. Posso ter FIES para a minha próxima Graduação?

Não. O FIES é exclusivo para o financiamento da primeira graduação.

Como posso me inscrever no FIES?

A inscrição é gratuita e deverá ser realizada pela internet, por meio do Sistema de Seleção do FIES, no site http://fiesselecaoaluno.mec.gov.br

Para concorrer ao processo seletivo, é necessário que o estudante selecione um único curso e turno.

As vagas são limitadas e a definição das vagas disponibilizadas foi priorizada pela oferta em cursos superiores com conceitos de qualidade 5 (cinco) e 4 (quatro), em escala que vai de 1 (um) a 5 (cinco), nos termos do SINAES. O Infnet não tem participação na definição do limite de vagas e para quais graduações serão ofertadas.

Como usar o FIES?

  1. Faça sua inscrição no FIES, através do site FIES Seleção, e aguarde o resultado do processo seletivo do programa;
  2. Após ser pré-selecionado na chamada única, conclua sua inscrição no endereço eletrônico do Portal do FIES;
  3. Valide as suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) no Infnet, em até 10 dias corridos.

Como saber os resultados do processo seletivo do Fies?

O estudante pode consultar o resultado dos candidatos pré-selecionados na chamada regular, bem como a lista de espera, no FIES Seleção, e também com a CPSA no Infnet.

Qual documentação devo apresentar à Comissão de Avaliação do Infnet?

O Infnet fará apenas a validação da documentação usada no FIES, prevista na Portaria Normativa MEC nº 10 de 2010.

É necessário ter um fiador para ter acesso ao financiamento?

Usualmente, sim. Mas, em alguns casos, pode-se fazer o financiamento usando o FGEDUC, um fundo criado pelo governo que substitui o fiador. Ele pode ser usado para alunos bolsistas parciais do Prouni ou por alunos que tenham renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. Esses alunos, se optarem pelo FGEDUC, ficam dispensados da exigência de Fiador. Em todos os demais casos, é exigida a apresentação de um fiador. Existem dois tipos de fiadores: fiança convencional e fiança solidária.

A fiança convencional é aquela prestada por até dois fiadores, apresentados pelo estudante ao Agente Financeiro. Já a fiança solidária é feita através da garantia oferecida, reciprocamente, por estudantes financiados pelo FIES reunidos em grupo de três a cinco participantes, em que cada um deles se compromete como fiador solidário da totalidade dos valores devidos, individualmente, pelos demais.

O que acontece se eu não obedecer aos prazos estabelecidos?

A sua inscrição será automaticamente cancelada e sua vaga será disponibilizada aos candidatos da lista de espera.

Quando eu começo a pagar o financiamento?

Fase de utilização: durante o curso, o estudante deve pagar, a cada três meses, o valor máximo de até R$ 250,00, referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento.

Fase de carência: após a conclusão do curso, o estudante terá 18 meses de carência para recompor seu orçamento.

Fase de amortização: encerrado o período de carência, o saldo devedor do estudante será parcelado em até três vezes o período financiado do curso.

Será estabelecida uma alíquota fixa de comprometimento de renda per capita da família. Com isso, o valor a ser pago pelo aluno será determinado a cada ano, respeitando a capacidade de pagamento de cada faixa salarial. Ou seja, as famílias com nível de renda menor, pagarão um valor menor, independente do curso financiado.

Qual a taxa de correção do financiamento?

6,5% ao ano.

*O Infnet não se responsabiliza pela sua aprovação no FIES. Porém, nos colocamos à disposição para lhe auxiliar em todo o processo através do e-mail: atendimento.fies@infnet.edu.br.