DESIGN GRÁFICO (DESIGN DIGITAL)

BLOCO DE DESIGN THINKING

DETALHAMENTO DAS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO BLOCO

Entregável do Bloco:
Criação de uma solução (campanha, produto ou serviço) com o objetivo de melhorar resultados de uma empresa ou instituição, sempre com foco em sustentabilidade, direitos humanos ou questão racial. Processo: diagnosticar o problema, desenvolver as soluções utilizando técnicas de co-criação, prototipação e imersão, testando e coletando os resultados.
Projeto em Design Thinking
1 - Interpretar casos de projetos que utilizam a metodologia de Design Thinking
2 - Planejar uma solução com Design Thinking
3 - Executar um projeto de Design Thinking
4 - Documentar um projeto que utilize a metodologia de design thinking
5 - Vender um projeto que utilize a metodologia de design thinking
Fundamentos do Design Thinking
1 - Explicar os fenômenos envolvidos na metodologia de trabalho do designer.
2 - Identificar oportunidades de implementação de projetos relacionados ao Design Thinking
3 - Reconhecer as principais ferramentas do design thinking
4 - Redesenhar um escritório de design
Técnicas de Imersão e Ética Profissional
1 - Reconhecer os fundamentos da ética profissional
2 - Relacionar condutas profissionais em design a escolhas éticas
3 - Utilizar os princípios da acessibilidade em projetos de design
4 - Relacionar a responsabilidade profissional e social do design em relação à questão racial e dos direitos humanos
5 - Utilizar ferramentas de imersão
Técnicas de Co-criação e Relacionamento com o Cliente
1 - Interpretar o mercado de trabalho e a inserção profissional na área do design
2 - Relacionar-se profissionalmente com clientes
3 - Aplicar ferramentas de cocriação
4 - Vender um projeto que utilize design thinking
Técnicas de Prototipação e Teste de Resultado
1 - Analisar a viabilidade de ideias
2 - Prototipar ideias
3 - Criar modelos de negócios
4 - Utilizar ferramentas de pesquisa para testar protótipos
5 - Testar e melhorar soluções

Principais destaques do Bloco

Portfólio

Durante este bloco, você irá produzir peças e materiais voltados para construção de seu portfólio profissional

Design na prática

Aqui é mão na massa! Você verá todos os conceitos e fundamentos do design gráfico, aprendendo a utilizá-los no Photoshop Adobe para a produção de materiais gráficos

Conteúdo Audiovisual

Você irá explorar os fundamentos da teoria da comunicação aplicados à indústria criativa e os processos da produção narrativa no audiovisual contemporâneo, como animações, filmes digitais, jogos e comerciais publicitários.

Conheça os outros blocos da graduação

MATRIZ CURRICULAR

INTRODUÇÃO A INDÚSTRIA CRIATIVA

O bloco “Introdução à Indústria Criativa” é o primeiro bloco de todas as graduações da ECDD. É uma oportunidade de conhecer várias áreas que se relacionam entre si, tais como design, fotografia, games, animação, publicidade e audiovisual. O conteúdo é baseado em conhecimentos gerais sobre a Indústria Criativa, desde os princípios do design às teorias da comunicação, além de noções básicas do uso de ferramentas digitais, que servem como base para todas as graduações da faculdade.

MOTION DESIGN

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Fundamentos da ilustração para vídeo
Disciplina 2: Fundamentos da Animação 2D para vídeo

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Ilustração vetorial para vídeo
Disciplina 4: Técnicas e estilos de animação 2.5D

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco

Entregável: Criação de um curta de motion design ou infográfico animado de 2 a 3 min, com a utilização dos princípios da animação, considerando as práticas de mercado.

IDENTIDADE VISUAL

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Semiótica
Disciplina 2: Branding e Design

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Ilustração Digital
Disciplina 4: Tipografia e Cores

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco

Entregável: Criação de uma Identidade Visual para uma marca contida em um brand book. Deve partir dos princípios do design e utilizar os softwares de vetor.

WEB DESIGN

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Introdução ao Design para a Internet
Disciplina 2: Design de Experiência do Usuário para a Web (Web UX Design)

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Criação Web
Disciplina 4: Implementação de site em WordPress

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco

Entregável: Criação e desenvolvimento de um website em wordpress, desde sua concepção até sua implementação com os códigos iniciais, contendo cinco páginas.

DESIGN EDITORIAL

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Fundamentos do Design para Produção Gráfica Editorial
Disciplina 2: Fotografia e Retoque

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Produção Gráfica Editorial
Disciplina 4: Composição Digital

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco

Entregável: Criação e diagramação de um conjunto de peças gráficas, tais como poster, livreto, flyer para impressão e meio digital, voltado para uma produção cultural.

DESIGN PARA APLICATIVOS

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Fundamentos do Design para Aplicativos
Disciplina 2: User Experience (UX) para Aplicativos

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Prototipação de Alta Fidelidade e Design de Telas
Disciplina 4: Design de Interação e Avaliação da Usabilidade

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco

Entregável: Criação de protótipo navegável de um aplicativo utilizando plataformas digitais adequadas e seguindo os conceitos de usabilidade e UX Design.

DESIGN THINKING

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Fundamentos do Design Thinking
Disciplina 2: Técnicas de Imersão e Ética Profissional

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Técnicas de Co-criação e Relacionamento com o Cliente
Disciplina 4: Técnicas de Prototipação e Teste de Resultado

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco

Entregável: Criação de um projeto utilizando a metodologia Design Thinking para propor soluções relacionadas à sustentabilidade, direitos humanos ou questão racial.

Faça o download do livreto e conheça o portfólio completo dos cursos da ECDD.

Download

Introdução a Indústria Criativa

O bloco “Introdução à Indústria Criativa” é o primeiro bloco de todas as graduações da ECDD. É uma oportunidade de conhecer várias áreas que se relacionam entre si, tais como design, fotografia, games, animação, publicidade e audiovisual. O conteúdo é baseado em conhecimentos gerais sobre a Indústria Criativa, desde os princípios do design às teorias da comunicação, além de noções básicas do uso de ferramentas digitais, que servem como base para todas as graduações da faculdade

Motion Design

Você irá criar filmes e projetos de animação para as plataformas mais populares do mercado, explorando as diversas formas de mídias e formatos de vídeos: aberturas de filmes, interfaces, vinhetas de programas e canais, anúncios publicitários, além de gifs e identidades visuais animadas.

Identidade Visual

Explore o universo criativo e aprenda a criar identidades visuais para empresas e negócios de variadas áreas. Esse bloco aborda todos os aspectos do ciclo de criação, incluindo as cores, fontes, logos, texturas, ícones e muito mais.

Web Design

Expanda sua prática de design gráfico e conheça o universo de criação de websites e documentos disponíveis no ambiente da World Wide Web. Aprenda a desenvolver layout de sites e aplicativos.

Design Editorial

Você irá aprender uma nova organização dos elementos visuais do design, focando no planejamento, criação e elaboração de projetos gráficos em publicações de múltiplas páginas.

Design para aplicativos

Você saberá como criar interfaces que atendam às expectativas do usuário e otimize sua experiência dentro do aplicativo, usando técnicas e padrões avançados de usabilidade. 

Design Thinking

Conheça um novo método para pensar e desenvolver projetos de design, a partir de uma abordagem que tenha como objetivo converter os problemas do cliente em benefícios.