DESIGN GRÁFICO (DESIGN DIGITAL)

BLOCO DE DESIGN DE APLICATIVOS

DETALHAMENTO DAS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO BLOCO

Entregável do Bloco:
Projeto completo de design de experiência (UX) e protótipo navegável de alta fidelidade para um aplicativo mobile com design responsivo (suportando bem tablet e smartphone), acompanhado de relatório apresentando e justificando todas as escolhas realizadas e artefatos que demonstrem o processo de desenvolvimento, tais como storyboards, protótipos em baixo nível/mockups em papel, relatórios de pesquisas com usuários, relatórios de avaliação do protótipo e wireframes/rascunhos de layout.
Projeto em Design para Aplicativos
1 - Descrever as características de um projeto de design de aplicativos e sua relação com o desenvolvimento de um software
2 - Planejar um projeto de design de aplicativos
3 - Projetar a experiência do usuário para um aplicativo
4 - Prototipar a experiência do usuário para um aplicativo
5 - Avaliar a experiência do usuário para um aplicativo
6 - Documentar e justificar decisões em um projeto de design para aplicativos
Fundamentos do Design para Aplicativos
1 - Demonstrar como o design de aplicativos ajuda na realização de tarefas
2 - Descrever o impacto da tecnologia no design para aplicativos
3 - Descrever as etapas do fluxo de trabalho no design para aplicativos
4 - Utilizar uma solução para design de aplicativos
User Experience (UX) para Aplicativos
1 - Explicar os fundamentos do User Experience (UX) Design
2 - Investigar e descrever a experiência atual dos usuários
3 - Gerar ideias para solucionar o problema do projeto
4 - Definir a Arquitetura da Informação para um aplicativo
5 - Projetar a experiência do usuário de um aplicativo
Prototipação de Alta Fidelidade e Design de Telas
1 - Aplicar os princípios da percepção visual ao design para aplicativos
2 - Utilizar as linguagens visuais e padrões das principais plataformas
3 - Elaborar o design de telas para aplicativos
4 - Elaborar protótipos de alta fidelidade para aplicativos para diferentes cenários
5 - Aplicar técnicas de acessibilidade em interfaces
Design de Interação e Avaliação da Usabilidade
1 - Projetar interações em aplicativos
2 - Realizar avaliações da usabilidade de aplicativos

Principais destaques do Bloco

Portfólio

Durante este bloco, você irá produzir peças e materiais voltados para construção de seu portfólio profissional

Design na prática

Aqui é mão na massa! Você verá todos os conceitos e fundamentos do design gráfico, aprendendo a utilizá-los no Photoshop Adobe para a produção de materiais gráficos

Conteúdo Audiovisual

Você irá explorar os fundamentos da teoria da comunicação aplicados à indústria criativa e os processos da produção narrativa no audiovisual contemporâneo, como animações, filmes digitais, jogos e comerciais publicitários.

Conheça os outros blocos da graduação

MATRIZ CURRICULAR

INTRODUÇÃO A INDÚSTRIA CRIATIVA

O bloco “Introdução à Indústria Criativa” é o primeiro bloco de todas as graduações da ECDD. É uma oportunidade de conhecer várias áreas que se relacionam entre si, tais como design, fotografia, games, animação, publicidade e audiovisual. O conteúdo é baseado em conhecimentos gerais sobre a Indústria Criativa, desde os princípios do design às teorias da comunicação, além de noções básicas do uso de ferramentas digitais, que servem como base para todas as graduações da faculdade.

MOTION DESIGN

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Fundamentos da ilustração para vídeo
Disciplina 2: Fundamentos da Animação 2D para vídeo

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Ilustração vetorial para vídeo
Disciplina 4: Técnicas e estilos de animação 2.5D

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco

Entregável: Criação de um curta de motion design ou infográfico animado de 2 a 3 min, com a utilização dos princípios da animação, considerando as práticas de mercado.

IDENTIDADE VISUAL

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Semiótica
Disciplina 2: Branding e Design

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Ilustração Digital
Disciplina 4: Tipografia e Cores

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco

Entregável: Criação de uma Identidade Visual para uma marca contida em um brand book. Deve partir dos princípios do design e utilizar os softwares de vetor.

WEB DESIGN

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Introdução ao Design para a Internet
Disciplina 2: Design de Experiência do Usuário para a Web (Web UX Design)

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Criação Web
Disciplina 4: Implementação de site em WordPress

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco

Entregável: Criação e desenvolvimento de um website em wordpress, desde sua concepção até sua implementação com os códigos iniciais, contendo cinco páginas.

DESIGN EDITORIAL

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Fundamentos do Design para Produção Gráfica Editorial
Disciplina 2: Fotografia e Retoque

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Produção Gráfica Editorial
Disciplina 4: Composição Digital

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco

Entregável: Criação e diagramação de um conjunto de peças gráficas, tais como poster, livreto, flyer para impressão e meio digital, voltado para uma produção cultural.

DESIGN PARA APLICATIVOS

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Fundamentos do Design para Aplicativos
Disciplina 2: User Experience (UX) para Aplicativos

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Prototipação de Alta Fidelidade e Design de Telas
Disciplina 4: Design de Interação e Avaliação da Usabilidade

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco

Entregável: Criação de protótipo navegável de um aplicativo utilizando plataformas digitais adequadas e seguindo os conceitos de usabilidade e UX Design.

DESIGN THINKING

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Fundamentos do Design Thinking
Disciplina 2: Técnicas de Imersão e Ética Profissional

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Técnicas de Co-criação e Relacionamento com o Cliente
Disciplina 4: Técnicas de Prototipação e Teste de Resultado

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco

Entregável: Criação de um projeto utilizando a metodologia Design Thinking para propor soluções relacionadas à sustentabilidade, direitos humanos ou questão racial.

Faça o download do livreto e conheça o portfólio completo dos cursos da ECDD.

Download

Introdução à Industria Criativa

O bloco “Introdução à Indústria Criativa” é o primeiro bloco de todas as graduações da ECDD. É uma oportunidade de conhecer várias áreas que se relacionam entre si, tais como design, fotografia, games, animação, publicidade e audiovisual. O conteúdo é baseado em conhecimentos gerais sobre a Indústria Criativa, desde os princípios do design às teorias da comunicação, além de noções básicas do uso de ferramentas digitais, que servem como base para todas as graduações da faculdade.
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Bloco: Motin Design

Disciplinas
  • Fundamentos da ilustração para vídeo
  • Fundamentos da Animação 2D para vídeo
  • Ilustração para vídeo
  • Técnicas e estilos para animação 2.5D

Bloco: Web Design

Disciplinas
  • Introdução ao Design para a Internet
  • Design de Experiência do Usuário para a Web (Web UX Design)
  • Criação Web
  • Implementação de site em WordPress

Bloco: Design Editorial

Disciplinas
  • Fundamentos do Design para Produção Gráfica Editorial
  • Fotografia e Retoque
  • Produção Gráfica Editorial
  • Composição Digital

Bloco: Design para aplicativos

Disciplinas
  • Fundamentos do Design para Aplicativos
  • User Experience (UX) para Aplicativos
  • Prototipação de Alta Fidelidade e Design de Telas
  • Design de Interação e Avaliação da Usabilidade

Bloco: Design Thinking

Disciplinas
  • Fundamentos do Design Thinking
  • Técnicas de Imersão e Ética Profissional
  • Técnicas de Co-criação e Relacionamento com o Cliente
  • Técnicas de Prototipação e Teste de Resultado

MATRIZ CURRICULAR

Bloco: INTRODUÇÃO A INDÚSTRIA CRIATIVA

O bloco “Introdução à Indústria Criativa” é o primeiro bloco de todas as graduações da ECDD. É uma oportunidade de conhecer várias áreas que se relacionam entre si, tais como design, fotografia, games, animação, publicidade e audiovisual. O conteúdo é baseado em conhecimentos gerais sobre a Indústria Criativa, desde os princípios do design às teorias da comunicação, além de noções básicas do uso de ferramentas digitais, que servem como base para todas as graduações da faculdade.

DISCIPLINA: MOTION DESIGN

Grade curricular

Fundamentos da ilustração para vídeo
Fundamentos da Animação 2D para vídeo
Ilustração vetorial para vídeo
Técnicas e estilos de animação 2.5D

Projeto de Bloco

Criação de um curta de motion design ou infográfico animado de 2 a 3 min, com a utilização dos princípios da animação, considerando as práticas de mercado.

DISCIPLINA: IDENTIDADE VISUAL

Grade curricular

Semiótica
Branding e Design
Ilustração Digital
Tipografia e Cores

Projeto de Bloco

Criação de uma Identidade Visual para uma marca contida em um brand book. Deve partir dos princípios do design e utilizar os softwares de vetor.

DISCIPLINA: WEB DESIGN

Grade curricular

Introdução ao Design para a Internet
Design de Experiência do Usuário para a Web (Web UX Design)
Criação Web
Implementação de site em WordPress

Projeto de Bloco

Criação e desenvolvimento de um website em wordpress, desde sua concepção até sua implementação com os códigos iniciais, contendo cinco páginas.

DISCIPLINA: DESIGN EDITORIAL

Grade curricular

Fundamentos do Design para Produção Gráfica Editorial
Fotografia e Retoque
Produção Gráfica Editorial
Composição Digital

Projeto de Bloco

Criação e diagramação de um conjunto de peças gráficas, tais como poster, livreto, flyer para impressão e meio digital, voltado para uma produção cultural.

DISCIPLINA: DESIGN PARA APLICATIVOS

Grade curricular

Fundamentos do Design para Aplicativos
User Experience (UX) para Aplicativos
Prototipação de Alta Fidelidade e Design de Telas
Design de Interação e Avaliação da Usabilidade

Projeto de Bloco

Criação de protótipo navegável de um aplicativo utilizando plataformas digitais adequadas e seguindo os conceitos de usabilidade e UX Design.

DISCIPLINA: DESIGN THINKING

Grade curricular

Fundamentos do Design Thinking
Técnicas de Imersão e Ética Profissional
Técnicas de Co-criação e Relacionamento com o Cliente
Técnicas de Prototipação e Teste de Resultado

Projeto de Bloco

Criação de um projeto utilizando a metodologia Design Thinking para propor soluções relacionadas à sustentabilidade, direitos humanos ou questão racial.

Faça o download do livreto e conheça o portfólio completo dos cursos da ECDD.

Download

Introdução a Indústria Criativa

O bloco “Introdução à Indústria Criativa” é o primeiro bloco de todas as graduações da ECDD. É uma oportunidade de conhecer várias áreas que se relacionam entre si, tais como design, fotografia, games, animação, publicidade e audiovisual. O conteúdo é baseado em conhecimentos gerais sobre a Indústria Criativa, desde os princípios do design às teorias da comunicação, além de noções básicas do uso de ferramentas digitais, que servem como base para todas as graduações da faculdade

Motion Design

Você irá criar filmes e projetos de animação para as plataformas mais populares do mercado, explorando as diversas formas de mídias e formatos de vídeos: aberturas de filmes, interfaces, vinhetas de programas e canais, anúncios publicitários, além de gifs e identidades visuais animadas.

Identidade Visual

Explore o universo criativo e aprenda a criar identidades visuais para empresas e negócios de variadas áreas. Esse bloco aborda todos os aspectos do ciclo de criação, incluindo as cores, fontes, logos, texturas, ícones e muito mais.

Web Design

Expanda sua prática de design gráfico e conheça o universo de criação de websites e documentos disponíveis no ambiente da World Wide Web. Aprenda a desenvolver layout de sites e aplicativos.

Design Editorial

Você irá aprender uma nova organização dos elementos visuais do design, focando no planejamento, criação e elaboração de projetos gráficos em publicações de múltiplas páginas.

Design para aplicativos

Você saberá como criar interfaces que atendam às expectativas do usuário e otimize sua experiência dentro do aplicativo, usando técnicas e padrões avançados de usabilidade. 

Design Thinking

Conheça um novo método para pensar e desenvolver projetos de design, a partir de uma abordagem que tenha como objetivo converter os problemas do cliente em benefícios.