DESIGN DE GAMES

BLOCO DE JOGOS SÉRIOS

DETALHAMENTO DAS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO BLOCO

Entregável do Bloco:
Um projeto de jogo detalhado, construído utilizando ferramentas de design thinking, com protótipo criado em formato digital ou não digital (de tabuleiro, cartas etc.) com fins prioritariamente sérios (educação, motivação, comportamento etc.) e ligados às temáticas da acessibilidade, dos direitos humanos, da sustentabilidade ambiental ou da questão racial, com ampla documentação do projeto por meio de um GDD (Game Design Document) detalhado.
Projeto de Bloco em Jogos Sérios
1 - Analisar jogos sérios sob os principais aspectos da estética, linguagem e produção
2 - Aplicar as técnicas do Design Thinking ao Design de um jogo sério
3 - Prototipar e aprimorar um jogo sério
4 - Organizar detalhadamente o GDD de um jogo sério
Fundamentos do Design Thinking em jogos
1 - Compreender os fenômenos envolvidos na metodologia de trabalho do designer
2 - Identificar oportunidades de uso de métodos do Design Thinking para o desenvolvimento de jogos
3 - Conhecer as principais ferramentas do Design Thinking
4 - Redesenhar jogos utilizando ferramentas do design thinking
Fundamentos do Design de Jogos Sérios
1 - Compreender os fundamentos do design de jogos sérios e sua aplicação na sociedade
2 - Avaliar mecânicas de jogos sérios quanto ao engajamento
3 - Aplicar a teoria de level design e balanceamento em jogos sérios
4 - Elaborar o design de um jogo sério
Técnicas de Imersão, Cocriação e Ética Profissional no Design de Jogos Sérios
1 - Reconhecer os fundamentos da ética profissional
2 - Relacionar condutas profissionais em design de jogos a escolhas éticas
3 - Utilizar os princípios da acessibilidade em projetos de design de jogos.
4 - Relacionar a responsabilidade profissional e social do design de jogos em relação à questão racial, ambiental e dos direitos humanos.
5 - Relacionar-se profissionalmente com clientes
Prototipação e Teste de Resultado no Design de Jogos Sérios
1 - Analisar a viabilidade de ideias no design de um jogo
2 - Prototipar ideias no design de um jogo
3 - Utilizar ferramentas de pesquisa para testar protótipos
4 - Testar o jogo e melhorar design do jogo

Principais destaques do Bloco

Portfólio

Durante este bloco, você irá produzir peças e materiais voltados para construção de seu portfólio profissional

Design na prática

Aqui é mão na massa! Você verá todos os conceitos e fundamentos do design gráfico, aprendendo a utilizá-los no Photoshop Adobe para a produção de materiais gráficos

Conteúdo Audiovisual

Você irá explorar os fundamentos da teoria da comunicação aplicados à indústria criativa e os processos da produção narrativa no audiovisual contemporâneo, como animações, filmes digitais, jogos e comerciais publicitários.

Conheça os outros blocos da graduação

MATRIZ CURRICULAR

INTRODUÇÃO A INDÚSTRIA CRIATIVA

O bloco “Introdução à Indústria Criativa” é o primeiro bloco de todas as graduações da ECDD. É uma oportunidade de conhecer várias áreas que se relacionam entre si, tais como design, fotografia, games, animação, publicidade e audiovisual. O conteúdo é baseado em conhecimentos gerais sobre a Indústria Criativa, desde os princípios do design às teorias da comunicação, além de noções básicas do uso de ferramentas digitais, que servem como base para todas as graduações da faculdade.

Concept Art para Animação em Jogos

Grade curricular do bloco

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Fundamentos de Concept Art
Disciplina 2: Técnicas de Pintura Digital para Jogos

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Criação de Cenário e Assets
Disciplina 4: Fundamentos do UI/UX e Animações 2D para Jogos

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco: Concept Art para Animação em Jogos

Entregável: Criação de concept art, ilustrações, animações 2D e protótipo de interface para um jogo idealizado.

Design de Jogos Multiplayer

Grade curricular do bloco

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Fundamentos do Design de Jogos Multiplayer
Disciplina 2: Fundamentos da Arquitetura e Tecnologia de Jogos Multiplayer

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Imersão e Experiência do Usuário em Jogos Muitiplayer
Disciplina 4: Arquitetura e Tecnologia de Jogos Multiplayer

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco: Design de Jogos Multiplayer

Entregável: Protótipo de um jogo para múltiplos jogadores utilizando game engines, com game design, tratamento de questões de imerxão e UX e implementação de tecnologias apropriadas.

JOGOS SÉRIOS

Grade curricular do bloco

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Fundamentos do Design de Jogos Sérios
Disciplina 2: Fundamentos do Design Thinking em jogos

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Técnicas de Imersão, Cocriação e Ética Profissional no Design de Jogos Sérios
Disciplina 4: Prototipação e Teste de Resultado no Design de Jogos Sérios

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco

Entregável: Criação de um jogo utilizando ferramentas de design thinking, com protótipo não digital (jogo de tabuleiro) com temáticas prioritariamente sérias: educação, motivação ou comportamento.

JOGOS RPG

Grade curricular do bloco

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Fundamentos do Game Design de Jogos RPG
Disciplina 2: Desenvolvimento de Mundos e Mitologias: Arte e Redação

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Composição de Jogos RPG
Disciplina 4: Desenvolvimento de Personagens: Arte e Redação

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco

Entregável: Criação de um jogo do gênero Role Playing Game, com desenvolvimento de uma mitologia, personagens e implantação de mecânica multiplayer.

ADVENTURE GAMES E NARRATIVAS INTERATIVAS

Grade curricular do bloco

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Fundamentos do Adventure Game Design
Disciplina 2: Narrativa Interativa de Adventure Games

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Composição de Adventure Games
Disciplina 4: Desenvolvimento de Narrativas Interativas

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco

Entregável: Criação de um jogo do gênero Adventure Games voltado para plataforma desktop, com o desenvolvimento e a construção de narrativas interativas.

JOGOS CASUAIS PARA MOBILE

Grade curricular do bloco

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Fundamentos do Game Design de Jogos Casuais
Disciplina 2: Processo Criativo para o Design de Jogos

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Composição de Jogos Casuais
Disciplina 4: Empreendedorismo e Monetização em Jogos Digitais

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco

Entregável: Criação de um jogo do gênero Casual, voltado para plataformas móveis, com pelo menos três níveis e uma estratégia de monetização para loja virtual.

ADVERGAMES

Grade curricular do bloco

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Fundamentos de Marketing e Comunicação Publicitária
Disciplina 2: Fundamentos do Game Design de Advergames

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Construção de Narrativas Publicitárias para Jogos
Disciplina 4: Design de Advergames

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco: Advergames

Entregável: Criação de um jogo do gênero Advergame voltado para plataformas móveis que apoiem uma campanha publicitária atendendo os objetivos de marketing de uma empresa.

Design de Jogos 3D FPS

Grade curricular do bloco

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Fotografia e Cenografia para Jogos 3D FPS
Disciplina 2: Fundamentos do design de jogos 3D FPS

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Montagem de jogos 3D FPS
Disciplina 4: Desenvolvimento de jogos 3D FPS

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco: Design de Jogos 3D FPS

Entregável: Criação de um jogo do gênero First Person Shooter em 3D, na plataforma Unreal, seguindo os fundamentos do design, cenografia, direção de áudio e imagens editadas.

Faça o download do livreto e conheça o portfólio completo dos cursos da ECDD.

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Introdução a Indústria Criativa

O bloco “Introdução à Indústria Criativa” é o primeiro bloco de todas as graduações da ECDD. É uma oportunidade de conhecer várias áreas que se relacionam entre si, tais como design, fotografia, games, animação, publicidade e audiovisual. O conteúdo é baseado em conhecimentos gerais sobre a Indústria Criativa, desde os princípios do design às teorias da comunicação, além de noções básicas do uso de ferramentas digitais, que servem como base para todas as graduações da faculdade

Motion Design

Você irá criar filmes e projetos de animação para as plataformas mais populares do mercado, explorando as diversas formas de mídias e formatos de vídeos: aberturas de filmes, interfaces, vinhetas de programas e canais, anúncios publicitários, além de gifs e identidades visuais animadas.

Identidade Visual

Explore o universo criativo e aprenda a criar identidades visuais para empresas e negócios de variadas áreas. Esse bloco aborda todos os aspectos do ciclo de criação, incluindo as cores, fontes, logos, texturas, ícones e muito mais.

Web Design

Expanda sua prática de design gráfico e conheça o universo de criação de websites e documentos disponíveis no ambiente da World Wide Web. Aprenda a desenvolver layout de sites e aplicativos.

Design Editorial

Você irá aprender uma nova organização dos elementos visuais do design, focando no planejamento, criação e elaboração de projetos gráficos em publicações de múltiplas páginas.

Design para aplicativos

Você saberá como criar interfaces que atendam às expectativas do usuário e otimize sua experiência dentro do aplicativo, usando técnicas e padrões avançados de usabilidade. 

Design Thinking

Conheça um novo método para pensar e desenvolver projetos de design, a partir de uma abordagem que tenha como objetivo converter os problemas do cliente em benefícios.