DESIGN DE GAMES

BLOCO DE DESIGN DE JOGOS FPS 3D

DETALHAMENTO DAS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO BLOCO

Entregável do Bloco:
Um jogo de tiro em primeira pessoa, 3D, suficientemente complexo, construído no Unreal. O projeto deve ser documentado e com justificativas para as principais decisões de design de jogos.
Projeto de Design de Jogos 3D FPS3
1 - Analisar, comparar e criticar diferentes jogos 3D FPS sob os principais aspectos da estética, linguagem e produção
2 - Projetar jogos shooter 3D FPS utilizando prototipagem analógica
3 - Discutir a questão ética, ambiental, racial, dos direitos humanos e do preconceito em jogos
4 - Desenvolver um jogo 3D FPS
5 - Documentar e justificar as escolhas realizadas no projeto
Fotografia e Cenografia para Jogos 3D FPS
1 - Compreender as principais técnicas de cinematografia aplicáveis ao contexto de um jogo 3D FPS
2 - Planejar cenários de um jogo, com objetos pré-produzidos.
3 - Planejar a fotografia e a iluminação de cenas e cenários para jogos 3D FPS
4 - Criar e dirigir personagens simples para jogos 3D FPS
Fundamentos do design de jogos 3D FPS
1 - Compreender os fundamentos do design de jogos shooter 3D FPS
2 - Utilizar o game engine Unreal
3 - Criar um protótipo jogável de um jogo 3D FPS no Unreal Engine
Montagem de jogos 3D FPS
1 - Executar a fotografia em jogos 3D FPS
2 - Executar a cenografia em jogos 3D FPS
3 - Dirigir personagens em jogos 3D FPS
4 - Implementar o sound design em jogos
Desenvolvimento de jogos 3D FPS
1 - Aplicar a teoria de balanceamento em jogos 3D FPS
2 - Aplicar a teoria de level design em jogos 3D FPS
3 - Refinar a mecânica em um jogo 3D FPS
4 - Otimizar o desempenho de um jogo 3D FPS
5 - Finalizar um jogo 3D FPS

Principais destaques do Bloco

Portfólio

Durante este bloco, você irá produzir peças e materiais voltados para construção de seu portfólio profissional

Design na prática

Aqui é mão na massa! Você verá todos os conceitos e fundamentos do design gráfico, aprendendo a utilizá-los no Photoshop Adobe para a produção de materiais gráficos

Conteúdo Audiovisual

Você irá explorar os fundamentos da teoria da comunicação aplicados à indústria criativa e os processos da produção narrativa no audiovisual contemporâneo, como animações, filmes digitais, jogos e comerciais publicitários.

Conheça os outros blocos da graduação

MATRIZ CURRICULAR

INTRODUÇÃO A INDÚSTRIA CRIATIVA

O bloco “Introdução à Indústria Criativa” é o primeiro bloco de todas as graduações da ECDD. É uma oportunidade de conhecer várias áreas que se relacionam entre si, tais como design, fotografia, games, animação, publicidade e audiovisual. O conteúdo é baseado em conhecimentos gerais sobre a Indústria Criativa, desde os princípios do design às teorias da comunicação, além de noções básicas do uso de ferramentas digitais, que servem como base para todas as graduações da faculdade.

Concept Art para Animação em Jogos

Grade curricular do bloco

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Fundamentos de Concept Art
Disciplina 2: Técnicas de Pintura Digital para Jogos

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Criação de Cenário e Assets
Disciplina 4: Fundamentos do UI/UX e Animações 2D para Jogos

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco: Concept Art para Animação em Jogos

Entregável: Criação de concept art, ilustrações, animações 2D e protótipo de interface para um jogo idealizado.

Design de Jogos Multiplayer

Grade curricular do bloco

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Fundamentos do Design de Jogos Multiplayer
Disciplina 2: Fundamentos da Arquitetura e Tecnologia de Jogos Multiplayer

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Imersão e Experiência do Usuário em Jogos Muitiplayer
Disciplina 4: Arquitetura e Tecnologia de Jogos Multiplayer

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco: Design de Jogos Multiplayer

Entregável: Protótipo de um jogo para múltiplos jogadores utilizando game engines, com game design, tratamento de questões de imerxão e UX e implementação de tecnologias apropriadas.

JOGOS SÉRIOS

Grade curricular do bloco

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Fundamentos do Design de Jogos Sérios
Disciplina 2: Fundamentos do Design Thinking em jogos

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Técnicas de Imersão, Cocriação e Ética Profissional no Design de Jogos Sérios
Disciplina 4: Prototipação e Teste de Resultado no Design de Jogos Sérios

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco

Entregável: Criação de um jogo utilizando ferramentas de design thinking, com protótipo não digital (jogo de tabuleiro) com temáticas prioritariamente sérias: educação, motivação ou comportamento.

JOGOS RPG

Grade curricular do bloco

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Fundamentos do Game Design de Jogos RPG
Disciplina 2: Desenvolvimento de Mundos e Mitologias: Arte e Redação

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Composição de Jogos RPG
Disciplina 4: Desenvolvimento de Personagens: Arte e Redação

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco

Entregável: Criação de um jogo do gênero Role Playing Game, com desenvolvimento de uma mitologia, personagens e implantação de mecânica multiplayer.

ADVENTURE GAMES E NARRATIVAS INTERATIVAS

Grade curricular do bloco

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Fundamentos do Adventure Game Design
Disciplina 2: Narrativa Interativa de Adventure Games

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Composição de Adventure Games
Disciplina 4: Desenvolvimento de Narrativas Interativas

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco

Entregável: Criação de um jogo do gênero Adventure Games voltado para plataforma desktop, com o desenvolvimento e a construção de narrativas interativas.

JOGOS CASUAIS PARA MOBILE

Grade curricular do bloco

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Fundamentos do Game Design de Jogos Casuais
Disciplina 2: Processo Criativo para o Design de Jogos

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Composição de Jogos Casuais
Disciplina 4: Empreendedorismo e Monetização em Jogos Digitais

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco

Entregável: Criação de um jogo do gênero Casual, voltado para plataformas móveis, com pelo menos três níveis e uma estratégia de monetização para loja virtual.

ADVERGAMES

Grade curricular do bloco

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Fundamentos de Marketing e Comunicação Publicitária
Disciplina 2: Fundamentos do Game Design de Advergames

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Construção de Narrativas Publicitárias para Jogos
Disciplina 4: Design de Advergames

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco: Advergames

Entregável: Criação de um jogo do gênero Advergame voltado para plataformas móveis que apoiem uma campanha publicitária atendendo os objetivos de marketing de uma empresa.

Design de Jogos 3D FPS

Grade curricular do bloco

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Fotografia e Cenografia para Jogos 3D FPS
Disciplina 2: Fundamentos do design de jogos 3D FPS

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Montagem de jogos 3D FPS
Disciplina 4: Desenvolvimento de jogos 3D FPS

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco: Design de Jogos 3D FPS

Entregável: Criação de um jogo do gênero First Person Shooter em 3D, na plataforma Unreal, seguindo os fundamentos do design, cenografia, direção de áudio e imagens editadas.

Faça o download do livreto e conheça o portfólio completo dos cursos da ECDD.

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Introdução a Indústria Criativa

O bloco “Introdução à Indústria Criativa” é o primeiro bloco de todas as graduações da ECDD. É uma oportunidade de conhecer várias áreas que se relacionam entre si, tais como design, fotografia, games, animação, publicidade e audiovisual. O conteúdo é baseado em conhecimentos gerais sobre a Indústria Criativa, desde os princípios do design às teorias da comunicação, além de noções básicas do uso de ferramentas digitais, que servem como base para todas as graduações da faculdade

Motion Design

Você irá criar filmes e projetos de animação para as plataformas mais populares do mercado, explorando as diversas formas de mídias e formatos de vídeos: aberturas de filmes, interfaces, vinhetas de programas e canais, anúncios publicitários, além de gifs e identidades visuais animadas.

Identidade Visual

Explore o universo criativo e aprenda a criar identidades visuais para empresas e negócios de variadas áreas. Esse bloco aborda todos os aspectos do ciclo de criação, incluindo as cores, fontes, logos, texturas, ícones e muito mais.

Web Design

Expanda sua prática de design gráfico e conheça o universo de criação de websites e documentos disponíveis no ambiente da World Wide Web. Aprenda a desenvolver layout de sites e aplicativos.

Design Editorial

Você irá aprender uma nova organização dos elementos visuais do design, focando no planejamento, criação e elaboração de projetos gráficos em publicações de múltiplas páginas.

Design para aplicativos

Você saberá como criar interfaces que atendam às expectativas do usuário e otimize sua experiência dentro do aplicativo, usando técnicas e padrões avançados de usabilidade. 

Design Thinking

Conheça um novo método para pensar e desenvolver projetos de design, a partir de uma abordagem que tenha como objetivo converter os problemas do cliente em benefícios.