DESIGN DE GAMES

BLOCO DE DESIGN DE JOGOS FPS 3D

DETALHAMENTO DAS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO BLOCO

Entregável do Bloco:
Um jogo de tiro em primeira pessoa, 3D, suficientemente complexo, construído no Unreal. O projeto deve ser documentado e com justificativas para as principais decisões de design de jogos.
Projeto de Design de Jogos 3D FPS3
1 - Analisar, comparar e criticar diferentes jogos 3D FPS sob os principais aspectos da estética, linguagem e produção
2 - Projetar jogos shooter 3D FPS utilizando prototipagem analógica
3 - Discutir a questão ética, ambiental, racial, dos direitos humanos e do preconceito em jogos
4 - Desenvolver um jogo 3D FPS
5 - Documentar e justificar as escolhas realizadas no projeto
Fotografia e Cenografia para Jogos 3D FPS
1 - Compreender as principais técnicas de cinematografia aplicáveis ao contexto de um jogo 3D FPS
2 - Planejar cenários de um jogo, com objetos pré-produzidos.
3 - Planejar a fotografia e a iluminação de cenas e cenários para jogos 3D FPS
4 - Criar e dirigir personagens simples para jogos 3D FPS
Fundamentos do design de jogos 3D FPS
1 - Compreender os fundamentos do design de jogos shooter 3D FPS
2 - Utilizar o game engine Unreal
3 - Criar um protótipo jogável de um jogo 3D FPS no Unreal Engine
Montagem de jogos 3D FPS
1 - Executar a fotografia em jogos 3D FPS
2 - Executar a cenografia em jogos 3D FPS
3 - Dirigir personagens em jogos 3D FPS
4 - Implementar o sound design em jogos
Desenvolvimento de jogos 3D FPS
1 - Aplicar a teoria de balanceamento em jogos 3D FPS
2 - Aplicar a teoria de level design em jogos 3D FPS
3 - Refinar a mecânica em um jogo 3D FPS
4 - Otimizar o desempenho de um jogo 3D FPS
5 - Finalizar um jogo 3D FPS

Principais destaques do Bloco

Portfólio

Durante este bloco, você irá produzir peças e materiais voltados para construção de seu portfólio profissional

Design na prática

Aqui é mão na massa! Você verá todos os conceitos e fundamentos do design gráfico, aprendendo a utilizá-los no Photoshop Adobe para a produção de materiais gráficos

Conteúdo Audiovisual

Você irá explorar os fundamentos da teoria da comunicação aplicados à indústria criativa e os processos da produção narrativa no audiovisual contemporâneo, como animações, filmes digitais, jogos e comerciais publicitários.

Conheça os outros blocos da graduação

MATRIZ CURRICULAR

INTRODUÇÃO A INDÚSTRIA CRIATIVA

O bloco “Introdução à Indústria Criativa” é o primeiro bloco de todas as graduações da ECDD. É uma oportunidade de conhecer várias áreas que se relacionam entre si, tais como design, fotografia, games, animação, publicidade e audiovisual. O conteúdo é baseado em conhecimentos gerais sobre a Indústria Criativa, desde os princípios do design às teorias da comunicação, além de noções básicas do uso de ferramentas digitais, que servem como base para todas as graduações da faculdade.

DESENVOLVIMENTO DE JOGOS COM UNITY E UNREAL

Grade curricular

Composição de Jogos com Unreal Engine
Composição de Jogos com Unity
Desenvolvimento de Jogos com Unreal Engine
Desenvolvimento de Jogos com Unity

Projeto de Bloco

Criação de protótipos de jogos baseados nas game engines Unity e Unreal.

ARTE E DESIGN PARA JOGOS

Grade curricular

Fundamentos do Design Digital
Fundamentos da Ilustração Digital
User Experience e Design de Interfaces
Criação de Assets para jogos

Projeto de Bloco

Criação de conjuntos de assets e projetos de interfaces para um jogo digital.

ADVENTURE GAMES E NARRATIVAS INTERATIVAS

Grade curricular

Fundamentos do Adventure Game Design
Narrativa Interativa de Adventure Games
Composição de Adventure Games
Desenvolvimento de Narrativas Interativas

Projeto de Bloco

Criação de um jogo do gênero Adventure Games voltado para plataforma desktop, com o desenvolvimento e a construção de narrativas interativas.

JOGOS CASUAIS PARA MOBILE

Grade curricular

Fundamentos do Game Design de Jogos Casuais
Processo Criativo para o Design de Jogos
Composição de Jogos Casuais
Empreendedorismo e Monetização em Jogos Digitais

Projeto de Bloco

Criação de um jogo do gênero Casual, voltado para plataformas móveis, com pelo menos três níveis e uma estratégia de monetização para loja virtual.

JOGOS MMORPG

Grade curricular

Fundamentos do Game Design de Jogos MMORPG
Desenvolvimento de Mundos e Mitologias: Arte e Redação
Composição de Jogos MMORPG
Desenvolvimento de Personagens: Arte e Redação

Projeto de Bloco

Criação de um jogo do gênero Massive Multiplayer Online Role Playing Game, com desenvolvimento de uma mitologia, personagens e implantação de mecânica multiplayer.

JOGOS SÉRIOS

Grade curricular

Fundamentos do Design de Jogos Sérios
Fundamentos do Design Thinking em jogos
Técnicas de Imersão, Cocriação e Ética Profissional no Design de Jogos Sérios
Prototipação e Teste de Resultado no Design de Jogos Sérios

Projeto de Bloco

Criação de um jogo utilizando ferramentas de design thinking, com protótipo não digital (jogo de tabuleiro) com temáticas prioritariamente sérias: educação, motivação ou comportamento.

ADVERGAMES

Grade curricular

Fundamentos do Game Design de Advergames
Fundamentos de Marketing e Comunicação Publicitária
Design de advergames
Construção de narrativas publicitárias para jogos

Projeto de Bloco

Criação de um jogo do gênero Advergame voltado para plataformas móveis que apoiem uma campanha publicitária atendendo os objetivos de marketing de uma empresa.

DESIGN DE JOGOS FPS 3D (FIRST PERSON SHOOTER)

Grade curricular

Fotografia e Cenografia para Jogos 3D FPS
Fundamentos do design de jogos 3D FPS
Montagem de jogos 3D FPS
Desenvolvimento de jogos 3D FPS

Projeto de Bloco

Criação de um jogo do gênero First Person Shooter em 3D, na plataforma Unreal, seguindo os fundamentos do design, cenografia, direção de áudio e imagens editadas.

Faça o download do livreto e conheça o portfólio completo dos cursos da ECDD.

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Introdução a Indústria Criativa

O bloco “Introdução à Indústria Criativa” é o primeiro bloco de todas as graduações da ECDD. É uma oportunidade de conhecer várias áreas que se relacionam entre si, tais como design, fotografia, games, animação, publicidade e audiovisual. O conteúdo é baseado em conhecimentos gerais sobre a Indústria Criativa, desde os princípios do design às teorias da comunicação, além de noções básicas do uso de ferramentas digitais, que servem como base para todas as graduações da faculdade

Motion Design

Você irá criar filmes e projetos de animação para as plataformas mais populares do mercado, explorando as diversas formas de mídias e formatos de vídeos: aberturas de filmes, interfaces, vinhetas de programas e canais, anúncios publicitários, além de gifs e identidades visuais animadas.

Identidade Visual

Explore o universo criativo e aprenda a criar identidades visuais para empresas e negócios de variadas áreas. Esse bloco aborda todos os aspectos do ciclo de criação, incluindo as cores, fontes, logos, texturas, ícones e muito mais.

Web Design

Expanda sua prática de design gráfico e conheça o universo de criação de websites e documentos disponíveis no ambiente da World Wide Web. Aprenda a desenvolver layout de sites e aplicativos.

Design Editorial

Você irá aprender uma nova organização dos elementos visuais do design, focando no planejamento, criação e elaboração de projetos gráficos em publicações de múltiplas páginas.

Design para aplicativos

Você saberá como criar interfaces que atendam às expectativas do usuário e otimize sua experiência dentro do aplicativo, usando técnicas e padrões avançados de usabilidade. 

Design Thinking

Conheça um novo método para pensar e desenvolver projetos de design, a partir de uma abordagem que tenha como objetivo converter os problemas do cliente em benefícios.