VESTIBULAR ECDD
CINEMA E AUDIOVISUAL (DIGITAL)
BLOCO DE ADVENTURE GAMES E NARRATIVAS INTERATIVAS
DETALHAMENTO DAS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO BLOCO
Entregável do Bloco: |
Um protótipo de jogo do gênero adventure com gameplay de pelo menos 10 minutos e ampla documentação do projeto. |
Projeto de Bloco: Adventure Game e Narrativa Interativas |
1 - Analisar, comparar e criticar diferentes jogos adventure sob os principais aspectos da estética, linguagem e produção |
2 - Planejar a construção de um adventure game |
3 - Desenvolver um adventure game |
4 - Finalizar um adventure game |
5 - Documentar e justificar as escolhas realizadas no projeto |
Fundamentos do Design de Adventure Games |
1 - Descrever o que é game design no contexto de um adventure game |
2 - Explicar a mecânica de um adventure game |
3 - Reproduzir um adventure game gráfico simples |
Narrativa Interativa de Adventure Games |
1 - Analisar a importância da narrativa no gênero adventure |
2 - Explicar a diferença entre narrativa tradicional e interativa |
3 - Descrever as principais técnicas de construção de histórias interativas |
4 - Criar narrativas interativas com múltiplos ramos de decisão |
Composição de Adventure Games |
1 - Descrever a estrutura de adventures gráficos 2D |
2 - Descrever os recursos de um game engine para adventures gráficos 2D |
3 - Implementar um adventure gráfico 2D |
4 - Implementar recursos avançados em um adventure gráfico 2D |
Desenvolvimento de Narrativas Interativas |
1 - Compreender o papel do design de narrativa, suas principais ferramentas, técnicas e documentações |
2 - Compreender a natureza das narrativas ramificadas e conhecer suas topologias |
3 - Conceber diálogos ramificados |
4 - Implementar o design de narrativa para o projeto de um jogo |
Principais destaques do Bloco
Portfólio
Durante este bloco, você irá produzir peças e materiais voltados para construção de seu portfólio profissional
Design na prática
Aqui é mão na massa! Você verá todos os conceitos e fundamentos do design gráfico, aprendendo a utilizá-los no Photoshop Adobe para a produção de materiais gráficos
Conteúdo Audiovisual
Você irá explorar os fundamentos da teoria da comunicação aplicados à indústria criativa e os processos da produção narrativa no audiovisual contemporâneo, como animações, filmes digitais, jogos e comerciais publicitários.
Conheça os outros blocos da graduação
Introdução a Indústria Criativa
O bloco “Introdução à Indústria Criativa” é o primeiro bloco de todas as graduações da ECDD. É uma oportunidade de conhecer várias áreas que se relacionam entre si, tais como design, fotografia, games, animação, publicidade e audiovisual. O conteúdo é baseado em conhecimentos gerais sobre a Indústria Criativa, desde os princípios do design às teorias da comunicação, além de noções básicas do uso de ferramentas digitais, que servem como base para todas as graduações da faculdade
Motion Design
Você irá criar filmes e projetos de animação para as plataformas mais populares do mercado, explorando as diversas formas de mídias e formatos de vídeos: aberturas de filmes, interfaces, vinhetas de programas e canais, anúncios publicitários, além de gifs e identidades visuais animadas.
Identidade Visual
Explore o universo criativo e aprenda a criar identidades visuais para empresas e negócios de variadas áreas. Esse bloco aborda todos os aspectos do ciclo de criação, incluindo as cores, fontes, logos, texturas, ícones e muito mais.
Web Design
Expanda sua prática de design gráfico e conheça o universo de criação de websites e documentos disponíveis no ambiente da World Wide Web. Aprenda a desenvolver layout de sites e aplicativos.
Design Editorial
Você irá aprender uma nova organização dos elementos visuais do design, focando no planejamento, criação e elaboração de projetos gráficos em publicações de múltiplas páginas.
Design para aplicativos
Você saberá como criar interfaces que atendam às expectativas do usuário e otimize sua experiência dentro do aplicativo, usando técnicas e padrões avançados de usabilidade.
Design Thinking
Conheça um novo método para pensar e desenvolver projetos de design, a partir de uma abordagem que tenha como objetivo converter os problemas do cliente em benefícios.