CINEMA E AUDIOVISUAL (DIGITAL)

BLOCO DE COMERCIAL PUBLICITÁRIO

DETALHAMENTO DAS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO BLOCO

Entregável do Bloco:
Um filme de comercial publicitário de 30 segundos de duração com videografismo a partir de um briefing pré-definido, acompanhado de um relatório de projeto justificando escolhas técnicas e estéticas e relatando o desenvolvimento do projeto.
Projeto de Bloco: Crítica e Projeto de Comercial Publicitário
1 - Compreender a história do filme publicitário, para reconhecer diferentes movimentos, tendências, diretores, obras e produtoras.
2 - Analisar, comparar e criticar diferentes filmes publicitários sob os principais aspectos da pré-produção, produção e pós-produção.
3 - Planejar a produção de um comercial publicitário de 30”
4 - Produzir e dirigir um comercial publicitário
5 - Editar e finalizar um comercial publicitário
6 - Documentar e justificar decisões em uma produção de comercial publicitário
Redação, Storyboard e Pré-Produção de Comercial Publicitário
1 - Escrever e decupar um roteiro a partir de um briefing
2 - Fazer o storyboard de um roteiro já decupado
3 - Fazer a análise técnica (breakdown) e o orçamento de um roteiro
4 - Produzir um comercial publicitário
5 - Elaborar o plano de filmagem e as ordens do dia
Pós-Produção de Comercial Publicitário com Videografismo
1 - Planejar a Pós Produção de um Filme Publicitário
2 - Editar um Comercial Publicitário
3 - Adicionar Áudio em Comerciais Publicitários
4 - Criar Videografismo para Comercial Publicitário
5 - Finalizar um Comercial Publicitário
Direção de Comercial Publicitário
1 - Compreender as principais técnicas de cinematografia aplicáveis ao contexto de um comercial publicitário
2 - Iluminar a gravação de um comercial publicitário
3 - Decorar cenários de um comercial publicitário, com objetos pré-produzidos
4 - Captar imagens de um comercial publicitário
5 - Dirigir atores em comerciais publicitários
6 - Dirigir cenas
Video Marketing
1 - Compreender as várias plataformas de veiculação de conteúdo audiovisual
2 - Escolher os melhores canais (das várias plataformas) para veiculação de um comercial publicitário
3 - Escrever e decupar comerciais publicitários para maximizar a geração de prospects/leads
4 - Aumentar o tráfego de redes sociais e canais de video
5 - Avaliar os resultados de captação de prospects/leads através de conteúdos digitais

Principais destaques do Bloco

Portfólio

Durante este bloco, você irá produzir peças e materiais voltados para construção de seu portfólio profissional

Design na prática

Aqui é mão na massa! Você verá todos os conceitos e fundamentos do design gráfico, aprendendo a utilizá-los no Photoshop Adobe para a produção de materiais gráficos

Conteúdo Audiovisual

Você irá explorar os fundamentos da teoria da comunicação aplicados à indústria criativa e os processos da produção narrativa no audiovisual contemporâneo, como animações, filmes digitais, jogos e comerciais publicitários.

Conheça os outros blocos da graduação

MATRIZ CURRICULAR

INTRODUÇÃO A INDÚSTRIA CRIATIVA

O bloco “Introdução à Indústria Criativa” é o primeiro bloco de todas as graduações da ECDD. É uma oportunidade de conhecer várias áreas que se relacionam entre si, tais como design, fotografia, games, animação, publicidade e audiovisual. O conteúdo é baseado em conhecimentos gerais sobre a Indústria Criativa, desde os princípios do design às teorias da comunicação, além de noções básicas do uso de ferramentas digitais, que servem como base para todas as graduações da faculdade.

DIREÇÃO DE ATORES

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Fundamentos da Direção de Atores
Disciplina 2: Roteiro Literário e Elementos Narrativos

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Direção de Atores para Audiovisual
Disciplina 4: Roteiro na Direção de Atores

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco

Entregável: Dirigir e produzir uma cena audiovisual com base em um roteiro original, aplicando fundamentos da direção de atores, estrutura narrativa e construção de personagens. Valorizar a atuação por meio da composição de cena e do domínio da linguagem audiovisual.

MOTION GRAPHICS

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Criação de Gráficos Animados
Disciplina 2: Pré-Produção de Motion Graphics

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Fundamentos e Pós-Produção de Motion Graphics
Disciplina 4: Efeitos Visuais (Vfx) para Motion Graphics

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco

Entregável: Desenvolver um pacote gráfico completo com os elementos visuais de identidade de um produto audiovisual, como vinhetas, transições e infográficos. Integrar as peças a cenas gravadas, criando uma identidade visual forte para canais, programas ou séries.

CRÍTICA E PROJETO DE COMERCIAL PUBLICITÁRIO

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Redação Storyboard e Pré-Produção de Comercial Publicitário
Disciplina 2: Pós-Produção de Comercial Publicitário com Videografismo

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Direção de Comercial Publicitário
Disciplina 4: Vídeo Marketing

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco

Entregável: Produzir um comercial publicitário, passando por todas as etapas da criação audiovisual, do roteiro à edição. Promover marcas, produtos ou ideias ligadas a temas como meio ambiente, direitos humanos, cultura afro-brasileira, africana ou indígena.

CULTURA FÍLMICA E PROJETO EM VIDEOCLIPE E CINEMA MUSICAL

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Pré-Produção e Design de Produção em Videoclipes Musicais
Disciplina 2: Estética do Audiovisual e Linguagem Musical

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Direção de Fotografia para Videoclipes Musicais
Disciplina 4: Pós-Produção de Videoclipes Musicais

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco

Entregável: Criar um videoclipe com roteiro, storyboard e planejamento visual, aplicando fundamentos de direção, estética e linguagem musical para traduzir a música em imagem de forma criativa e impactante.

CRÍTICA E PROJETO EM DOCUMENTÁRIO

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Pesquisa, Licenciamento e Pré-Produção em Documentário
Disciplina 2: Edição e Pós-Produção em Documentários

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Direção de Documentário e Captação de Áudio em Externas
Disciplina 4: Estudo de Comunicação e Linguagens

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco

Entregável: Produzir um documentário completo, com pesquisa, roteiro, captação em externas e direção, abordando temas como direitos humanos, meio ambiente ou cultura afro-brasileira, africana e indígena. Aplicar boas práticas de edição e finalização audiovisual.

CURTA DE FICÇÃO

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Adaptação, Decupagem e Pré-Produção de um Curta de Ficção
Disciplina 2: Finalização de Curta de Ficção com Efeitos Visuais

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Direção de Curta de Ficção com Efeitos Visuais
Disciplina 4: Políticas Públicas e Captação de Recursos para Projetos de Audiovisual

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco

Entregável: Criar um curta-metragem de ficção a partir da adaptação de uma obra fictícia, passando pelas etapas de captação de recursos, pré-produção, produção e finalização, com foco narrativo e qualidade técnica.

CRÍTICA E PROJETO DE PILOTO DE FICÇÃO SERIADA

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Sinopse, Direção de Arte e Pré-Produção de Ficção Seriada
Disciplina 2: Direção Multicâmera de Piloto de Ficção Seriada

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Pós-Produção de Piloto de Ficção Seriada
Disciplina 4: Distribuição e Exibição de Obra Audiovisual

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco

Entregável: Produzir o episódio piloto de uma série, novela ou programa de TV, com roteiro, direção de arte, efeitos sonoros e pré-produção. Apresentar sinopse, argumento e plano de exibição, em um projeto realizado em equipe e orientado para o mercado audiovisual.

CRÍTICA E PROJETO EM COBERTURA DE EVENTOS/REALITY SHOW

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Planejamento de Vídeo de Eventos/Reality
Disciplina 2: Edição de Áudio e Vídeo em MoGraph em Tempo Real

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Captação e Direção de Fotografia em Eventos/Reality
Disciplina 4: Legislação e Ética do Audiovisual

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco

Entregável: Planejar e produzir um evento ou reality com edição ao vivo de áudio, vídeo e animações gráficas. Aplicar direção de fotografia e seguir princípios éticos e legais do audiovisual em uma produção dinâmica e interativa.

Faça o download do livreto e conheça o portfólio completo dos cursos da ECDD.

Download

Introdução a Indústria Criativa

O bloco “Introdução à Indústria Criativa” é o primeiro bloco de todas as graduações da ECDD. É uma oportunidade de conhecer várias áreas que se relacionam entre si, tais como design, fotografia, games, animação, publicidade e audiovisual. O conteúdo é baseado em conhecimentos gerais sobre a Indústria Criativa, desde os princípios do design às teorias da comunicação, além de noções básicas do uso de ferramentas digitais, que servem como base para todas as graduações da faculdade

Motion Design

Você irá criar filmes e projetos de animação para as plataformas mais populares do mercado, explorando as diversas formas de mídias e formatos de vídeos: aberturas de filmes, interfaces, vinhetas de programas e canais, anúncios publicitários, além de gifs e identidades visuais animadas.

Identidade Visual

Explore o universo criativo e aprenda a criar identidades visuais para empresas e negócios de variadas áreas. Esse bloco aborda todos os aspectos do ciclo de criação, incluindo as cores, fontes, logos, texturas, ícones e muito mais.

Web Design

Expanda sua prática de design gráfico e conheça o universo de criação de websites e documentos disponíveis no ambiente da World Wide Web. Aprenda a desenvolver layout de sites e aplicativos.

Design Editorial

Você irá aprender uma nova organização dos elementos visuais do design, focando no planejamento, criação e elaboração de projetos gráficos em publicações de múltiplas páginas.

Design para aplicativos

Você saberá como criar interfaces que atendam às expectativas do usuário e otimize sua experiência dentro do aplicativo, usando técnicas e padrões avançados de usabilidade. 

Design Thinking

Conheça um novo método para pensar e desenvolver projetos de design, a partir de uma abordagem que tenha como objetivo converter os problemas do cliente em benefícios.