O que é Marketing de Conteúdo?

Você com certeza já ouviu falar sobre marketing de conteúdo, mas será que você sabe realmente como ele é trabalhado?

Também conhecido no mercado como content marketing, o marketing de conteúdo é considerado a principal estratégia do inbound marketing, que tem como grande objetivo atrair o consumidor – sem atuar de uma maneira invasiva e persuasiva – entregando conteúdo de valor ao mesmo.

Através do marketing de conteúdo, o seu “produtor” consegue construir uma boa reputação e também alcançar notoriedade no mercado, conquistando a confiança e o respeito do seu público em relação a um determinado assunto.

No marketing de conteúdo, ao invés de trabalharmos apenas com o conceito de público-alvo, que é bastante amplo e geralmente é determinado basicamente por alguns requisitos – como gênero, faixa etária, classe social e moradia – também é muito importante definir personas.

O conceito de persona é muito mais específico do que o de público-alvo e tem como objetivo traçar o perfil de um cliente que seja bem próximo da realidade de uma empresa, levando em consideração diversas características, além das outras que já foram mencionadas anteriormente.

Para criar uma persona, que representará um grupo de possíveis consumidores de um produto/serviço, devemos identificar os lugares que ela frequenta, os programas que assiste, as marcas que consome, entre outros comportamentos. Dessa forma, ficará muito mais fácil atendê-la.

Além disso, antes de produzir conteúdo, também é muito importante levarmos em consideração o conceito de jornada do consumidor, que se apresenta da seguinte forma:

• 1ª Etapa (Aprendizado e descoberta)

• 2ª Etapa (Reconhecimento do problema)

• 3ª Etapa (Consideração de solução)

• 4ª Etapa (Decisão de compra)

Aqui na ECDD, na graduação de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, durante um semestre inteiro – que nós chamamos de bloco – nossos alunos estudam disciplinas voltadas exclusivamente para o Marketing de Conteúdo.

Durante esse período, os estudantes desenvolvem um projeto com a orientação de um professor – que é apresentado ao final do bloco – trabalhando todo o conteúdo que é apresentado nas disciplinas do curso.Quer saber mais sobre a nossa faculdade? Acesse a página do curso!