Marketing digital muito além das mídias sociais

Quando se fala em marketing digital, o que quase sempre surge na nossa mente são as famosas mídias sociais, como os já consagrados Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, por exemplo.

Porém, no marketing digital, existem outras estratégias para atrair um determinado público-alvo para o seu negócio.

SEARCH ENGINE MARKETING (SEM)

O Search Engine Marketing, que na tradução significa marketing de busca, trabalha os sites para que eles tenham um bom posicionamento nos motores de busca.

E, como no Brasil, mais de 90% das pesquisas são feitas através do Google, o SEM geralmente é trabalhado levando em consideração os algoritmos da plataforma.

Para entendermos melhor a importância do SEM, é preciso colocar uma questão em pauta: quando você faz uma pesquisa no Google, não é bem provável que você clique logo nas opções que aparecem no topo da primeira página?

Pois então, a sua resposta provavelmente foi “sim”, não é mesmo? Até porque, segundo diversas pesquisas, esta é uma atitude extremamente comum por parte dos usuários, o que comprova a importância da realização de um bom trabalho de marketing de busca.

Portanto, agora que já entendemos a sua importância, temos que colocar uma outra questão: o que devemos fazer para que um site esteja nas primeiras posições do Google? Então, vamos lá!

O marketing de busca (SEM) é subdividido em SEO (Search Engine Optimization), que é uma estratégia para ranquear os sites de maneira orgânica (sem investimento de verba) e o PPC (pay per click) – ou link patrocinado – que é uma forma de obter um bom posicionamento através de tráfego pago. Em nosso país, o Google Ads é a principal plataforma.

O SEO é uma estratégia que trabalha os critérios técnicos dos sites, para que eles sejam bem estruturados, apresentem conteúdo rico e atualizado, aumentando suas chances de estarem nas primeiras posições da pesquisa Google.

Em relação ao Google Ads, para entendermos melhor o seu conceito, podemos fazer uma pequena comparação com o trabalho realizado na publicidade tradicional.

Quando uma empresa quer se destacar em jornais, revistas ou canais de televisão, não é preciso que ela pague para fazer a veiculação do seu anúncio? Pois então, os links patrocinados funcionam praticamente da mesma forma.

Para conquistar as melhores posições na página de pesquisa do Google, que é quando a palavra “anúncio” aparece junto ao link, também é preciso fazer um investimento de verba na plataforma, que será a responsável pela veiculação dos seus anúncios.

E-MAIL MARKETING

Além do marketing de busca e, ao contrário do que alguns possam imaginar, o e-mail marketing também se apresenta com uma solução muito eficiente e amplamente utilizada no marketing digital.

Através de plataformas de automação de marketing, como por exemplo, MailChimp, RD Station e HubSpot, os profissionais podem construir o seu mailing (lista de contatos), criar landing pages e fazer segmentações para conquistar o seu público-alvo.

Utilizando estas plataformas, o profissional tem acesso aos resultados das suas campanhas, como a taxa de abertura dos e-mails e o número de cliques nos seus links internos, por exemplo.

E, a partir da análise destes resultados, é possível reestruturar as campanhas para que elas sejam cada vez mais assertivas para conquistar o seu público-alvo.

CONCLUSÃO

Como podemos observar, muito além das famosas mídias sociais, existem outras possibilidades para realizar um bom trabalho no marketing digital.

Se você deseja aprender todas essas estratégias e ferramentas – além de outras disponíveis no mercado – fazendo com que os seus clientes obtenham sucesso com seus produtos e serviços, você precisa estudar Comunicação Social – Publicidade e Propaganda.

Na ECDD, durante um semestre inteiro da nossa graduação – que nós chamamos de bloco – nossos alunos estudam disciplinas voltadas exclusivamente para o Marketing Digital.

Se você tem interesse em fazer um curso para ter uma formação alinhada às demandas das agências e do mercado de trabalho como um todo, venha conhecer a nossa faculdade.

Aqui no nosso site, você vai encontrar todas as informações relativas à nossa graduação! Acesse a página do curso e saiba mais!