ECDD Talks – Animação em vários meios, dentro do ponto de vista e metodologia do design

Quer saber o que rolou na quarta edição especial do ECDD Talks em 2021? Então vem com a gente e se prepara para não perder as próximas datas do evento, que é organizado pela nossa Escola com o intuito de promover as novas graduações: Design de Animação e Design de Games.

Desta vez, o tema do encontro foi “Animação em vários meios, dentro do ponto de vista e metodologia do design” e tivemos o prazer de contar com a participação do Prof. Alberto Moura, que é graduado em Design pela PUC-Rio, pós-graduado em Animação 3D pela ECDD – Escola de Comunicação e Design Digital do Instituto Infnet – mestrando em Mídias Criativas pela ECO/UFRJ e produtor de conteúdo imersivo.

O Prof. Cleber Freitas, coordenador do curso de Design de Animação da ECDD, abriu o bate-papo falando sobre realidade virtual, tema sobre o qual o convidado tem se especializado nos últimos anos da sua formação profissional.

O Prof. Alberto Moura explicou um pouco a relação entre o Design de Animação e a realidade virtual, afirmando que o profissional que domina os softwares 3D está apto a produzir para diversas mídias, inclusive para a realidade virtual.

O bate-papo seguiu adiante abordando os principais softwares utilizados para 3D, mas, antes de desenvolver o tema, o convidado fez questão de destacar que, mais importante do que os programas utilizados pelo profissional, é fundamental desenvolver o artista por trás deles, pois esse será um dos grandes diferenciais do resultado final do trabalho.

O Prof. Alberto Moura ressaltou que nos últimos anos, a nível nacional, o 3ds Max é um dos softwares mais utilizados no mercado, mas, em outros países, o Maya tem apresentado um papel de destaque. Porém, mais recentemente, as novas gerações no mercado nacional também têm utilizado bastante o Blender.

Nesse contexto, o que foi destacado pelos professores é que o mercado de softwares é muito efêmero e, portanto, o mais importante é que o profissional domine os conceitos de modelagem, para que ele possa se adaptar aos lançamentos e aprender os novos programas, caso eles venham a ser importantes para atuar no mercado de trabalho.

O bate-papo abordou outras diversas questões importantes a respeito da formação profissional e do mercado de animação. Ficou curioso para saber mais? Então é só clicar no vídeo abaixo e assistir ao evento na íntegra!

Além deste episódio, você pode ter acesso às edições anteriores do ECDD Talks, que também trouxeram um conteúdo de altíssima qualidade a respeito do universo de Design de Animação e Design de Games, sempre com a participação de um convidado especial batendo um papo com o Prof. Cleber Freitas, coordenador das nossas graduações. Para assistir aos episódios, basta acessar nosso canal no YouTube.

Não deixe de participar da próxima edição ao vivo do ECDD Talks, pois cada evento é sempre uma oportunidade única de tirar suas dúvidas a respeito da formação profissional e do mercado de trabalho em relação às nossas novas graduações. Portanto, se você tem interesse nestas áreas, fique atento às nossas mídias sociais, pois em breve divulgaremos os próximos temas e datas do ECDD Talks. Nos encontramos em breve!