ECDD TALKS – Design de animação: uma porta de entrada para novas áreas criativas

Semana passada tivemos mais uma edição do ECDD Talks, um evento que foi criado esse mês – e que vai até o fim do ano – para falar sobre o tema das novas graduações da nossa Escola: Design de Animação e Design de Games.

Desta vez, o Prof. Cleber Freitas – coordenador do curso de Design de Animação – recebeu o Prof. Rafael Costa, designer formado pela UERJ e professor da nossa graduação, que atua há muitos anos com diversos projetos no mercado de animação.

O Prof. Rafael Costa começou o bate-papo falando um pouco sobre a sua trajetória profissional, desde os tempos de infância no colégio – quando gostava de desenhar durante as aulas – passando pela sua formação como técnico de publicidade e propaganda, já em busca de uma oportunidade para ingressar no mercado de trabalho com suas artes visuais, até quando finalmente passou a trabalhar como ilustrador em um estúdio de animação.

Na época em que começaram a estudar e se interessar pelo design de animação, os professores destacaram o quanto era difícil obter conhecimento e se desenvolver profissionalmente, já que, pelo menos na cidade, não existiam cursos específicos. Era necessário correr atrás de informação em diversos lugares – além de ter que aprender enquanto já atuavam no mercado – fazendo com que o tempo de formação profissional fosse muito mais longo.

Sendo assim, como os professores fizeram questão de ressaltar, o curso de graduação é a solução mais prática para quem deseja se inserir no mercado de design de animação, já que existe um método pronto para que os alunos possam estudar os assuntos mais importantes de uma maneira bastante otimizada.

Além disso, a cada bloco – que na nossa faculdade corresponde a um semestre totalmente voltado para um tema específico – o aluno desenvolve um projeto com orientação de professores, para que, já durante a sua graduação, ele possa construir seu portfólio, que é um dos principais requisitos para abrir portas no mercado de trabalho.

Ficou curioso para saber mais sobre o nosso evento? O episódio completo já está disponível no nosso canal no YouTube! Corre lá pra assistir!

Você já segue a ECDD nas redes sociais? Se ainda não, siga o nosso perfil e fique de olho nas próximas publicações. Em breve vamos divulgar as datas e os temas dos próximos encontros.

Participe do evento e aproveite para enviar suas dúvidas, tanto sobre a graduação quanto o mercado de trabalho, que os nossos professores responderão ao vivo as perguntas feitas pelo chat do YouTube.

A gente se vê no próximo encontro! Até mais!