PUBLICIDADE E PROPAGANDA

BLOCO DE REDAÇÃO PUBLICITÁRIA

DETALHAMENTO DAS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO BLOCO

Entregável do Bloco:
Um projeto para a promoção de um produto, marca ou campanha social onde serão apresentados diversos formatos de texto e texto/imagem publicitária, preferencialmente aplicando técnicas de storytelling. O projeto precisa ser desenvolvido de forma integrada e incluir nele o desenvolvimento de produções textuais para apresentação que englobam spot de rádio, comercial em vídeo, posts para mídias sociais e textos para material impresso e outras mídias.
Projeto de Bloco: Redação Publicitária
1 - Analisar peças publicitárias sob a ótica da redação.
2 - Aplicar processos criativos na produção textual publicitária.
3 - Avaliar e aplicar em projetos de comunicação a questão da sustentabilidade ambiental, da diversidade étnico-racial e dos direitos humanos.
4 - Produzir um projeto publicitário de promoção de um produto, marca ou campanha social com intensiva produção textual
Fundamentos da Redação Publicitária
1 - Expressar-se corretamente em português
2 - Produzir textos utilizando de acordo com diferentes públicos-alvo e objetivos publicitários, levando em conta as questões semânticas, semióticas e de interação significante
3 - Explicar o processo de trabalho em criação e redação publicitária
4 - Explicar o papel da redação publicitária na comunicação e seus aspectos éticos
Ética Profissional e Legislação
1 - Criticar e refletir sobre a prática da publicidade e propaganda e sua relação com a responsabilidade social e ambiental no Brasil.
2 - Relacionar o conceito da deontologia da comunicação com situações do dia a dia da comunicação
3 - Explicar o funcionamento e as regras do Conar, bem como as limitações legais do marketing promocional
4 - Atuar eticamente em publicidade e propaganda
Storytelling
1 - Explicar o que é storytelling e suas aplicações na propaganda
2 - Analisar casos de storytelling em produções audiovisuais como negócio.
3 - Utilizar e criar gatilhos mentais
4 - Criar histórias engajantes de acordo com os objetivos publicitários
Produção Textual Publicitária
1 - Produzir textos publicitários para mídia impressa.
2 - Produzir textos publicitários para mídias sociais e Web.
3 - Produzir textos publicitários para marketing direto, e-mail marketing e anúncios online.
4 - Produzir textos publicitários para audiovisual.

Principais destaques do Bloco

Portfólio

Durante este bloco, você irá produzir peças e materiais voltados para construção de seu portfólio profissional

Design na prática

Aqui é mão na massa! Você verá todos os conceitos e fundamentos do design gráfico, aprendendo a utilizá-los no Photoshop Adobe para a produção de materiais gráficos

Conteúdo Audiovisual

Você irá explorar os fundamentos da teoria da comunicação aplicados à indústria criativa e os processos da produção narrativa no audiovisual contemporâneo, como animações, filmes digitais, jogos e comerciais publicitários.

Conheça os outros blocos da graduação

MATRIZ CURRICULAR

INTRODUÇÃO A INDÚSTRIA CRIATIVA

O bloco “Introdução à Indústria Criativa” é o primeiro bloco de todas as graduações da ECDD. É uma oportunidade de conhecer várias áreas que se relacionam entre si, tais como design, fotografia, games, animação, publicidade e audiovisual. O conteúdo é baseado em conhecimentos gerais sobre a Indústria Criativa, desde os princípios do design às teorias da comunicação, além de noções básicas do uso de ferramentas digitais, que servem como base para todas as graduações da faculdade.

PLANEJAMENTO DE MARKETING E COMUNICAÇÃO

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Pesquisa de Mercado Quantitativa e Qualitativa
Disciplina 2: Teoria e História da Comunicação

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Planejamento de Marketing e Comunicação
Disciplina 4: Branding

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco

Entregável: Criação de um plano de marketing e comunicação, envolvendo diagnóstico, público-alvo, objetivo, orçamento e estratégia para uma campanha publicitária.

GESTÃO DE CAMPANHAS DE MARKETING DIGITAL

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Publicidade Search, Display e YouTube
Disciplina 2: Publicidade em Mídias Sociais
Análise e Otimização de Campanhas de Marketing Digital

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Análise e Otimização de Campanhas de Marketing Digital
Disciplina 4: Marketing de Influenciadores, Redes de Afiliados e Email Marketing

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco

Entregável: Criação de um negócio digital incluindo campanhas de Google Ads, Facebook Ads, E-mail Marketing, preparadas para serem mensuradas no Google Analytics.

PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA PARA WEB E MOBILE

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Fundamentos da produção publicitária para Web e Mobile
Disciplina 2: Imagem Digital para Web e Mobile

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Produção publicitária para Web e Mobile
Disciplina 4: WebDesign

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco

Entregável: Criação de um hotsite para divulgar um produto ou um filme, além de uma campanha para a promoção do hotsite e demais peças criadas.

PLANEJAMENTO DE MÍDIA EM CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Comunicação, Mídia e Tecnologia
Disciplina 2: Técnicas de comercialização publicitária

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Controle e execução de verba publicitária
Disciplina 4: Métricas para campanhas publicitárias

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco

Entregável: Criação de um Planejamento de Mídia com mapa de continuidade e cronograma geral, plano de gestão de Gross Rating Points e outros.

MARKETING DE CONTEÚDO

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Introdução ao Inbound Marketing
Disciplina 2: Tecnologias para a implantação de estratégias de marketing de conteúdo

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Gerenciamento de conteúdo
Disciplina 4: Otimização em Marketing de Conteúdo e Análise de Resultados

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco

Entregável: Criação de uma estratégia de marketing de conteúdo para a promoção de uma marca, produto ou conceito, com criação de site/blog e acompanhamento de métricas.

COMERCIAL PUBLICITÁRIO

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Redação, Storyboard e Pré-Produção de Comercial Publicitário
Disciplina 2: Pós-Produção de Comercial Publicitário com Videografismo

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Direção de Comercial Publicitário
Disciplina 4: Vídeo Marketing

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco

Entregável: Criação de um filme de comercial publicitário com 30 segundos de duração, com efeitos visuais, além de um relatório de projeto justificando escolhas técnicas e estéticas do projeto.

REDAÇÃO PUBLICITÁRIA

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Fundamentos da Redação Publicitária
Disciplina 2: Ética Profissional e Legislação

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Storytelling
Disciplina 4: Produção Textual Publicitária

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco

Entregável: Criação de um portfólio contendo textos para diferentes mídias e finalidades publicitárias tais como spot de rádio, slogan, inserção em peças all-type, comunicação política e outras campanhas.

DIREÇÃO DE ARTE

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Composição Digital
Disciplina 2: Fundamentos da Direção de Arte

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Imagem Digital e Fotografia
Disciplina 4: Produção Gráfica Publicitária

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco

Entregável: Criação de um portfólio de imagens elaboradas e tratadas digitalmente, contendo exemplos de posts, banners, capas de revistas e cartazes, de acordo com os critérios determinados.

Faça o download do livreto e conheça o portfólio completo dos cursos da ECDD.

Download

Introdução a Indústria Criativa

O bloco “Introdução à Indústria Criativa” é o primeiro bloco de todas as graduações da ECDD. É uma oportunidade de conhecer várias áreas que se relacionam entre si, tais como design, fotografia, games, animação, publicidade e audiovisual. O conteúdo é baseado em conhecimentos gerais sobre a Indústria Criativa, desde os princípios do design às teorias da comunicação, além de noções básicas do uso de ferramentas digitais, que servem como base para todas as graduações da faculdade

Motion Design

Você irá criar filmes e projetos de animação para as plataformas mais populares do mercado, explorando as diversas formas de mídias e formatos de vídeos: aberturas de filmes, interfaces, vinhetas de programas e canais, anúncios publicitários, além de gifs e identidades visuais animadas.

Identidade Visual

Explore o universo criativo e aprenda a criar identidades visuais para empresas e negócios de variadas áreas. Esse bloco aborda todos os aspectos do ciclo de criação, incluindo as cores, fontes, logos, texturas, ícones e muito mais.

Web Design

Expanda sua prática de design gráfico e conheça o universo de criação de websites e documentos disponíveis no ambiente da World Wide Web. Aprenda a desenvolver layout de sites e aplicativos.

Design Editorial

Você irá aprender uma nova organização dos elementos visuais do design, focando no planejamento, criação e elaboração de projetos gráficos em publicações de múltiplas páginas.

Design para aplicativos

Você saberá como criar interfaces que atendam às expectativas do usuário e otimize sua experiência dentro do aplicativo, usando técnicas e padrões avançados de usabilidade. 

Design Thinking

Conheça um novo método para pensar e desenvolver projetos de design, a partir de uma abordagem que tenha como objetivo converter os problemas do cliente em benefícios.