VESTIBULAR ECDD
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
BLOCO DE REDAÇÃO PUBLICITÁRIA
DETALHAMENTO DAS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO BLOCO
Entregável do Bloco: |
Um projeto para a promoção de um produto, marca ou campanha social onde serão apresentados diversos formatos de texto e texto/imagem publicitária, preferencialmente aplicando técnicas de storytelling. O projeto precisa ser desenvolvido de forma integrada e incluir nele o desenvolvimento de produções textuais para apresentação que englobam spot de rádio, comercial em vídeo, posts para mídias sociais e textos para material impresso e outras mídias. |
Projeto de Bloco: Redação Publicitária |
1 - Analisar peças publicitárias sob a ótica da redação. |
2 - Aplicar processos criativos na produção textual publicitária. |
3 - Avaliar e aplicar em projetos de comunicação a questão da sustentabilidade ambiental, da diversidade étnico-racial e dos direitos humanos. |
4 - Produzir um projeto publicitário de promoção de um produto, marca ou campanha social com intensiva produção textual |
Fundamentos da Redação Publicitária |
1 - Expressar-se corretamente em português |
2 - Produzir textos utilizando de acordo com diferentes públicos-alvo e objetivos publicitários, levando em conta as questões semânticas, semióticas e de interação significante |
3 - Explicar o processo de trabalho em criação e redação publicitária |
4 - Explicar o papel da redação publicitária na comunicação e seus aspectos éticos |
Ética Profissional e Legislação |
1 - Criticar e refletir sobre a prática da publicidade e propaganda e sua relação com a responsabilidade social e ambiental no Brasil. |
2 - Relacionar o conceito da deontologia da comunicação com situações do dia a dia da comunicação |
3 - Explicar o funcionamento e as regras do Conar, bem como as limitações legais do marketing promocional |
4 - Atuar eticamente em publicidade e propaganda |
Storytelling |
1 - Explicar o que é storytelling e suas aplicações na propaganda |
2 - Analisar casos de storytelling em produções audiovisuais como negócio. |
3 - Utilizar e criar gatilhos mentais |
4 - Criar histórias engajantes de acordo com os objetivos publicitários |
Produção Textual Publicitária |
1 - Produzir textos publicitários para mídia impressa. |
2 - Produzir textos publicitários para mídias sociais e Web. |
3 - Produzir textos publicitários para marketing direto, e-mail marketing e anúncios online. |
4 - Produzir textos publicitários para audiovisual. |
Principais destaques do Bloco
Portfólio
Durante este bloco, você irá produzir peças e materiais voltados para construção de seu portfólio profissional
Design na prática
Aqui é mão na massa! Você verá todos os conceitos e fundamentos do design gráfico, aprendendo a utilizá-los no Photoshop Adobe para a produção de materiais gráficos
Conteúdo Audiovisual
Você irá explorar os fundamentos da teoria da comunicação aplicados à indústria criativa e os processos da produção narrativa no audiovisual contemporâneo, como animações, filmes digitais, jogos e comerciais publicitários.
Conheça os outros blocos da graduação
Introdução a Indústria Criativa
O bloco “Introdução à Indústria Criativa” é o primeiro bloco de todas as graduações da ECDD. É uma oportunidade de conhecer várias áreas que se relacionam entre si, tais como design, fotografia, games, animação, publicidade e audiovisual. O conteúdo é baseado em conhecimentos gerais sobre a Indústria Criativa, desde os princípios do design às teorias da comunicação, além de noções básicas do uso de ferramentas digitais, que servem como base para todas as graduações da faculdade
Motion Design
Você irá criar filmes e projetos de animação para as plataformas mais populares do mercado, explorando as diversas formas de mídias e formatos de vídeos: aberturas de filmes, interfaces, vinhetas de programas e canais, anúncios publicitários, além de gifs e identidades visuais animadas.
Identidade Visual
Explore o universo criativo e aprenda a criar identidades visuais para empresas e negócios de variadas áreas. Esse bloco aborda todos os aspectos do ciclo de criação, incluindo as cores, fontes, logos, texturas, ícones e muito mais.
Web Design
Expanda sua prática de design gráfico e conheça o universo de criação de websites e documentos disponíveis no ambiente da World Wide Web. Aprenda a desenvolver layout de sites e aplicativos.
Design Editorial
Você irá aprender uma nova organização dos elementos visuais do design, focando no planejamento, criação e elaboração de projetos gráficos em publicações de múltiplas páginas.
Design para aplicativos
Você saberá como criar interfaces que atendam às expectativas do usuário e otimize sua experiência dentro do aplicativo, usando técnicas e padrões avançados de usabilidade.
Design Thinking
Conheça um novo método para pensar e desenvolver projetos de design, a partir de uma abordagem que tenha como objetivo converter os problemas do cliente em benefícios.