VESTIBULAR ECDD
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
BLOCO DE MARKETING DE CONTEÚDO
DETALHAMENTO DAS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO BLOCO
Entregável do Bloco: |
Ao longo do bloco, os alunos deverão implementar uma estratégia de marketing de conteúdo para o desenvolvimento de uma marca, produto ou conceito, criando site/blog e produzindo conteúdos. A partir da marca, negócio ou conceito definidos, o aluno deverá definir métricas e metas. Os resultados alcançados devem ser comparados com as metas estabelecidas. |
Projeto de Bloco em Marketing de Conteúdo |
1 - Analisar casos de projetos de implantação de marketing de conteúdo em diferentes contextos. |
2 - Discutir a dimensão ética e legal em estratégias de marketing de conteúdo. |
3 - Planejar uma estratégia de marketing de conteúdo. |
4 - Realizar a implantação tecnológica de uma estratégia de marketing de conteúdo. |
5 - Produzir conteúdos em diferentes formatos para uma estratégia de marketing de conteúdo. |
6 - Avaliar os resultados e promover otimizações em uma uma estratégia de marketing de conteúdo. |
Introdução ao Inbound Marketing |
1 - Explicar os conceitos de marketing de conteúdo e inbound marketing. |
2 - Explicar a importância do planejamento editorial de conteúdo da marca nas diferentes plataformas digitais, incluindo marketing direto e mídias sociais. |
3 - Criar jornadas do consumidor e estratégias de funil de vendas. |
4 - Planejar conteúdos de acordo com uma estratégia de vendas, personas, a jornada do consumidor e micro-momentos. |
Tecnologias para a implantação de estratégias de marketing de conteúdo |
1 - Descrever as principais ferramentas e plataformas utilizadas para a implementação de estratégias e ações de marketing de conteúdo. |
2 - Explicar as melhores práticas de implantação de uma estratégia de marketing de conteúdo |
3 - Implementar estratégias de automação de marketing de conteúdo em canais como sites, blogs, e-mail marketing e mídias sociais. |
Gerenciamento de conteúdo |
1 - Explicar os principais conceitos do gerenciamento de conteúdo. |
2 - Elaborar um planejamento editorial para marketing de conteúdo. |
3 - Utilizar as melhores práticas de produção de conteúdo para diferentes canais. |
4 - Implementar estratégias de relacionamento com consumidores pós-conversão. |
Otimização em Marketing de Conteúdo e Análise de Resultados |
1 - Aplicar os conceitos de SEM e SEO em estratégias de Marketing de Conteúdo. |
2 - Efetuar otimizações onpage utilizando princípios do SEO. |
3 - Efetuar otimizações offpage utilizando link building e autoridade. |
4 - Avaliar o plano de marketing de conteúdo utilizando diferentes métricas, de acordo com o tipo de campanha e de canal de distribuição. |
Principais destaques do Bloco
Portfólio
Durante este bloco, você irá produzir peças e materiais voltados para construção de seu portfólio profissional
Design na prática
Aqui é mão na massa! Você verá todos os conceitos e fundamentos do design gráfico, aprendendo a utilizá-los no Photoshop Adobe para a produção de materiais gráficos
Conteúdo Audiovisual
Você irá explorar os fundamentos da teoria da comunicação aplicados à indústria criativa e os processos da produção narrativa no audiovisual contemporâneo, como animações, filmes digitais, jogos e comerciais publicitários.
Conheça os outros blocos da graduação
Introdução a Indústria Criativa
O bloco “Introdução à Indústria Criativa” é o primeiro bloco de todas as graduações da ECDD. É uma oportunidade de conhecer várias áreas que se relacionam entre si, tais como design, fotografia, games, animação, publicidade e audiovisual. O conteúdo é baseado em conhecimentos gerais sobre a Indústria Criativa, desde os princípios do design às teorias da comunicação, além de noções básicas do uso de ferramentas digitais, que servem como base para todas as graduações da faculdade
Motion Design
Você irá criar filmes e projetos de animação para as plataformas mais populares do mercado, explorando as diversas formas de mídias e formatos de vídeos: aberturas de filmes, interfaces, vinhetas de programas e canais, anúncios publicitários, além de gifs e identidades visuais animadas.
Identidade Visual
Explore o universo criativo e aprenda a criar identidades visuais para empresas e negócios de variadas áreas. Esse bloco aborda todos os aspectos do ciclo de criação, incluindo as cores, fontes, logos, texturas, ícones e muito mais.
Web Design
Expanda sua prática de design gráfico e conheça o universo de criação de websites e documentos disponíveis no ambiente da World Wide Web. Aprenda a desenvolver layout de sites e aplicativos.
Design Editorial
Você irá aprender uma nova organização dos elementos visuais do design, focando no planejamento, criação e elaboração de projetos gráficos em publicações de múltiplas páginas.
Design para aplicativos
Você saberá como criar interfaces que atendam às expectativas do usuário e otimize sua experiência dentro do aplicativo, usando técnicas e padrões avançados de usabilidade.
Design Thinking
Conheça um novo método para pensar e desenvolver projetos de design, a partir de uma abordagem que tenha como objetivo converter os problemas do cliente em benefícios.