VESTIBULAR ECDD 2021

MARKETING: NEGÓCIOS E MARKETING DIGITAL

BLOCO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE SERVIÇOS

DETALHAMENTO DAS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO BLOCO

Entregável do Bloco:
Os alunos desenvolvem um novo serviço, desde a identificação de uma necessidade, através da realização de pesquisas de mercado, até a definição da marca e ações para divulgação do serviço. O entregável não deve ser apenas um planejamento, mas também trazer as especificações do serviço criado, com fluxos de trabalho, especificações e procedimentos operacionais padrão contendo indicadores de qualidade.
Projeto de Bloco: Gestão de Projetos de Desenvolvimento de Novos Serviços
1 - Planejar a criação de um novo serviço,
2 - Gerir um novo serviço,
3 - Executar um novo serviço.
Planejamento Estratégico de Marketing de Serviços
1 - Compreender os conceitos do marketing de serviços e sua inter-relação com o marketing de uma maneira mais ampla.
2 - Compreender o que é planejamento estratégico.
3 - Conhecer e compreender as principais diferenças no marketing de serviços como mix estendido (7P’s) e intangibilidade, perecibilidade e participação do cliente no processo.
4 - Analisar e Aplicar os conceitos do marketing de serviços por meio da análise de casos e situações reais.
5 - Elaborar planejamento estratégico de marketing de serviços.
Gestão de Pessoas
1 - Compreender os principais aspectos relacionados à gestão de pessoas e o seu impacto na qualidade.
2 - Conhecer os recursos e comportamentos para construção de equipes altamente produtivas: Liderar, Negociar.
3 - Planejar políticas de gestão de pessoas.
4 - Respeitar e relacionar-se com pessoas com crenças, raças, culturas e opções sexuais diferentes.
5 - Agir com ética e respeito aos direitos humanos nas relações interpessoais.
Pesquisa de Mercado Qualitativa e Comportamento do Consumidor
1 - Compreender os principais conceitos e aplicações das pesquisas de mercado e sua relação com o marketing de uma maneira mais ampla.
2 - Compreender as limitações da pesquisa de mercado.
3 - Compreender as diversas técnicas e metodologias para o planejamento, de aplicação e análise de pesquisas de mercado de natureza qualitativa.
4 - Realizar pesquisas de mercado de natureza qualitativa com vistas à criação de novos serviços e também à análise mercadológica de serviços já existentes.
Gestão da Qualidade em Serviços
1 - Compreender os princípios gerais da gestão de qualidade, em especial a sua aplicação em serviços.
2 - Compreender a inserção da questão da qualidade no marketing, a relação entre a qualidade e sua gestão versus a questão da qualidade percebida.
3 - Analisar diferentes serviços do ponto de vista da sua qualidade, sob diversos aspectos, não apenas na entrega, mas também na venda e no atendimento/ pós-venda, não esquecendo de analisar a entrega.
4 - Compreender as relações entre a gestão da qualidade em serviços e a gestão de pessoas.
5 - Compreender os princípios da qualidade total a partir da visão japonesa, trazida para o Brasil pelo grupo de Vicente Falconi.
6 - Elaborar indicadores de resultado (KPIs)
7 - Elaborar fluxogramas de processos simples.
8 - Elaborar procedimentos operacionais padrão (POPs)

Principais destaques do Bloco

Portfólio

Durante este bloco, você irá produzir peças e materiais voltados para construção de seu portfólio profissional

Design na prática

Aqui é mão na massa! Você verá todos os conceitos e fundamentos do design gráfico, aprendendo a utilizá-los no Photoshop Adobe para a produção de materiais gráficos

Conteúdo Audiovisual

Você irá explorar os fundamentos da teoria da comunicação aplicados à indústria criativa e os processos da produção narrativa no audiovisual contemporâneo, como animações, filmes digitais, jogos e comerciais publicitários.

Conheça os outros blocos da graduação

MATRIZ CURRICULAR

INTRODUÇÃO A INDÚSTRIA CRIATIVA

O bloco “Introdução à Indústria Criativa” é o primeiro bloco de todas as graduações da ECDD. É uma oportunidade de conhecer várias áreas que se relacionam entre si, tais como design, fotografia, games, animação, publicidade e audiovisual. O conteúdo é baseado em conhecimentos gerais sobre a Indústria Criativa, desde os princípios do design às teorias da comunicação, além de noções básicas do uso de ferramentas digitais, que servem como base para todas as graduações da faculdade.

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE SERVIÇOS

Grade curricular

Planejamento Estratégico de Marketing de Serviços
Gestão de Pessoas
Pesquisa de Mercado Qualitativa e Comportamento do Consumidor
Gestão da Qualidade em Serviços

Projeto de Bloco

Criação e planejamento de um novo serviço, desde a identificação de uma necessidade até as ações para divulgação, apoiado por pesquisas de mercado.

GESTÃO DE CAMPANHAS DE MARKETING DIGITAL

Grade curricular

Publicidade Search, Display e YouTube
Publicidade em Mídias Sociais
Análise e Otimização de Campanhas de Marketing Digital
Marketing de Influenciadores, Redes de Afiliados e Email Marketing

Projeto de Bloco

Criação de um negócio digital incluindo campanhas de Google Ads, Facebook Ads, E-mail Marketing, preparadas para serem mensuradas no Google Analytics.

GESTÃO DE EVENTOS

Grade curricular

Empreendedorismo, Ética e Atitude Profissional
Fundamentos da Gestão de Evento
Gestão de Recursos e Captação de Patrocínio
Tendências e Gestão da Comunicação em Eventos

Projeto de Bloco

Criação de um projeto para um evento que atenda a uma demanda de mercado e que contemple o desenvolvimento da ideia, relevância, fluxos de trabalho e métricas de avaliação.

GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING E VAREJO

Grade curricular

Fundamentos do Varejo
Marketing de Varejo
Trade Marketing e Merchandising
Logística e Distribuição

Projeto de Bloco

Criação de um projeto de marketing estratégico de varejo com precificação, ações,merchandising e com o posicionamento da marca.

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS

Grade curricular

Planejamento Estratégico de Marketing de Produtos
Pesquisa de Mercado Quantitativa e Comportamento do Consumidor
Mix Marketing
Branding

Projeto de Bloco

Criação de um novo produto, por meio de pesquisas de mercado, definindo o mix de marketing e a criação das estratégias para manutenção da marca.

MARKETING DE CONTEÚDO

Grade curricular

Introdução ao Inbound Marketing
Tecnologias para a implantação de estratégias de marketing de conteúdo
Gerenciamento de Conteúdo
Otimização em Marketing de Conteúdo e Análise de Resultados

Projeto de Bloco

Criação de uma estratégia de marketing de conteúdo para a promoção de uma marca, produto ou conceito, com criação de site/blog e acompanhamento de métricas.

Faça o download do livreto e conheça o portfólio completo dos cursos da ECDD.

Download

Introdução a Indústria Criativa

O bloco “Introdução à Indústria Criativa” é o primeiro bloco de todas as graduações da ECDD. É uma oportunidade de conhecer várias áreas que se relacionam entre si, tais como design, fotografia, games, animação, publicidade e audiovisual. O conteúdo é baseado em conhecimentos gerais sobre a Indústria Criativa, desde os princípios do design às teorias da comunicação, além de noções básicas do uso de ferramentas digitais, que servem como base para todas as graduações da faculdade

Motion Design

Você irá criar filmes e projetos de animação para as plataformas mais populares do mercado, explorando as diversas formas de mídias e formatos de vídeos: aberturas de filmes, interfaces, vinhetas de programas e canais, anúncios publicitários, além de gifs e identidades visuais animadas.

Identidade Visual

Explore o universo criativo e aprenda a criar identidades visuais para empresas e negócios de variadas áreas. Esse bloco aborda todos os aspectos do ciclo de criação, incluindo as cores, fontes, logos, texturas, ícones e muito mais.

Web Design

Expanda sua prática de design gráfico e conheça o universo de criação de websites e documentos disponíveis no ambiente da World Wide Web. Aprenda a desenvolver layout de sites e aplicativos.

Design Editorial

Você irá aprender uma nova organização dos elementos visuais do design, focando no planejamento, criação e elaboração de projetos gráficos em publicações de múltiplas páginas.

Design para aplicativos

Você saberá como criar interfaces que atendam às expectativas do usuário e otimize sua experiência dentro do aplicativo, usando técnicas e padrões avançados de usabilidade. 

Design Thinking

Conheça um novo método para pensar e desenvolver projetos de design, a partir de uma abordagem que tenha como objetivo converter os problemas do cliente em benefícios.