VESTIBULAR ECDD 2021
MARKETING: NEGÓCIOS E MARKETING DIGITAL
BLOCO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS
DETALHAMENTO DAS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO BLOCO
Entregável do Bloco: |
Projeto de concepção de um novo produto, embasado por pesquisas de mercado realizadas pelo aluno, definição do mix de marketing e posterior criação e estratégias para manutenção da marca. |
Projeto de Bloco: Pesquisa e desenvolvimento de novos produtos |
1 - Interpretar casos de marketing de produtos. |
2 - Montar Sistemas de Informações de Marketing para subsidiar a análise de mercado e a criação de novos produtos. |
3 - Inovar em um produto. |
4 - Alinhar o desenvolvimento de um produto à sustentabilidade, aos direitos humanos e à questão racial. |
5 - Elaborar a estratégia de desenvolvimento de uma marca de produto. |
6 - Elaborar o planejamento estratégico de marketing para um produto. |
7 - Criar o mix de marketing de um novo produto. |
Planejamento Estratégico de Marketing de Produtos |
1 - Aplicar os conceitos de segmentação e posicionamento de um produto. |
2 - Identificar as etapas do processos de desenvolvimento de um produto. |
3 - Reconstruir o mix de marketing de um produto existente. |
Pesquisa de Mercado Quantitativa e Comportamento do Consumidor |
1 - Descrever os principais conceitos e aplicações das pesquisas de mercado, suas limitações e sua relação com o marketing. |
2 - Descrever as principais técnicas e metodologias para o planejamento, de aplicação e análise de pesquisas de mercado de natureza quantitativa. |
3 - Elaborar o briefing de uma pesquisa de mercado. |
4 - Realizar pesquisas de mercado visando a criação de novos produtos e também à análise mercadológica de produtos já existentes. |
Gerência de Produtos |
1 - Compreender o papel da inovação no marketing e na empresa e o seu mecanismo de difusão. |
2 - Descrever o ciclo de vida de um produto e os principais desafios do seu gerenciamento. |
3 - Planejar o gerenciamento de produto, |
4 - Compreender o funcionamento da estrutura de marketing de uma empresa e sua interação com as diversas áreas dentro da organização. |
5 - Acompanhar os resultados internos e externos de um produto de mercado. |
6 - Elaborar o planejamento estratégico de marketing de produtos |
Branding |
1 - Explicar a relação entre as marcas e a estratégia das organizações. |
2 - Propor diferentes tipos de posicionamento de marca. |
3 - Descrever o processo de estabelecimento de uma marca. |
4 - Elaborar uma estratégia de desenvolvimento de uma marca para um produto. |
Principais destaques do Bloco
Portfólio
Durante este bloco, você irá produzir peças e materiais voltados para construção de seu portfólio profissional
Design na prática
Aqui é mão na massa! Você verá todos os conceitos e fundamentos do design gráfico, aprendendo a utilizá-los no Photoshop Adobe para a produção de materiais gráficos
Conteúdo Audiovisual
Você irá explorar os fundamentos da teoria da comunicação aplicados à indústria criativa e os processos da produção narrativa no audiovisual contemporâneo, como animações, filmes digitais, jogos e comerciais publicitários.
Conheça os outros blocos da graduação
Introdução a Indústria Criativa
O bloco “Introdução à Indústria Criativa” é o primeiro bloco de todas as graduações da ECDD. É uma oportunidade de conhecer várias áreas que se relacionam entre si, tais como design, fotografia, games, animação, publicidade e audiovisual. O conteúdo é baseado em conhecimentos gerais sobre a Indústria Criativa, desde os princípios do design às teorias da comunicação, além de noções básicas do uso de ferramentas digitais, que servem como base para todas as graduações da faculdade
Motion Design
Você irá criar filmes e projetos de animação para as plataformas mais populares do mercado, explorando as diversas formas de mídias e formatos de vídeos: aberturas de filmes, interfaces, vinhetas de programas e canais, anúncios publicitários, além de gifs e identidades visuais animadas.
Identidade Visual
Explore o universo criativo e aprenda a criar identidades visuais para empresas e negócios de variadas áreas. Esse bloco aborda todos os aspectos do ciclo de criação, incluindo as cores, fontes, logos, texturas, ícones e muito mais.
Web Design
Expanda sua prática de design gráfico e conheça o universo de criação de websites e documentos disponíveis no ambiente da World Wide Web. Aprenda a desenvolver layout de sites e aplicativos.
Design Editorial
Você irá aprender uma nova organização dos elementos visuais do design, focando no planejamento, criação e elaboração de projetos gráficos em publicações de múltiplas páginas.
Design para aplicativos
Você saberá como criar interfaces que atendam às expectativas do usuário e otimize sua experiência dentro do aplicativo, usando técnicas e padrões avançados de usabilidade.
Design Thinking
Conheça um novo método para pensar e desenvolver projetos de design, a partir de uma abordagem que tenha como objetivo converter os problemas do cliente em benefícios.