VESTIBULAR ECDD 2021

MARKETING: NEGÓCIOS E MARKETING DIGITAL

BLOCO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS

DETALHAMENTO DAS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO BLOCO

Entregável do Bloco:
Projeto de concepção de um novo produto, embasado por pesquisas de mercado realizadas pelo aluno, definição do mix de marketing e posterior criação e estratégias para manutenção da marca.
Projeto de Bloco: Pesquisa e desenvolvimento de novos produtos
1 - Interpretar casos de marketing de produtos.
2 - Montar Sistemas de Informações de Marketing para subsidiar a análise de mercado e a criação de novos produtos.
3 - Inovar em um produto.
4 - Alinhar o desenvolvimento de um produto à sustentabilidade, aos direitos humanos e à questão racial.
5 - Elaborar a estratégia de desenvolvimento de uma marca de produto.
6 - Elaborar o planejamento estratégico de marketing para um produto.
7 - Criar o mix de marketing de um novo produto.
Planejamento Estratégico de Marketing de Produtos
1 - Aplicar os conceitos de segmentação e posicionamento de um produto.
2 - Identificar as etapas do processos de desenvolvimento de um produto.
3 - Reconstruir o mix de marketing de um produto existente.
Pesquisa de Mercado Quantitativa e Comportamento do Consumidor
1 - Descrever os principais conceitos e aplicações das pesquisas de mercado, suas limitações e sua relação com o marketing.
2 - Descrever as principais técnicas e metodologias para o planejamento, de aplicação e análise de pesquisas de mercado de natureza quantitativa.
3 - Elaborar o briefing de uma pesquisa de mercado.
4 - Realizar pesquisas de mercado visando a criação de novos produtos e também à análise mercadológica de produtos já existentes.
Gerência de Produtos
1 - Compreender o papel da inovação no marketing e na empresa e o seu mecanismo de difusão.
2 - Descrever o ciclo de vida de um produto e os principais desafios do seu gerenciamento.
3 - Planejar o gerenciamento de produto,
4 - Compreender o funcionamento da estrutura de marketing de uma empresa e sua interação com as diversas áreas dentro da organização.
5 - Acompanhar os resultados internos e externos de um produto de mercado.
6 - Elaborar o planejamento estratégico de marketing de produtos
Branding
1 - Explicar a relação entre as marcas e a estratégia das organizações.
2 - Propor diferentes tipos de posicionamento de marca.
3 - Descrever o processo de estabelecimento de uma marca.
4 - Elaborar uma estratégia de desenvolvimento de uma marca para um produto.

Principais destaques do Bloco

Portfólio

Durante este bloco, você irá produzir peças e materiais voltados para construção de seu portfólio profissional

Design na prática

Aqui é mão na massa! Você verá todos os conceitos e fundamentos do design gráfico, aprendendo a utilizá-los no Photoshop Adobe para a produção de materiais gráficos

Conteúdo Audiovisual

Você irá explorar os fundamentos da teoria da comunicação aplicados à indústria criativa e os processos da produção narrativa no audiovisual contemporâneo, como animações, filmes digitais, jogos e comerciais publicitários.

Conheça os outros blocos da graduação

MATRIZ CURRICULAR

INTRODUÇÃO A INDÚSTRIA CRIATIVA

O bloco “Introdução à Indústria Criativa” é o primeiro bloco de todas as graduações da ECDD. É uma oportunidade de conhecer várias áreas que se relacionam entre si, tais como design, fotografia, games, animação, publicidade e audiovisual. O conteúdo é baseado em conhecimentos gerais sobre a Indústria Criativa, desde os princípios do design às teorias da comunicação, além de noções básicas do uso de ferramentas digitais, que servem como base para todas as graduações da faculdade.

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE SERVIÇOS

Grade curricular

Planejamento Estratégico de Marketing de Serviços
Gestão de Pessoas
Pesquisa de Mercado Qualitativa e Comportamento do Consumidor
Gestão da Qualidade em Serviços

Projeto de Bloco

Criação e planejamento de um novo serviço, desde a identificação de uma necessidade até as ações para divulgação, apoiado por pesquisas de mercado.

GESTÃO DE CAMPANHAS DE MARKETING DIGITAL

Grade curricular

Publicidade Search, Display e YouTube
Publicidade em Mídias Sociais
Análise e Otimização de Campanhas de Marketing Digital
Marketing de Influenciadores, Redes de Afiliados e Email Marketing

Projeto de Bloco

Criação de um negócio digital incluindo campanhas de Google Ads, Facebook Ads, E-mail Marketing, preparadas para serem mensuradas no Google Analytics.

GESTÃO DE EVENTOS

Grade curricular

Empreendedorismo, Ética e Atitude Profissional
Fundamentos da Gestão de Evento
Gestão de Recursos e Captação de Patrocínio
Tendências e Gestão da Comunicação em Eventos

Projeto de Bloco

Criação de um projeto para um evento que atenda a uma demanda de mercado e que contemple o desenvolvimento da ideia, relevância, fluxos de trabalho e métricas de avaliação.

GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING E VAREJO

Grade curricular

Fundamentos do Varejo
Marketing de Varejo
Trade Marketing e Merchandising
Logística e Distribuição

Projeto de Bloco

Criação de um projeto de marketing estratégico de varejo com precificação, ações,merchandising e com o posicionamento da marca.

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS

Grade curricular

Planejamento Estratégico de Marketing de Produtos
Pesquisa de Mercado Quantitativa e Comportamento do Consumidor
Mix Marketing
Branding

Projeto de Bloco

Criação de um novo produto, por meio de pesquisas de mercado, definindo o mix de marketing e a criação das estratégias para manutenção da marca.

MARKETING DE CONTEÚDO

Grade curricular

Introdução ao Inbound Marketing
Tecnologias para a implantação de estratégias de marketing de conteúdo
Gerenciamento de Conteúdo
Otimização em Marketing de Conteúdo e Análise de Resultados

Projeto de Bloco

Criação de uma estratégia de marketing de conteúdo para a promoção de uma marca, produto ou conceito, com criação de site/blog e acompanhamento de métricas.

Faça o download do livreto e conheça o portfólio completo dos cursos da ECDD.

Download

Introdução a Indústria Criativa

O bloco “Introdução à Indústria Criativa” é o primeiro bloco de todas as graduações da ECDD. É uma oportunidade de conhecer várias áreas que se relacionam entre si, tais como design, fotografia, games, animação, publicidade e audiovisual. O conteúdo é baseado em conhecimentos gerais sobre a Indústria Criativa, desde os princípios do design às teorias da comunicação, além de noções básicas do uso de ferramentas digitais, que servem como base para todas as graduações da faculdade

Motion Design

Você irá criar filmes e projetos de animação para as plataformas mais populares do mercado, explorando as diversas formas de mídias e formatos de vídeos: aberturas de filmes, interfaces, vinhetas de programas e canais, anúncios publicitários, além de gifs e identidades visuais animadas.

Identidade Visual

Explore o universo criativo e aprenda a criar identidades visuais para empresas e negócios de variadas áreas. Esse bloco aborda todos os aspectos do ciclo de criação, incluindo as cores, fontes, logos, texturas, ícones e muito mais.

Web Design

Expanda sua prática de design gráfico e conheça o universo de criação de websites e documentos disponíveis no ambiente da World Wide Web. Aprenda a desenvolver layout de sites e aplicativos.

Design Editorial

Você irá aprender uma nova organização dos elementos visuais do design, focando no planejamento, criação e elaboração de projetos gráficos em publicações de múltiplas páginas.

Design para aplicativos

Você saberá como criar interfaces que atendam às expectativas do usuário e otimize sua experiência dentro do aplicativo, usando técnicas e padrões avançados de usabilidade. 

Design Thinking

Conheça um novo método para pensar e desenvolver projetos de design, a partir de uma abordagem que tenha como objetivo converter os problemas do cliente em benefícios.