VESTIBULAR ECDD 2021

MARKETING: NEGÓCIOS E MARKETING DIGITAL

BLOCO DE MARKETING DE CONTEÚDO

DETALHAMENTO DAS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO BLOCO

Entregável do Bloco:
Ao longo do bloco, os alunos deverão implementar uma estratégia de marketing de conteúdo para o desenvolvimento de uma marca, produto ou conceito, criando site/blog e produzindo conteúdos. A partir da marca, negócio ou conceito definidos, o aluno deverá definir métricas e metas. Os resultados alcançados devem ser comparados com as metas estabelecidas.
Projeto de Bloco em Marketing de Conteúdo
1 - Analisar casos de projetos de implantação de marketing de conteúdo em diferentes contextos.
2 - Discutir a dimensão ética e legal em estratégias de marketing de conteúdo.
3 - Planejar uma estratégia de marketing de conteúdo.
4 - Realizar a implantação tecnológica de uma estratégia de marketing de conteúdo.
5 - Produzir conteúdos em diferentes formatos para uma estratégia de marketing de conteúdo.
6 - Avaliar os resultados e promover otimizações em uma uma estratégia de marketing de conteúdo.
Introdução ao Inbound Marketing
1 - Explicar os conceitos de marketing de conteúdo e inbound marketing.
2 - Explicar a importância do planejamento editorial de conteúdo da marca nas diferentes plataformas digitais, incluindo marketing direto e mídias sociais.
3 - Criar jornadas do consumidor e estratégias de funil de vendas.
4 - Planejar conteúdos de acordo com uma estratégia de vendas, personas, a jornada do consumidor e micro-momentos.
Tecnologias para a implantação de estratégias de marketing de conteúdo
1 - Descrever as principais ferramentas e plataformas utilizadas para a implementação de estratégias e ações de marketing de conteúdo.
2 - Explicar as melhores práticas de implantação de uma estratégia de marketing de conteúdo
3 - Implementar estratégias de automação de marketing de conteúdo em canais como sites, blogs, e-mail marketing e mídias sociais.
Gerenciamento de conteúdo
1 - Explicar os principais conceitos do gerenciamento de conteúdo.
2 - Elaborar um planejamento editorial para marketing de conteúdo.
3 - Utilizar as melhores práticas de produção de conteúdo para diferentes canais.
4 - Implementar estratégias de relacionamento com consumidores pós-conversão.
Otimização em Marketing de Conteúdo e Análise de Resultados
1 - Aplicar os conceitos de SEM e SEO em estratégias de Marketing de Conteúdo.
2 - Efetuar otimizações onpage utilizando princípios do SEO.
3 - Efetuar otimizações offpage utilizando link building e autoridade.
4 - Avaliar o plano de marketing de conteúdo utilizando diferentes métricas, de acordo com o tipo de campanha e de canal de distribuição.

Principais destaques do Bloco

Portfólio

Durante este bloco, você irá produzir peças e materiais voltados para construção de seu portfólio profissional

Design na prática

Aqui é mão na massa! Você verá todos os conceitos e fundamentos do design gráfico, aprendendo a utilizá-los no Photoshop Adobe para a produção de materiais gráficos

Conteúdo Audiovisual

Você irá explorar os fundamentos da teoria da comunicação aplicados à indústria criativa e os processos da produção narrativa no audiovisual contemporâneo, como animações, filmes digitais, jogos e comerciais publicitários.

Conheça os outros blocos da graduação

MATRIZ CURRICULAR

INTRODUÇÃO A INDÚSTRIA CRIATIVA

O bloco “Introdução à Indústria Criativa” é o primeiro bloco de todas as graduações da ECDD. É uma oportunidade de conhecer várias áreas que se relacionam entre si, tais como design, fotografia, games, animação, publicidade e audiovisual. O conteúdo é baseado em conhecimentos gerais sobre a Indústria Criativa, desde os princípios do design às teorias da comunicação, além de noções básicas do uso de ferramentas digitais, que servem como base para todas as graduações da faculdade.

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE SERVIÇOS

Grade curricular

Planejamento Estratégico de Marketing de Serviços
Gestão de Pessoas
Pesquisa de Mercado Qualitativa e Comportamento do Consumidor
Gestão da Qualidade em Serviços

Projeto de Bloco

Criação e planejamento de um novo serviço, desde a identificação de uma necessidade até as ações para divulgação, apoiado por pesquisas de mercado.

GESTÃO DE CAMPANHAS DE MARKETING DIGITAL

Grade curricular

Publicidade Search, Display e YouTube
Publicidade em Mídias Sociais
Análise e Otimização de Campanhas de Marketing Digital
Marketing de Influenciadores, Redes de Afiliados e Email Marketing

Projeto de Bloco

Criação de um negócio digital incluindo campanhas de Google Ads, Facebook Ads, E-mail Marketing, preparadas para serem mensuradas no Google Analytics.

GESTÃO DE EVENTOS

Grade curricular

Empreendedorismo, Ética e Atitude Profissional
Fundamentos da Gestão de Evento
Gestão de Recursos e Captação de Patrocínio
Tendências e Gestão da Comunicação em Eventos

Projeto de Bloco

Criação de um projeto para um evento que atenda a uma demanda de mercado e que contemple o desenvolvimento da ideia, relevância, fluxos de trabalho e métricas de avaliação.

GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING E VAREJO

Grade curricular

Fundamentos do Varejo
Marketing de Varejo
Trade Marketing e Merchandising
Logística e Distribuição

Projeto de Bloco

Criação de um projeto de marketing estratégico de varejo com precificação, ações,merchandising e com o posicionamento da marca.

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS

Grade curricular

Planejamento Estratégico de Marketing de Produtos
Pesquisa de Mercado Quantitativa e Comportamento do Consumidor
Mix Marketing
Branding

Projeto de Bloco

Criação de um novo produto, por meio de pesquisas de mercado, definindo o mix de marketing e a criação das estratégias para manutenção da marca.

MARKETING DE CONTEÚDO

Grade curricular

Introdução ao Inbound Marketing
Tecnologias para a implantação de estratégias de marketing de conteúdo
Gerenciamento de Conteúdo
Otimização em Marketing de Conteúdo e Análise de Resultados

Projeto de Bloco

Criação de uma estratégia de marketing de conteúdo para a promoção de uma marca, produto ou conceito, com criação de site/blog e acompanhamento de métricas.

Faça o download do livreto e conheça o portfólio completo dos cursos da ECDD.

Download

Introdução a Indústria Criativa

O bloco “Introdução à Indústria Criativa” é o primeiro bloco de todas as graduações da ECDD. É uma oportunidade de conhecer várias áreas que se relacionam entre si, tais como design, fotografia, games, animação, publicidade e audiovisual. O conteúdo é baseado em conhecimentos gerais sobre a Indústria Criativa, desde os princípios do design às teorias da comunicação, além de noções básicas do uso de ferramentas digitais, que servem como base para todas as graduações da faculdade

Motion Design

Você irá criar filmes e projetos de animação para as plataformas mais populares do mercado, explorando as diversas formas de mídias e formatos de vídeos: aberturas de filmes, interfaces, vinhetas de programas e canais, anúncios publicitários, além de gifs e identidades visuais animadas.

Identidade Visual

Explore o universo criativo e aprenda a criar identidades visuais para empresas e negócios de variadas áreas. Esse bloco aborda todos os aspectos do ciclo de criação, incluindo as cores, fontes, logos, texturas, ícones e muito mais.

Web Design

Expanda sua prática de design gráfico e conheça o universo de criação de websites e documentos disponíveis no ambiente da World Wide Web. Aprenda a desenvolver layout de sites e aplicativos.

Design Editorial

Você irá aprender uma nova organização dos elementos visuais do design, focando no planejamento, criação e elaboração de projetos gráficos em publicações de múltiplas páginas.

Design para aplicativos

Você saberá como criar interfaces que atendam às expectativas do usuário e otimize sua experiência dentro do aplicativo, usando técnicas e padrões avançados de usabilidade. 

Design Thinking

Conheça um novo método para pensar e desenvolver projetos de design, a partir de uma abordagem que tenha como objetivo converter os problemas do cliente em benefícios.