VESTIBULAR ECDD 2021

MARKETING: NEGÓCIOS E MARKETING DIGITAL

BLOCO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING E VAREJO

DETALHAMENTO DAS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO BLOCO

Entregável do Bloco:
Para uma empresa de varejo já existente ou uma nova empresa, escolhida pelo aluno, desenvolver um projeto de marketing estratégico de varejo com os seguintes entregáveis: estratégia de preço e precificação, ações e materiais de merchandising com ações de trade marketing, desenvolvendo marcas próprias bem como o posicionamento da marca no mercado, metodologia e estratégia de distribuição e entrega, comunicação e promoção utilizada pelo varejo.
Projeto de Bloco: Gestão Estratégica de Marketing de Varejo
1 - Avaliar os diferentes modelos de varejo.
2 - Elaborar estratégias de marketing de varejo com objetivo de fidelização de clientes e crescimento de vendas.
3 - Avaliar necessidades de inovações no varejo objetivando soluções para o mercado atual e futuro.
4 - Analisar a cadeia de suprimentos como uma rede de relacionamento e aproveitamento para o negócio varejo.
5 - Compreender o papel da gestão em equipe no ambiente de varejo.
Fundamentos do Varejo
1 - Compreender o que é varejo.
2 - Compreender as formas de expansão do varejo.
3 - Compreender os principais indicadores do varejo.
4 - Avaliar o papel do comércio eletrônico no varejo.
5 - Avaliar ambientes de varejo quanto ao design e a relação com o consumidor.
Marketing de Varejo
1 - Compreender os principais conceitos do marketing de varejo.
2 - Compreender a estratégia de preço no varejo.
3 - Avaliar a construção de marca na perspectiva do varejo.
4 - Compreender os conceitos de comportamento do consumidor.
5 - Compreender o sistema de informação de marketing e coleta de dados do consumidor no varejo
6 - Analisar ações de marketing com base no comportamento do consumidor no varejo
7 - Analisar as formas e metodologias de comunicação no varejo.
Trade Marketing e Merchandising
1 - Compreender os objetivos do trade marketing na perspectiva da indústria e do varejo.
2 - Compreender os conceitos e estruturas dos canais de distribuição.
3 - Compreender a utilização da gestão de categoria como estratégia de operação e de rentabilidade.
4 - Criar materiais de merchandising para diferentes canais de varejo.
5 - Analisar as variáveis do trade marketing mix como estratégia de vendas no varejo
Logística e Distribuição
1 - Compreender as estratégias dos diferentes canais de distribuição no varejo.
2 - Avaliar diferentes modelos de distribuição.
3 - Analisar como o estoque influencia as decisões comerciais e de posicionamento no varejo.
4 - Compreender a logística como um diferencial competitivo integrado ao marketing de varejo
5 - Avaliar e compreender a logística reversa

Principais destaques do Bloco

Portfólio

Durante este bloco, você irá produzir peças e materiais voltados para construção de seu portfólio profissional

Design na prática

Aqui é mão na massa! Você verá todos os conceitos e fundamentos do design gráfico, aprendendo a utilizá-los no Photoshop Adobe para a produção de materiais gráficos

Conteúdo Audiovisual

Você irá explorar os fundamentos da teoria da comunicação aplicados à indústria criativa e os processos da produção narrativa no audiovisual contemporâneo, como animações, filmes digitais, jogos e comerciais publicitários.

Conheça os outros blocos da graduação

MATRIZ CURRICULAR

INTRODUÇÃO A INDÚSTRIA CRIATIVA

O bloco “Introdução à Indústria Criativa” é o primeiro bloco de todas as graduações da ECDD. É uma oportunidade de conhecer várias áreas que se relacionam entre si, tais como design, fotografia, games, animação, publicidade e audiovisual. O conteúdo é baseado em conhecimentos gerais sobre a Indústria Criativa, desde os princípios do design às teorias da comunicação, além de noções básicas do uso de ferramentas digitais, que servem como base para todas as graduações da faculdade.

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE SERVIÇOS

Grade curricular

Planejamento Estratégico de Marketing de Serviços
Gestão de Pessoas
Pesquisa de Mercado Qualitativa e Comportamento do Consumidor
Gestão da Qualidade em Serviços

Projeto de Bloco

Criação e planejamento de um novo serviço, desde a identificação de uma necessidade até as ações para divulgação, apoiado por pesquisas de mercado.

GESTÃO DE CAMPANHAS DE MARKETING DIGITAL

Grade curricular

Publicidade Search, Display e YouTube
Publicidade em Mídias Sociais
Análise e Otimização de Campanhas de Marketing Digital
Marketing de Influenciadores, Redes de Afiliados e Email Marketing

Projeto de Bloco

Criação de um negócio digital incluindo campanhas de Google Ads, Facebook Ads, E-mail Marketing, preparadas para serem mensuradas no Google Analytics.

GESTÃO DE EVENTOS

Grade curricular

Empreendedorismo, Ética e Atitude Profissional
Fundamentos da Gestão de Evento
Gestão de Recursos e Captação de Patrocínio
Tendências e Gestão da Comunicação em Eventos

Projeto de Bloco

Criação de um projeto para um evento que atenda a uma demanda de mercado e que contemple o desenvolvimento da ideia, relevância, fluxos de trabalho e métricas de avaliação.

GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING E VAREJO

Grade curricular

Fundamentos do Varejo
Marketing de Varejo
Trade Marketing e Merchandising
Logística e Distribuição

Projeto de Bloco

Criação de um projeto de marketing estratégico de varejo com precificação, ações,merchandising e com o posicionamento da marca.

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS

Grade curricular

Planejamento Estratégico de Marketing de Produtos
Pesquisa de Mercado Quantitativa e Comportamento do Consumidor
Mix Marketing
Branding

Projeto de Bloco

Criação de um novo produto, por meio de pesquisas de mercado, definindo o mix de marketing e a criação das estratégias para manutenção da marca.

MARKETING DE CONTEÚDO

Grade curricular

Introdução ao Inbound Marketing
Tecnologias para a implantação de estratégias de marketing de conteúdo
Gerenciamento de Conteúdo
Otimização em Marketing de Conteúdo e Análise de Resultados

Projeto de Bloco

Criação de uma estratégia de marketing de conteúdo para a promoção de uma marca, produto ou conceito, com criação de site/blog e acompanhamento de métricas.

Faça o download do livreto e conheça o portfólio completo dos cursos da ECDD.

Download

Introdução a Indústria Criativa

O bloco “Introdução à Indústria Criativa” é o primeiro bloco de todas as graduações da ECDD. É uma oportunidade de conhecer várias áreas que se relacionam entre si, tais como design, fotografia, games, animação, publicidade e audiovisual. O conteúdo é baseado em conhecimentos gerais sobre a Indústria Criativa, desde os princípios do design às teorias da comunicação, além de noções básicas do uso de ferramentas digitais, que servem como base para todas as graduações da faculdade

Motion Design

Você irá criar filmes e projetos de animação para as plataformas mais populares do mercado, explorando as diversas formas de mídias e formatos de vídeos: aberturas de filmes, interfaces, vinhetas de programas e canais, anúncios publicitários, além de gifs e identidades visuais animadas.

Identidade Visual

Explore o universo criativo e aprenda a criar identidades visuais para empresas e negócios de variadas áreas. Esse bloco aborda todos os aspectos do ciclo de criação, incluindo as cores, fontes, logos, texturas, ícones e muito mais.

Web Design

Expanda sua prática de design gráfico e conheça o universo de criação de websites e documentos disponíveis no ambiente da World Wide Web. Aprenda a desenvolver layout de sites e aplicativos.

Design Editorial

Você irá aprender uma nova organização dos elementos visuais do design, focando no planejamento, criação e elaboração de projetos gráficos em publicações de múltiplas páginas.

Design para aplicativos

Você saberá como criar interfaces que atendam às expectativas do usuário e otimize sua experiência dentro do aplicativo, usando técnicas e padrões avançados de usabilidade. 

Design Thinking

Conheça um novo método para pensar e desenvolver projetos de design, a partir de uma abordagem que tenha como objetivo converter os problemas do cliente em benefícios.