DESIGN DE ANIMAÇÃO

BLOCO DE MOTION GRAPHICS

DETALHAMENTO DAS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO BLOCO

Entregável do Bloco:
Criação de um manual on air com os elementos da identidade visual para um produto audiovisual (como canal de redes sociais, programa de TV, série), com entrega das principais peças para integração em cenas gravadas. As peças incluem vinhetas, lower thirds, mosca, transições, bumpers e infográficos, formando um pacote gráfico completo.
Projeto de Bloco em Motion Graphics
1 - Preparar projetos para criação de gráficos animados com integração narrativa e visual
2 - Criar gráficos animados complexos, manipulando texto, formas, máscaras e arquivos importados
3 - Planejar cenas animadas utilizando ferramentas de pré-produção e técnicas de rotoscopia
4 - Ajustar cor, estilo visual e criar transições e títulos em movimento com fluidez
5 - Criar composições 3D aplicando simulações de partículas, iluminação e rastreamento de câmera
Criação de Gráficos Animados
1 - Criar um novo projeto, seus parâmetros e o seu fluxo de trabalho
2 - Criar animações básicas utilizando efeitos, predefinições, Null Objects e Parents
3 - Criar animações com camadas, pré-composições, Shape Layers e máscaras
4 - Animar imagens bitmap e gráficos vetoriais com a ferramenta Puppet
Pré-Produção de Motion Graphics
1 - Identificar as propriedades visuais e os estilos gráficos presentes no Motion Graphics
2 - Criar briefings criativos, concepts e a estrutura da contação de histórias
3 - Definir os processos de edição, enquadramentos, tomadas, planos de câmera e tipos de transição de cenas
4 - Criar storyboards e animatics a partir ou não de roteiros
Efeitos Visuais (Vfx) para Motion Graphics
1 - Aplicar efeitos visuais usando máscaras de rotoscopia e técnicas de rastreamento
2 - Aplicar efeitos de Chroma Key e colorizações artísticas em composições digitais
3 - Criar animações de títulos, transições, simulações de partículas e efeitos especiais
4 - Criar composições 3D, usando transformação, extrusão, alinhamento, iluminação e rastreamento de câmera
Fundamentos e Pós-Produção de Motion Graphics
1 - Explicar o impacto do Motion Graphics em diferentes mídias (cinema, TV, web)
2 - Aplicar os princípios da linguagem do movimento e da animação em composições digitais
3 - Criar script de cor para composições digitais
4 - Criar titlings para abertura de composições digitais

Principais destaques do Bloco

Portfólio

Durante este bloco, você irá produzir peças e materiais voltados para construção de seu portfólio profissional

Design na prática

Aqui é mão na massa! Você verá todos os conceitos e fundamentos do design gráfico, aprendendo a utilizá-los no Photoshop Adobe para a produção de materiais gráficos

Conteúdo Audiovisual

Você irá explorar os fundamentos da teoria da comunicação aplicados à indústria criativa e os processos da produção narrativa no audiovisual contemporâneo, como animações, filmes digitais, jogos e comerciais publicitários.

Conheça os outros blocos da graduação

MATRIZ CURRICULAR

INTRODUÇÃO A INDÚSTRIA CRIATIVA

O bloco “Introdução à Indústria Criativa” é o primeiro bloco de todas as graduações da ECDD. É uma oportunidade de conhecer várias áreas que se relacionam entre si, tais como design, fotografia, games, animação, publicidade e audiovisual. O conteúdo é baseado em conhecimentos gerais sobre a Indústria Criativa, desde os princípios do design às teorias da comunicação, além de noções básicas do uso de ferramentas digitais, que servem como base para todas as graduações da faculdade.

Curta de Animação 2D com personagem

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Fundamentos da animação 2D
Disciplina 2: Desenvolvimento e ilustração de personagens

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Edição de animação 2D com personagem
Disciplina 4: Desenvolvimento e dublagem de personagens

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco: Curta de Animação 2D

Entregável:Criação de uma animação 2D de curta duração, apresentando personagens, com dublagem e documentação dos principais processos envolvidos na criação.

CURTA DE ANIMAÇÃO 3D

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Fundamentos da Animação 3D
Disciplina 2: Roteiro e Storyboard para Animação

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Modelagem de Cenários 3D
Disciplina 4: Sonoplastia e Foley

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco: Curta de Animação 3D

Entregável: Criação de uma animação 3D de curta duração, com roteiro e storyboard, desenvolvendo a modelagem de cenário e adição de sonoplastia e foley.

COMERCIAL PUBLICITÁRIO EM ANIMAÇÃO

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Redação, Storyboard e Pré-Produção de Comercial Publicitário em Animação
Disciplina 2: Pós-Produção de Comercial Publicitário em Animação

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Direção de Comercial Publicitário
Disciplina 4: Vídeo Marketing

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco: Comercial Publicitário em Animação

Entregável: Criação de um comercial publicitário em animação, com áudio, vídeo e videografismos.

CRIAÇÃO DE CONCEPT ART PARA ANIMAÇÃO EM JOGOS

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Fundamentos de Concept Art
Disciplina 2: Técnicas de Pintura Digital para Jogos


Segundo trimestre:

Disciplina 3: Criação de Cenários e Assets
Disciplina 4: Fundamentos do UI/UX e Animações para Jogos

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco: Criação de Concept Art para Animação

Entregável: Criação de concept art, ilustrações, animações 2D e protótipo de interface para um jogo idealizado.

MOTION GRAPHICS

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Criação de Gráficos Animados
Disciplina 2: Pré-Produção de Motion Graphics

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Efeitos Visuais (Vfx) para Motion Graphics
Disciplina 4: Fundamentos e Pós-Produção de Motion Graphics

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco: Motion Graphics

Entregável: Desenvolvimento de um manual on air com identidade visual para produtos audiovisuais, entregando vinhetas, lower thirds, mosca, transições, bumpers e infográficos para integração em cenas gravadas.

Pós-Produção e Efeitos Visuais (Vfx)

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Composição de Vídeo com Nodes
Disciplina 2: Modelagem 3D para Efeitos Visuais

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Simulação e Renderização 3D para Efeitos Visuais
Disciplina 4: Color Grading e Finalização em Efeitos Visuais

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco: Pós-Produção e Efeitos Visuais (Vfx)

Entregável: Produção de uma cena audiovisual com VFX e modelagem 3D, combinando gravações reais e elementos digitais, incluindo recorte, simulação de fluidos, efeitos de partículas e composição final.

PERSONAGEM 3D

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Fundamentos da Escultura Digital
Disciplina 2: Animação 3D de Personagens

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Polypaint e Texturização
Disciplina 4: Animação 3D: Física e Objetos

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco: Personagem 3D

Entregável: Desenvolvimento da modelagem de um personagem 3D original, com modelagem high poly, low poly e animação do seu walk-cycle com pelo menos uma ação.

DESIGN DE JOGOS 3D FPS

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Fotografia e Cenografia para Jogos 3D FPS
Disciplina 2: Fundamentos do Design de Jogos 3D FPS

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Montagem de Jogos 3D FPS
Disciplina 4: Desenvolvimento de Jogos 3D FPS

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco: Design de Jogos 3D FPS

Entregável: Um jogo de tiro em primeira pessoa, 3D, suficientemente complexo, construído no Unreal. O projeto deve ser documentado e com justificativas para as principais decisões de design de jogos.

Faça o download do livreto e conheça o portfólio completo dos cursos da ECDD.

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Introdução a Indústria Criativa

O bloco “Introdução à Indústria Criativa” é o primeiro bloco de todas as graduações da ECDD. É uma oportunidade de conhecer várias áreas que se relacionam entre si, tais como design, fotografia, games, animação, publicidade e audiovisual. O conteúdo é baseado em conhecimentos gerais sobre a Indústria Criativa, desde os princípios do design às teorias da comunicação, além de noções básicas do uso de ferramentas digitais, que servem como base para todas as graduações da faculdade

Motion Design

Você irá criar filmes e projetos de animação para as plataformas mais populares do mercado, explorando as diversas formas de mídias e formatos de vídeos: aberturas de filmes, interfaces, vinhetas de programas e canais, anúncios publicitários, além de gifs e identidades visuais animadas.

Identidade Visual

Explore o universo criativo e aprenda a criar identidades visuais para empresas e negócios de variadas áreas. Esse bloco aborda todos os aspectos do ciclo de criação, incluindo as cores, fontes, logos, texturas, ícones e muito mais.

Web Design

Expanda sua prática de design gráfico e conheça o universo de criação de websites e documentos disponíveis no ambiente da World Wide Web. Aprenda a desenvolver layout de sites e aplicativos.

Design Editorial

Você irá aprender uma nova organização dos elementos visuais do design, focando no planejamento, criação e elaboração de projetos gráficos em publicações de múltiplas páginas.

Design para aplicativos

Você saberá como criar interfaces que atendam às expectativas do usuário e otimize sua experiência dentro do aplicativo, usando técnicas e padrões avançados de usabilidade. 

Design Thinking

Conheça um novo método para pensar e desenvolver projetos de design, a partir de uma abordagem que tenha como objetivo converter os problemas do cliente em benefícios.