DESIGN DE ANIMAÇÃO

BLOCO DE DESIGN DE JOGOS 3D FPS

DETALHAMENTO DAS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO BLOCO

Entregável do Bloco:
Um jogo de tiro em primeira pessoa, 3D, suficientemente complexo, construído no Unreal. O projeto deve ser documentado e com justificativas para as principais decisões de design de jogos.
Projeto de Design de Jogos 3D FPS3
1 - Analisar, comparar e criticar diferentes jogos 3D FPS sob os principais aspectos da estética, linguagem e produção
2 - Projetar jogos shooter 3D FPS utilizando prototipagem analógica
3 - Discutir a questão ética, ambiental, racial, dos direitos humanos e do preconceito em jogos
4 - Desenvolver um jogo 3D FPS
5 - Documentar e justificar as escolhas realizadas no projeto
Fotografia e Cenografia para Jogos 3D FPS
1 - Compreender as principais técnicas de cinematografia aplicáveis ao contexto de um jogo 3D FPS
2 - Planejar cenários de um jogo, com objetos pré-produzidos.
3 - Planejar a fotografia e a iluminação de cenas e cenários para jogos 3D FPS
4 - Criar e dirigir personagens simples para jogos 3D FPS
Fundamentos do design de jogos 3D FPS
1 - Compreender os fundamentos do design de jogos shooter 3D FPS
2 - Utilizar o game engine Unreal
3 - Criar um protótipo jogável de um jogo 3D FPS no Unreal Engine
Montagem de jogos 3D FPS
1 - Executar a fotografia em jogos 3D FPS
2 - Executar a cenografia em jogos 3D FPS
3 - Dirigir personagens em jogos 3D FPS
4 - Implementar o sound design em jogos
Desenvolvimento de jogos 3D FPS
1 - Aplicar a teoria de balanceamento em jogos 3D FPS
2 - Aplicar a teoria de level design em jogos 3D FPS
3 - Refinar a mecânica em um jogo 3D FPS
4 - Otimizar o desempenho de um jogo 3D FPS
5 - Finalizar um jogo 3D FPS

Principais destaques do Bloco

Portfólio

Durante este bloco, você irá produzir peças e materiais voltados para construção de seu portfólio profissional

Design na prática

Aqui é mão na massa! Você verá todos os conceitos e fundamentos do design gráfico, aprendendo a utilizá-los no Photoshop Adobe para a produção de materiais gráficos

Conteúdo Audiovisual

Você irá explorar os fundamentos da teoria da comunicação aplicados à indústria criativa e os processos da produção narrativa no audiovisual contemporâneo, como animações, filmes digitais, jogos e comerciais publicitários.

Conheça os outros blocos da graduação

MATRIZ CURRICULAR

INTRODUÇÃO A INDÚSTRIA CRIATIVA

O bloco “Introdução à Indústria Criativa” é o primeiro bloco de todas as graduações da ECDD. É uma oportunidade de conhecer várias áreas que se relacionam entre si, tais como design, fotografia, games, animação, publicidade e audiovisual. O conteúdo é baseado em conhecimentos gerais sobre a Indústria Criativa, desde os princípios do design às teorias da comunicação, além de noções básicas do uso de ferramentas digitais, que servem como base para todas as graduações da faculdade.

Comercial Publicitário em Animação

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Redação, Storyboard e Pré-Produção de Comercial Publicitário em Animação
Disciplina 2: Pós-Produção de Comercial Publicitário em Animação com Videografismo

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Direção de Comercial Publicitário
Disciplina 4: Video Marketing

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco: Comercial Publicitário em Animação

Entregável: Um comercial publicitário em animação de 30″ com áudio, vídeo e videografismos.

MODELAGEM PROCEDURAL E COMPOSIÇÃO NODE BASED

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Fundamentos de composição para efeitos visuais
Disciplina 2: Fundamentos de Modelagem Procedural

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Técnicas de efeitos visuais
Disciplina 4: Finalização para VFX

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco: Modelagem procedural e composição node based

Entregável: Criação de cena utilizando as principais técnicas de composição, como chroma key e tracking a partir de filmagem live action com integração de um modelo 3D.

CURTA DE ANIMAÇÃO 3D

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Fundamentos da Animação 3D
Disciplina 2: Roteiro e Storyboard

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Modelagem de cenários 3D
Disciplina 4: Sonoplastia e Foley

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco: Curta de Animação 3D

Entregável: Criação de uma animação 3D de curta duração, com roteiro e storyboard, desenvolvendo a modelagem de cenário e adição de sonoplastia e foley.

MOTION GRAPHICS

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Fundamentos da Ilustração para Vídeo
Disciplina 2: Fundamentos da Animação 2D para Vídeo

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Ilustração Vetorial para Vídeo
Disciplina 4: Técnicas e Estilos de Animação 2.5D

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco: Motion Design

Entregável: Criação de uma vinheta de abertura respeitando a identidade visual e de todo o pacote gráfico para um canal nas redes sociais, uma websérie ou programa de TV.

ANIMAÇÃO 2D COM PERSONAGEM

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Desenvolvimento e Ilustração de Personagens
Disciplina 2: Fundamentos da Animação 2D

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Edição de Animação 2D com Personagem
Disciplina 4: Desenvolvimento e “Dublagem” de Personagens

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Crítica e Projeto de Animação 2D com Personagem

Entregável: Criação de uma animação 2D de curta duração, apresentando personagens, com dublagem e documentação dos principais processos envolvidos na criação.

Modelagem 3D de Personagens

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Fundamentos da Escultura Digital
Disciplina 2: Animação 3D de Personagens

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Polypaint e Texturização
Disciplina 4: Animação Avançada: Física e Objetos

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco: Personagem 3D: Escultura, Modelagem e Animação

Entregável: Criação de um personagem 3D, usando as principais técnicas de modelagem high poly e low poly, com animação de walk-cycle e pelo menos uma ação.

DESIGN DE JOGOS 3D FPS

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Fotografia e Cenografia para Jogos 3D FPS
Disciplina 2: Fundamentos do design de jogos 3D FPS

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Montagem de jogos 3D FPS
Disciplina 4: Desenvolvimento de jogos 3D FPS

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco: Design de Jogos 3D FPS

Entregável: Criação de um protótipo de um jogo de tiro 3D, completamente jogável em primeira pessoa, suficientemente complexo e construído no Unreal Engine.

CONCEPT ART PARA ANIMAÇÃO EM JOGOS

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Fundamentos de Concept Art
Disciplina 2: Técnicas de Pintura Digital para Jogos

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Criação de Cenário e Assets
Disciplina 4: Fundamentos do UI/UX e Animações 2D para Jogos

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco: Concept Art para Animação em Jogos

Entregável: Criação de concept art, ilustrações, animações 2D e protótipo de interface para um jogo idealizado. 

 

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Introdução a Indústria Criativa

O bloco “Introdução à Indústria Criativa” é o primeiro bloco de todas as graduações da ECDD. É uma oportunidade de conhecer várias áreas que se relacionam entre si, tais como design, fotografia, games, animação, publicidade e audiovisual. O conteúdo é baseado em conhecimentos gerais sobre a Indústria Criativa, desde os princípios do design às teorias da comunicação, além de noções básicas do uso de ferramentas digitais, que servem como base para todas as graduações da faculdade

Motion Design

Você irá criar filmes e projetos de animação para as plataformas mais populares do mercado, explorando as diversas formas de mídias e formatos de vídeos: aberturas de filmes, interfaces, vinhetas de programas e canais, anúncios publicitários, além de gifs e identidades visuais animadas.

Identidade Visual

Explore o universo criativo e aprenda a criar identidades visuais para empresas e negócios de variadas áreas. Esse bloco aborda todos os aspectos do ciclo de criação, incluindo as cores, fontes, logos, texturas, ícones e muito mais.

Web Design

Expanda sua prática de design gráfico e conheça o universo de criação de websites e documentos disponíveis no ambiente da World Wide Web. Aprenda a desenvolver layout de sites e aplicativos.

Design Editorial

Você irá aprender uma nova organização dos elementos visuais do design, focando no planejamento, criação e elaboração de projetos gráficos em publicações de múltiplas páginas.

Design para aplicativos

Você saberá como criar interfaces que atendam às expectativas do usuário e otimize sua experiência dentro do aplicativo, usando técnicas e padrões avançados de usabilidade. 

Design Thinking

Conheça um novo método para pensar e desenvolver projetos de design, a partir de uma abordagem que tenha como objetivo converter os problemas do cliente em benefícios.