VESTIBULAR ECDD 2021
MARKETING: NEGÓCIOS E MARKETING DIGITAL
BLOCO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE SERVIÇOS
DETALHAMENTO DAS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO BLOCO
Entregável do Bloco: |
Os alunos desenvolvem um novo serviço, desde a identificação de uma necessidade, através da realização de pesquisas de mercado, até a definição da marca e ações para divulgação do serviço. O entregável não deve ser apenas um planejamento, mas também trazer as especificações do serviço criado, com fluxos de trabalho, especificações e procedimentos operacionais padrão contendo indicadores de qualidade. |
Projeto de Bloco: Gestão de Projetos de Desenvolvimento de Novos Serviços |
1 - Planejar a criação de um novo serviço, |
2 - Gerir um novo serviço, |
3 - Executar um novo serviço. |
Planejamento Estratégico de Marketing de Serviços |
1 - Compreender os conceitos do marketing de serviços e sua inter-relação com o marketing de uma maneira mais ampla. |
2 - Compreender o que é planejamento estratégico. |
3 - Conhecer e compreender as principais diferenças no marketing de serviços como mix estendido (7P’s) e intangibilidade, perecibilidade e participação do cliente no processo. |
4 - Analisar e Aplicar os conceitos do marketing de serviços por meio da análise de casos e situações reais. |
5 - Elaborar planejamento estratégico de marketing de serviços. |
Gestão de Pessoas |
1 - Compreender os principais aspectos relacionados à gestão de pessoas e o seu impacto na qualidade. |
2 - Conhecer os recursos e comportamentos para construção de equipes altamente produtivas: Liderar, Negociar. |
3 - Planejar políticas de gestão de pessoas. |
4 - Respeitar e relacionar-se com pessoas com crenças, raças, culturas e opções sexuais diferentes. |
5 - Agir com ética e respeito aos direitos humanos nas relações interpessoais. |
Pesquisa de Mercado Qualitativa e Comportamento do Consumidor |
1 - Compreender os principais conceitos e aplicações das pesquisas de mercado e sua relação com o marketing de uma maneira mais ampla. |
2 - Compreender as limitações da pesquisa de mercado. |
3 - Compreender as diversas técnicas e metodologias para o planejamento, de aplicação e análise de pesquisas de mercado de natureza qualitativa. |
4 - Realizar pesquisas de mercado de natureza qualitativa com vistas à criação de novos serviços e também à análise mercadológica de serviços já existentes. |
Gestão da Qualidade em Serviços |
1 - Compreender os princípios gerais da gestão de qualidade, em especial a sua aplicação em serviços. |
2 - Compreender a inserção da questão da qualidade no marketing, a relação entre a qualidade e sua gestão versus a questão da qualidade percebida. |
3 - Analisar diferentes serviços do ponto de vista da sua qualidade, sob diversos aspectos, não apenas na entrega, mas também na venda e no atendimento/ pós-venda, não esquecendo de analisar a entrega. |
4 - Compreender as relações entre a gestão da qualidade em serviços e a gestão de pessoas. |
5 - Compreender os princípios da qualidade total a partir da visão japonesa, trazida para o Brasil pelo grupo de Vicente Falconi. |
6 - Elaborar indicadores de resultado (KPIs) |
7 - Elaborar fluxogramas de processos simples. |
8 - Elaborar procedimentos operacionais padrão (POPs) |
Principais destaques do Bloco
Portfólio
Durante este bloco, você irá produzir peças e materiais voltados para construção de seu portfólio profissional
Design na prática
Aqui é mão na massa! Você verá todos os conceitos e fundamentos do design gráfico, aprendendo a utilizá-los no Photoshop Adobe para a produção de materiais gráficos
Conteúdo Audiovisual
Você irá explorar os fundamentos da teoria da comunicação aplicados à indústria criativa e os processos da produção narrativa no audiovisual contemporâneo, como animações, filmes digitais, jogos e comerciais publicitários.
Conheça os outros blocos da graduação
Introdução a Indústria Criativa
O bloco “Introdução à Indústria Criativa” é o primeiro bloco de todas as graduações da ECDD. É uma oportunidade de conhecer várias áreas que se relacionam entre si, tais como design, fotografia, games, animação, publicidade e audiovisual. O conteúdo é baseado em conhecimentos gerais sobre a Indústria Criativa, desde os princípios do design às teorias da comunicação, além de noções básicas do uso de ferramentas digitais, que servem como base para todas as graduações da faculdade
Motion Design
Você irá criar filmes e projetos de animação para as plataformas mais populares do mercado, explorando as diversas formas de mídias e formatos de vídeos: aberturas de filmes, interfaces, vinhetas de programas e canais, anúncios publicitários, além de gifs e identidades visuais animadas.
Identidade Visual
Explore o universo criativo e aprenda a criar identidades visuais para empresas e negócios de variadas áreas. Esse bloco aborda todos os aspectos do ciclo de criação, incluindo as cores, fontes, logos, texturas, ícones e muito mais.
Web Design
Expanda sua prática de design gráfico e conheça o universo de criação de websites e documentos disponíveis no ambiente da World Wide Web. Aprenda a desenvolver layout de sites e aplicativos.
Design Editorial
Você irá aprender uma nova organização dos elementos visuais do design, focando no planejamento, criação e elaboração de projetos gráficos em publicações de múltiplas páginas.
Design para aplicativos
Você saberá como criar interfaces que atendam às expectativas do usuário e otimize sua experiência dentro do aplicativo, usando técnicas e padrões avançados de usabilidade.
Design Thinking
Conheça um novo método para pensar e desenvolver projetos de design, a partir de uma abordagem que tenha como objetivo converter os problemas do cliente em benefícios.