DESIGN GRÁFICO (DESIGN DIGITAL)

BLOCO DE IDENTIDADE VISUAL

DETALHAMENTO DAS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO BLOCO

Entregável do Bloco:
Logotipo e manual de identidade visual completo, contendo todos os elementos técnicos e justificativas conceituais para a marca criada.
Projeto de Bloco: Identidade Visual
1 - Descrever o que é e as metodologias envolvidas em um projeto de criação de uma identidade visual
2 - Planejar todas as etapas da elaboração de uma identidade visual
3 - Criar uma identidade visual
4 - Elaborar um manual de identidade visual
Semiótica
1 - Descrever os fundamentos da semiótica e da Gestalt aplicados ao design de identidades visuais
2 - Explicar a relação polissêmica entre o público alvo e o significado percebido de artefatos de design
3 - Argumentar sobre as dimensões sintática, semântica e pragmática de artefatos de design
4 - Projetar levando consideração as questões semânticas, semióticas e de interação significante
Branding e Design
1 - Explicar a relação entre as marcas e a estratégia das organizações
2 - Propor diferentes tipos de posicionamento de marca para organizações
3 - Descrever o processo de estabelecimento de uma marca
4 - Descrever os aspectos sensoriais e experienciais das marcas e sua influência no comportamento do consumidor
5 - Analisar identidades visuais à luz de princípios do branding e do design
Tipografia e Cores
1 - Aplicar os conceitos de harmonia e contraste de cores com consistência em projetos de design
2 - Analisar aspectos estéticos, étnicos e históricos da composição tipográfica em projetos de design
3 - Interpretar a abordagem multidisciplinar da teoria da cor e dos seus significados
4 - Analisar aspectos relacionados à tipografia e cores em projetos de identidade visual
Ilustração Digital para identidades visuais
1 - Aplicar princípios de desenvolvimento de Ilustrações vetoriais
2 - Aplicar princípios básicos da linguagem visual na concepção de ilustrações e mensagens visuais
3 - Aplicar técnicas avançadas de ilustração vetorial
4 - Criar uma identidade visual

Principais destaques do Bloco

Portfólio

Durante este bloco, você irá produzir peças e materiais voltados para construção de seu portfólio profissional

Design na prática

Aqui é mão na massa! Você verá todos os conceitos e fundamentos do design gráfico, aprendendo a utilizá-los no Photoshop Adobe para a produção de materiais gráficos

Conteúdo Audiovisual

Você irá explorar os fundamentos da teoria da comunicação aplicados à indústria criativa e os processos da produção narrativa no audiovisual contemporâneo, como animações, filmes digitais, jogos e comerciais publicitários.

Conheça os outros blocos da graduação

MATRIZ CURRICULAR

Introdução à Indústria Criativa

O bloco Introdução à Indústria Criativa é o alicerce fundamental de todas as graduações da ECDD. Esta etapa oferece uma visão estratégica e integrada de áreas que se conectam no mercado contemporâneo, tais como design, animação, games e audiovisual.

Além das disciplinas nucleares, o aluno inicia sua jornada com foco total em empregabilidade e futuro:

Carreira Criativa:

Mentoria para estruturação de portfólio, LinkedIn, autogestão e posicionamento no mercado desde o primeiro trimestre.

Inteligência Artificial:

Noções práticas de IA aplicada à Indústria Criativa, preparando o profissional para as novas demandas tecnológicas

Introdução à Indústria Criativa

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Design, Estética e Cultura
Disciplina 2: Comunicação Audiovisual

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Elementos do Design
Disciplina 4: Princípios da Animação

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco

Entregável: Desenvolvimento de uma solução inovadora para um desafio social real (diversidade ou sustentabilidade). O projeto envolve investigação empática, mapeamento de personas e prototipagem, resultando em uma entrega final em vídeo, animação, jogo ou projeto gráfico.

MOTION DESIGN

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Fundamentos da ilustração para vídeo
Disciplina 2: Fundamentos da Animação 2D para vídeo

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Ilustração vetorial para vídeo
Disciplina 4: Técnicas e estilos de animação 2.5D

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco

Entregável: Criação de um curta de motion design ou infográfico animado de 2 a 3 min, com a utilização dos princípios da animação, considerando as práticas de mercado.

IDENTIDADE VISUAL

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Semiótica
Disciplina 2: Branding e Design

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Ilustração Digital
Disciplina 4: Tipografia e Cores

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco

Entregável: Criação de uma Identidade Visual para uma marca contida em um brand book. Deve partir dos princípios do design e utilizar os softwares de vetor.

WEB DESIGN

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Princípios do Web Design
Disciplina 2: Introdução ao HTML e CCS

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Page Builders do WordPress
Disciplina 4: Otimização para Mecanismos de Busca (SEO)

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco

Entregável: Criação e desenvolvimento de um site responsivo no WordPress, com foco em UX/UI e acessibilidade. O projeto utilizará frameworks e construtores para otimização de layout, desempenho e SEO, preparando-o para a publicação digital.

DESIGN GRÁFICO E EDITORIAL

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Fundamentos do Design para Produção Gráfica Editorial
Disciplina 2: Fotografia e Retoque

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Produção Gráfica Editorial
Disciplina 4: Composição Digital

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco

Entregável: Criação e diagramação de um conjunto de peças gráficas, tais como poster, livreto, flyer para impressão e meio digital, voltado para uma produção cultural.

UX / UI DESIGN

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Pesquisa com Usuários
Disciplina 2: Design da Experiência do Usuário

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Estratégia de UX
Disciplina 4: Design da Interface do Usuário

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco

Entregável: Criação de protótipo navegável de um aplicativo utilizando plataformas digitais adequadas e seguindo os conceitos de usabilidade e UX Design.

DESIGN THINKING

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Fundamentos do Design Thinking
Disciplina 2: Técnicas de Imersão e Ética Profissional

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Técnicas de Co-criação e Relacionamento com o Cliente
Disciplina 4: Técnicas de Prototipação e Teste de Resultado

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco

Entregável: Criação de um projeto utilizando a metodologia Design Thinking para propor soluções relacionadas à sustentabilidade, direitos humanos ou questão racial.

DESIGN DE EXPERIÊNCIA

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Expressão artística e fotografia
Disciplina 2: Tecnologias interativas

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Design Sustentável
Disciplina 4: Laboratório de Inovação

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco

Entregável: Produção de um protótipo tridimensional de uma exposição imersiva com tecnologia interativa. O tema escolhido (ex.: consumo consciente, escassez hídrica, alimentação sustentável, mudanças climáticas) deve ser apresentado de forma inovadora. Seu projeto deve apresentar a experiência do visitante: percurso, interações, ambientação e narrativa visual.

MARCA E BRANDING

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Pesquisa e posicionamento estratégico
Disciplina 2: Branding e narrativa

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Gestão da marca
Disciplina 4: Marca e Identidade Visual

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco

Entregável: Criação de um brand book, fundamentado em storytelling para uma marca ou causa contemporânea. O entregável deve detalhar o conceito criativo, escolha tipográfica, paleta de cores e direção de fotografia – aplicada a um ecossistema multiplataforma (redes sociais, vídeos e peças interativas), evidenciando a consistência estética, o domínio técnico e a capacidade da marca de gerar conexões sensoriais e narrativas no ambiente digital.

A matriz curricular pode sofrer alterações sem aviso prévio, garantindo que o conteúdo esteja sempre alinhado às constantes evoluções e demandas do mercado.

Faça o download do livreto e conheça o portfólio completo dos cursos da ECDD.

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Introdução a Indústria Criativa

O bloco “Introdução à Indústria Criativa” é o primeiro bloco de todas as graduações da ECDD. É uma oportunidade de conhecer várias áreas que se relacionam entre si, tais como design, fotografia, games, animação, publicidade e audiovisual. O conteúdo é baseado em conhecimentos gerais sobre a Indústria Criativa, desde os princípios do design às teorias da comunicação, além de noções básicas do uso de ferramentas digitais, que servem como base para todas as graduações da faculdade

Motion Design

Você irá criar filmes e projetos de animação para as plataformas mais populares do mercado, explorando as diversas formas de mídias e formatos de vídeos: aberturas de filmes, interfaces, vinhetas de programas e canais, anúncios publicitários, além de gifs e identidades visuais animadas.

Identidade Visual

Explore o universo criativo e aprenda a criar identidades visuais para empresas e negócios de variadas áreas. Esse bloco aborda todos os aspectos do ciclo de criação, incluindo as cores, fontes, logos, texturas, ícones e muito mais.

Web Design

Expanda sua prática de design gráfico e conheça o universo de criação de websites e documentos disponíveis no ambiente da World Wide Web. Aprenda a desenvolver layout de sites e aplicativos.

Design Editorial

Você irá aprender uma nova organização dos elementos visuais do design, focando no planejamento, criação e elaboração de projetos gráficos em publicações de múltiplas páginas.

Design para aplicativos

Você saberá como criar interfaces que atendam às expectativas do usuário e otimize sua experiência dentro do aplicativo, usando técnicas e padrões avançados de usabilidade. 

Design Thinking

Conheça um novo método para pensar e desenvolver projetos de design, a partir de uma abordagem que tenha como objetivo converter os problemas do cliente em benefícios.