VESTIBULAR ECDD
DESIGN GRÁFICO (DESIGN DIGITAL)
BLOCO DE DESIGN DE APLICATIVOS
DETALHAMENTO DAS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO BLOCO
Entregável do Bloco: |
Projeto completo de design de experiência (UX) e protótipo navegável de alta fidelidade para um aplicativo mobile com design responsivo (suportando bem tablet e smartphone), acompanhado de relatório apresentando e justificando todas as escolhas realizadas e artefatos que demonstrem o processo de desenvolvimento, tais como storyboards, protótipos em baixo nível/mockups em papel, relatórios de pesquisas com usuários, relatórios de avaliação do protótipo e wireframes/rascunhos de layout. |
Projeto em Design para Aplicativos |
1 - Descrever as características de um projeto de design de aplicativos e sua relação com o desenvolvimento de um software |
2 - Planejar um projeto de design de aplicativos |
3 - Projetar a experiência do usuário para um aplicativo |
4 - Prototipar a experiência do usuário para um aplicativo |
5 - Avaliar a experiência do usuário para um aplicativo |
6 - Documentar e justificar decisões em um projeto de design para aplicativos |
Fundamentos do Design para Aplicativos |
1 - Demonstrar como o design de aplicativos ajuda na realização de tarefas |
2 - Descrever o impacto da tecnologia no design para aplicativos |
3 - Descrever as etapas do fluxo de trabalho no design para aplicativos |
4 - Utilizar uma solução para design de aplicativos |
User Experience (UX) para Aplicativos |
1 - Explicar os fundamentos do User Experience (UX) Design |
2 - Investigar e descrever a experiência atual dos usuários |
3 - Gerar ideias para solucionar o problema do projeto |
4 - Definir a Arquitetura da Informação para um aplicativo |
5 - Projetar a experiência do usuário de um aplicativo |
Prototipação de Alta Fidelidade e Design de Telas |
1 - Aplicar os princípios da percepção visual ao design para aplicativos |
2 - Utilizar as linguagens visuais e padrões das principais plataformas |
3 - Elaborar o design de telas para aplicativos |
4 - Elaborar protótipos de alta fidelidade para aplicativos para diferentes cenários |
5 - Aplicar técnicas de acessibilidade em interfaces |
Design de Interação e Avaliação da Usabilidade |
1 - Projetar interações em aplicativos |
2 - Realizar avaliações da usabilidade de aplicativos |
Principais destaques do Bloco
Portfólio
Durante este bloco, você irá produzir peças e materiais voltados para construção de seu portfólio profissional
Design na prática
Aqui é mão na massa! Você verá todos os conceitos e fundamentos do design gráfico, aprendendo a utilizá-los no Photoshop Adobe para a produção de materiais gráficos
Conteúdo Audiovisual
Você irá explorar os fundamentos da teoria da comunicação aplicados à indústria criativa e os processos da produção narrativa no audiovisual contemporâneo, como animações, filmes digitais, jogos e comerciais publicitários.
Conheça os outros blocos da graduação
Introdução à Industria Criativa
Bloco: Motin Design
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Fundamentos da ilustração para vídeo
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Fundamentos da Animação 2D para vídeo
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Ilustração para vídeo
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Técnicas e estilos para animação 2.5D
Bloco: Identidade Visual
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Semiótica
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Branding e Design
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Ilustração Digital
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Tipografia e Cores
Bloco: Web Design
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Introdução ao Design para a Internet
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Design de Experiência do Usuário para a Web (Web UX Design)
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Criação Web
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Implementação de site em WordPress
Bloco: Design Editorial
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Fundamentos do Design para Produção Gráfica Editorial
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Fotografia e Retoque
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Produção Gráfica Editorial
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Composição Digital
Bloco: Design para aplicativos
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Fundamentos do Design para Aplicativos
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User Experience (UX) para Aplicativos
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Prototipação de Alta Fidelidade e Design de Telas
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Design de Interação e Avaliação da Usabilidade
Bloco: Design Thinking
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Fundamentos do Design Thinking
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Técnicas de Imersão e Ética Profissional
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Técnicas de Co-criação e Relacionamento com o Cliente
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Técnicas de Prototipação e Teste de Resultado
MATRIZ CURRICULAR
Bloco: INTRODUÇÃO A INDÚSTRIA CRIATIVA
O bloco “Introdução à Indústria Criativa” é o primeiro bloco de todas as graduações da ECDD. É uma oportunidade de conhecer várias áreas que se relacionam entre si, tais como design, fotografia, games, animação, publicidade e audiovisual. O conteúdo é baseado em conhecimentos gerais sobre a Indústria Criativa, desde os princípios do design às teorias da comunicação, além de noções básicas do uso de ferramentas digitais, que servem como base para todas as graduações da faculdade.
DISCIPLINA: MOTION DESIGN
Grade curricular
Fundamentos da ilustração para vídeo
Fundamentos da Animação 2D para vídeo
Ilustração vetorial para vídeo
Técnicas e estilos de animação 2.5D
Projeto de Bloco
Criação de um curta de motion design ou infográfico animado de 2 a 3 min, com a utilização dos princípios da animação, considerando as práticas de mercado.
DISCIPLINA: IDENTIDADE VISUAL
Grade curricular
Semiótica
Branding e Design
Ilustração Digital
Tipografia e Cores
Projeto de Bloco
Criação de uma Identidade Visual para uma marca contida em um brand book. Deve partir dos princípios do design e utilizar os softwares de vetor.
DISCIPLINA: WEB DESIGN
Grade curricular
Introdução ao Design para a Internet
Design de Experiência do Usuário para a Web (Web UX Design)
Criação Web
Implementação de site em WordPress
Projeto de Bloco
Criação e desenvolvimento de um website em wordpress, desde sua concepção até sua implementação com os códigos iniciais, contendo cinco páginas.
DISCIPLINA: DESIGN EDITORIAL
Grade curricular
Fundamentos do Design para Produção Gráfica Editorial
Fotografia e Retoque
Produção Gráfica Editorial
Composição Digital
Projeto de Bloco
Criação e diagramação de um conjunto de peças gráficas, tais como poster, livreto, flyer para impressão e meio digital, voltado para uma produção cultural.
DISCIPLINA: DESIGN PARA APLICATIVOS
Grade curricular
Fundamentos do Design para Aplicativos
User Experience (UX) para Aplicativos
Prototipação de Alta Fidelidade e Design de Telas
Design de Interação e Avaliação da Usabilidade
Projeto de Bloco
Criação de protótipo navegável de um aplicativo utilizando plataformas digitais adequadas e seguindo os conceitos de usabilidade e UX Design.
DISCIPLINA: DESIGN THINKING
Grade curricular
Fundamentos do Design Thinking
Técnicas de Imersão e Ética Profissional
Técnicas de Co-criação e Relacionamento com o Cliente
Técnicas de Prototipação e Teste de Resultado
Projeto de Bloco
Criação de um projeto utilizando a metodologia Design Thinking para propor soluções relacionadas à sustentabilidade, direitos humanos ou questão racial.