
Pós-Graduação
MBA em UX Design, Arquitetura da Informação e Usabilidade
Design Thinking, Acessibilidade, Roadmap, Wireframe, Personas, UI Design, Design Responsivo, Design de Interação, Sketching, UX Research, Lean UX, Design de Interfaces
Conheça o MBA em UX Design
- Aulas 100% ao vivo
Não são vídeo aulas prontas, gravadas. São aulas iguais as de uma pós-graduação presencial.
- Turma de verdade
Você participa de uma turma de verdade, onde interage com alunos e professores e constrói seu networking.
- Baseada em projetos
Durante as aulas, você desenvolverá projetos práticos, que servirão para construir seu portfólio profissional.
- Professores de mercado
Os professores destas Pós atuam em grandes empresas do Rio, o principal mercado de Audiovisual do país.
Desenvolva técnicas e conceitos fundamentais para dominar a experiência do usuário e construir boas interfaces de um software web, desktop ou mobile.
Esse MBA aborda estratégia, pesquisa, definição de conteúdo, design de interação, avaliação de usabilidade, gestão de projetos e mais.
Além disso, você aprende competências de alta demanda profissional, como Kanban, design responsivo, lean UX e design thinking.
HORÁRIO
DAS AULAS
20h00 às 21h30
- Aulas ao vivo
PRÓXIMA
TURMA
18/10/2022
DIAS DA
SEMANA
Terça e Quinta
DURAÇÃO
DA PÓS
11 meses
Disciplinas e Competências
- Planejar a pesquisa com usuários
- Aplicar métodos de pesquisa com usuários
- Consolidar as informações coletadas na pesquisa
- Definir a solução de design a partir da identificação do problema
Competências complementares:
- Realizar pesquisa desk
- Recrutar participantes para a pesquisa
- Analisar insights da pesquisa
- Elaborar relatório de pesquisa com usuários
- Planejar testes de avaliação de usabilidade
- Realizar testes de avaliação heurística
- Realizar testes de avaliação de usabilidade com usuários
- Elaborar relatórios de avaliação com usuários
Competências complementares:
- Realizar testes com protótipo de baixa fidelidade
- Realizar testes de usabilidade de aplicativos mobile
- Seguir recomendações para acessibilidade no design da interface
- Organizar e rotular o conteúdo de um site, sistema ou aplicativo
- Projetar a navegação de um site, sistema ou aplicativo
- Projetar a busca de um site, sistema ou aplicativo
- Elaborar wireframes
Competências complementares:
- Realizar testes de card sorting
- Elaborar inventário de conteúdo de um site ou portal
- Definir a hierarquia das informações em uma página
- Elaborar layouts de páginas a partir da organização do conteúdo, rotulação, navegação e busca
- Mapear a experiência de um site, sistema ou aplicativo
- Elaborar o fluxo das tarefas de um site, sistema ou aplicativo
- Detalhar as ações do usuário
- Detalhar o feedback do sistema
Competências complementares:
- Elaborar cenários de uso para personas
- Definir as microinterações de um site, sistema ou aplicativo
- Elaborar o fluxo de telas em um protótipo a partir da definição da interação
- Iniciar o design de interfaces a partir do design da experiência
- Analisar soluções de design de interface a partir de cases
- Elaborar soluções de interface de aplicativos para fins específicos
- Aplicar padrões de design de aplicativos
Competências complementares:
- Mapear objetivos, tarefas, funcionalidades, páginas e conteúdo
- Utilizar visual thinking para a concepção do design
- Elaborar sketches das páginas de um aplicativo
- Justificar decisões de design em um projeto
- Elaborar layouts para plataformas Android e iOS
- Aplicar design visual na interface, incluindo cores, tipografia e imagens
- Elaborar um Design System
- Elaborar um protótipo de alta fidelidade
Competências complementares:
- Otimizar o processo de design de interfaces
- Elaborar layouts responsivos para diferentes resoluções
- Preparar especificações do design para o desenvolvimento
- Analisar o mercado
- Modelar um negócio
- Definir o Produto Mínimo Viável
- Planejar o lançamento do produto
Competências complementares:
- Definir o desafio de um projeto
- Alinhar requisitos do negócio com os requisitos dos usuários
- Definir as métricas de sucesso do negócio
- Apresentar pitch do negócio para investidores
- Definir atividades, equipe e recursos para o projeto
- Especificar funcionalidades
- Testar hipóteses de solução
- Realizar sprints de design
Competências complementares:
- Diferenciar a aplicação de métodos para a gestão de projetos de UX
- Especificar as funcionalidades que serão projetadas
- Definir a melhor versão do design a partir de teste A/B
- Facilitar workshops de UX
Perguntas Frequentes
Você terá uma verdadeira experiência de sala de aula, participando por áudio e vídeo, tirando dúvidas com os professores e construindo seu networking.
São 64 aulas interativas ao vivo e sete dias por semana de aprendizado na comunidade online. Você tem o apoio de professores dedicados, que são experts no assunto, e aprende junto com uma turma de profissionais de todo o Brasil.
Profissionais de Design e afins que desejam aprofundar seus conhecimentos e se diferenciar com o domínio da experiência do usuário (UX)
Profissionais de software que buscam se tornar melhores no desenvolvimento front-end
Profissionais que trabalhem com projetos digitais e queiram entender melhor sobre a experiência e interface com os usuários
Profissionais de Design e afins que desejam aprofundar seus conhecimentos e se diferenciar com o domínio da experiência do usuário (UX)
Profissionais de software que buscam se tornar melhores no desenvolvimento front-end
Profissionais que trabalhem com projetos digitais e queiram entender melhor sobre a experiência e interface com os usuários
Se você nunca trabalhou com uma ferramenta de prototipação, será indicado que estude em tutoriais para aprender a operar Adobe XD ou Figma, de forma a conseguir acompanhar as aulas sem dificuldade.
Você utilizará softwares como Miro, Figma e Adobe XD, que costumam rodar sem dificuldade em desktops e notebooks domésticos. Para o curso, você poderá usar as versões gratuitas destes softwares.
Coordenador
Leandro Calvão
Coordena a pós-graduação, que é ministrada por professores do quadro permanente do Instituto Infnet.
Prof. Calvão trabalha com design de sistemas para Internet desde 2002, tendo atuado como web designer, arquiteto da informação e consultor de UX na Petrobras. Além de coordenar a pós-graduação desde 2015, é mestre em informática pela Universidade Federal do Rio (UNIRIO) e especialista em Usabilidade.
Temas Abordados
- Pesquisa Desk
- Entrevista com usuários
- Personas
- Mapa de empatia
- Jornada do usuário
- Canvas da Proposta de Valor
- Matriz de priorização de funcionalidades
- Avaliação heurística
- Teste de prototipação em papel
- Teste de usabilidade
- Avaliação cooperativa
- Requisitos de acessibilidade
- Card Sorting
- Inventário de conteúdo
- Mapa de navegação do site
- Wireframe
- Cenário de uso
- Storyboard
- Mapa da Experiência
- Diagrama de fluxo da tarefa
- Microinteraçāo
- Wireflow
- Visual Thinking
- Sketching
- Padrões do design de interface
- Guia de Estilo
- Design System
- Protótipo de alta fidelidade
- Design responsivo
- Handoff de design
- Análise de concorrentes
- Estratégia do Oceano Azul
- Canvas do modelo de negócios
- Funil de conversão de clientes
- Métricas de UX
- MVP
- Pitch para investimento
- Design Sprint
- Lean UX
- Design Thinking
- Roadmap
- Kanban
Curso Único
FACULDADE FOCADA
Ministrado por uma escola totalmente dedicada à formação para a área criativa.
FERRAMENTAS
Domine ferramentas líderes de mercado: Adobe XD ou Figma para prototipação, Miro ou Whimsical para canvas.
MÉTODOS
Cobre os métodos mais importantes, como personas, canvas, matriz de priorização, prototipação, card sorting, wireframe, handoff, roadmap e Kanban.
NETWORKING
Colegas atuantes no mercado e que proporcionam um networking amplificado pela comunidade online de alunos, egressos e professores.
ENSINA DO INÍCIO
Não exige conhecimento prévio de HTML ou de ferramentas, desde que o aluno comprometa-se a estudar conteúdos adicionais indicados.
BIBLIOTECA VIRTUAL
Acesso a biblioteca online com mais de 35 mil livros, vídeos e tutoriais de editoras como: Focal Press, Peach Pit, Adobe Press, O’Reilly (Safari)
FLEXÍVEL
As aulas são ao vivo, mas ficam gravadas para você assistir conforme sua disponibilidade.
Faculdade Focada
Ministrado por uma escola totalmente dedicada à formação para a área criativa.
Ferramentas
Domine ferramentas líderes de mercado: Adobe XD ou Figma para prototipação, Miro ou Whimsical para canvas.
Flexível
As aulas são ao vivo, mas ficam gravadas para você assistir conforme sua disponibilidade.
Métodos
Cobre os métodos mais importantes, como personas, canvas, matriz de priorização, prototipação, card sorting, wireframe, handoff, roadmap e Kanban.
BIBLIOTECA VIRTUAL
Acesso a biblioteca online com mais de 35 mil livros, vídeos e tutoriais de editoras como: Focal Press, Peach Pit, Adobe Press, O'Reilly (Safari)
Networking
Colegas atuantes no mercado e que proporcionam um networking amplificado pela comunidade online de alunos, egressos e professores.
Ensina do início
Não exige conhecimento prévio de HTML ou de ferramentas, desde que o aluno comprometa-se a estudar conteúdos adicionais indicados.
Portfolio
No projeto de cada disciplina, você coloca em prática o aprendizado e desenvolve o seu portfólio em UX Design. Em todas as disciplinas você aprende colocando a mão na massa e é avaliado pelo resultado de seu trabalho, do mesmo jeito que no mercado.
Uma escola inteira para você
A ECDD, Escola de Comunicação e Design Digital do Instituto Infnet, é uma escola exclusiva para a indústria criativa. Seus cursos oferecem formação interdisciplinar voltada para a prática no mercado, pela integração do Design com tecnologias e negócios, e incentivam a mentalidade empreendedora em seus alunos.












Flexível
Você assiste às aulas, estuda e faz os trabalhos no horário que puder. Assistir ao vivo é o ideal, mas é você quem decide. Faça seu horário!

Carreiras e Competências
Realizar pesquisas com usuários, utilizando métodos como entrevistas, questionários e observações de campo;
Avaliar a usabilidade e a acessibilidade de websites, sistemas e aplicativos;
Projetar a experiência do usuário, incluindo conteúdo, interação, navegação e busca de websites e aplicativos;
Elaborar protótipos de interfaces de produtos digitais, considerando usabilidade, design visual e padrões de interação;
Definir as características e necessidades do produto digital, do público-alvo e do negócio.
Gerenciar projetos de UX, considerando as diversas etapas e métodos.
Impulsione sua carreira
UX Design na prática
O que difere um designer gráfico de um profissional do UX Design?
O UX Design O profissional de User experience

Quais são as principais ferramentas da área?
As principais ferramentas usadas pelo UX Design nas empresas são:
- Adobe XD
- Figma
Depoimentos de alunos da ECDD


PERGUNTAS FREQUENTES
O Infnet é a melhor faculdade de tecnologia do Rio de Janeiro. Foi fundado em 1994, para o ensino de excelência voltado às necessidades do mercado, e tornou-se referência nesse segmento. A proposta do Instituto é ensinar tecnologia aplicada ao contexto de negócios, isto é, como uma ferramenta para o desenvolvimento das organizações.
Nossa qualidade foi reconhecida pelo MEC, que conferiu conceito máximo (5) para a modalidade EAD da instituição e para todas as graduações reconhecidas.
Este nível de qualidade só é possível pela metodologia que combina aulas ao vivo diárias e o aprendizado através do desenvolvimento de projetos com desafios reais da profissão. Além disso, a metodologia de avaliação por competências aproxima os alunos do mercado de trabalho.
Sim, com aprofundamento em cada disciplina, como se espera de um curso de especialização. Para nós, pós-graduação não pode ser videoaula gravada para autoestudo.
É uma pós-graduação de verdade, com aulas de verdade.
Você precisará assistir a todas as aulas, ao vivo ou gravadas, como for melhor para você. Também precisará fazer os projetos e estudar os conteúdos indicados. É esperada uma dedicação média de cerca de oito horas por semana ao longo dos onze meses de aulas.
São profissionais que trabalham na área em que lecionam, recrutados dentre os melhores profissionais em empresas como Petrobras, White Martins, Stone, Globo, Dataprev, Eletrobras Furnas, Ágora, BNDES, Amil e Accenture. O Instituto Infnet acredita que só quem trabalha no setor é capaz de ministrar aulas conectadas com o mercado. Além disso, em sua maioria, possuem mestrado ou doutorado e as certificações cobertas no programa.
Sim, precisa – ao vivo ou gravadas. O ideal é conseguir assistir ao vivo para aproveitar ao máximo, mas não é obrigatório. Para ser aprovado em uma disciplina, é necessário ter assistido todas as oito aulas até o dia da entrega do projeto, que acontece uma semana depois da última aula ao vivo.
Porque é uma pós-graduação para o aluno aprender de verdade, e não uma sequência de palestras.
Cada disciplina tem 45 horas de aulas, estudos e desenvolvimento de projeto, permitindo que o aluno aprofunde-se no assunto, em nível profissional.
Ter dezenas de disciplinas curtas e professores variados pode parecer bom à primeira vista, mas é a fórmula para um curso sem profundidade.
Você terá que fazê-la novamente (a mesma ou uma disciplina similar, indicada pela instituição).
O aluno aprende muito mais fazendo projetos ao longo de todo o curso do que em um TCC no final. Além disso, é muito comum no Brasil o aluno deixar de entregar seu TCC e perder o certificado.
Projetos espalhados durante a pós-graduação ajudam o aluno a manter o ritmo e oferecem oportunidades de avaliação mais aprofundadas e justas que provas online.
Você terá as mesmas oportunidades de aprendizado, com aulas ao vivo, colegas de classe, trabalhos e indicação de conteúdos adicionais para estudar.
Só existe uma forma transparente e objetiva de indicar o que o aluno domina ao final de um curso: uma lista de competências.
“Competência” é algo que você sabe realizar ou resolver. Ao final da pós-graduação, você terá um conjunto de novas competências para aplicar em seu trabalho.
Sim, o certificado da pós-graduação na modalidade Live é o mesmo de uma pós-graduação presencial.
Para assistir às aulas, basta um celular com câmera e boa conexão internet wifi ou 4g. Melhor ainda se você usar um desktop ou notebook com câmera e um confortável fone de ouvidos, que é a configuração recomendada.
A pós-graduação utiliza uma solução integrada de Moodle, Zoom, Workplace, biblioteca Safari e G Suite. Apesar de todos eles terem versões para mobile, em vários momentos será bem mais confortável usar um computador.
Alguns títulos de pós têm exigências específicas de hardware para a utilização de máquinas virtuais e labs remotos.
Fale conosco
Saiba tudo sobre as informações, admissão e valores da Pós-Graduação MBA em UX Design, Arquitetura da Informação e Usabilidade no chat abaixo. Você pode iniciar uma conversa conosco e tirar suas dúvidas!