ECDD | Comunicação e Design

Pós-Graduação Gamificação e Jogos sérios

No mundo atual – veloz, conectado, interativo, saturado de notificações e com entretenimentos por toda a parte – cresce a dificuldade para se conseguir a atenção das pessoas, motivá-las a iniciar um processo e mantê-las focadas até o final. Por isso, a Gamificação tem deixado de ser uma opção e se tornado uma necessidade nas escolas, no comércio, nas indústrias e nos mais diversos tipos de produtos e serviços. O profissional que sabe gamificar os processos na sua área de atuação já é e será, cada vez mais, valorizado, porque esse conhecimento manifesta-se objetivamente na entrega de melhores resultados.

Matriz Curricular

Processo criativo de gamificação

Fundamentos de Publicidade e Marketing com Game Design

→ Explicar os conceitos essenciais de publicidade e marketing e sua relação com jogos;

→ Delimitar o escopo e o objetivo de gamificações para vendas;

→ Projetar gamificação da descoberta;

→ Projetar gamificação da captação;

→ Projetar gamificação da venda;

→ Projetar gamificação do pós-venda;

 

Técnicas de Gamificação para Publicidade e Marketing

→ Utilizar a game engine Unity para a criação de advergames (jogos publicitários);

→ Implementar no Unity mecânicas comuns em advergames;

→ Inserir imagens e efeitos sonoros em jogos digitais;

→ Criar protótipos de advergames de média fidelidade.

→ Aplicar gatilhos mentais em cada uma das 4 etapas de gamificação da venda.

 

Projeto de Bloco

Neste bloco o aluno irá desenvolver um protótipo de advergame de ação com Unity ou criar uma campanha gamificada para promoção de uma ideia ou produto.

Princípios de Game Design para Jogos Casuais

 

→ Realizar pesquisas de mercado

→ Definir público-alvo

→ Entender como se comportam os jogadores casuais

→ Estabelecer Unique Selling Points

→ Conceituar um jogo casual para mobile

→ Elaborar o game design de um jogo casual para mobile (definir as principais mecânicas, prototipar, testar e iterar)

→ Conduzir playtests

→ Definir um fluxo de telas

→ Prototipar um jogo casual em Construct

 

Produção de Jogos Casuais para Mobile

→ Desenvolver e produzir um jogo para smartphone

→ Usar e adaptar o Scrum como metodologia ágil de desenvolvimento

→ Projetar level design

→ Estruturar interfaces do usuário para touch screen gameplays

→ Balancear um jogo

→ Projetar camadas de gameplay

→ Disponibilizar o jogo numa loja virtual

→ Elaborar e apresentar um game proposal (pitch)

 

Projeto de Bloco

Neste bloco o aluno irá desenvolver um protótipo de jogo digital casual para mobile

Fundamentos de Aprendizagem e Motivação com Game Design

→ Explicar os conceitos essenciais de aprendizagem e motivação e sua relação com jogos

→ Delimitar o escopo e o objetivo de gamificações

→ Abstrair estruturas conceituais de situações reais para ensiná-las ludicamente

→ Aplicar os sete princípios pedagógicos dos jogos em projetos de gamificação

→ Projetar gamificações a partir da estrutura conceitual do objeto de conhecimento

→ Ressignificar objetos e aplicar gatilhos mentais para motivar comportamentos por meio de game design

→ Criar protótipos de jogos de baixa fidelidade

 

Técnicas de Gamificação para Aprendizagem e Motivação

→ Identificar e projetar gamificações para os quatro arquétipos de jogadores de Richard Bartle

→ Relacionar as principais mecânicas de jogos às suas aplicações em gamificação para aprendizagem e motivação

→ Refletir e cuidar da ética em projetos de gamificação

→ Criar feedbacks de desempenho frequentes e regulares

→ Planejar recompensas intrínsecas e extrínsecas

→ Criar protótipos de média fidelidade

 

Projeto de Bloco

Neste bloco o aluno deve criar um jogo ou conjunto de atividades gamificadas para aplicação em salas de aula ou atividades de treinamento, utilizando ferramentas digitais

Pré-produção de Gamificação com Narrativas Interativas

→ Conhecer os formatos clássicos de storytelling interativo

→ Desenvolver enredo e roteiro

→ Construir desafios consistentes com o roteiro

→ Projetar mecânicas em jogos adventure

→ Criar e usufruir o documento de design

→ Caracterizar protagonista e antagonista

→ Esquematizar árvores de diálogos

 

Produção de Gamificação com Narrativas Interativas

→ Estruturar fluxos de tela em narrativas interativas

→ Dominar estilo textual e gráfico de adveture games

→ Prototipar jogos contendo narrativas interativas

→ Prototipar jogos em Twine

 

Projeto e Bloco

Neste bloco o aluno irá criar um protótipo digital de jogo ou de gamificação utilizando narrativas interativas.

Fundamentos de Publicidade e Marketing com Game Design

→ Explicar os conceitos essenciais de publicidade e marketing e sua relação com jogos;

→ Delimitar o escopo e o objetivo de gamificações para vendas;

→ Projetar gamificação da descoberta;

→ Projetar gamificação da captação;

→ Projetar gamificação da venda;

→ Projetar gamificação do pós-venda;

 

Técnicas de Gamificação para Publicidade e Marketing

→ Utilizar a game engine Unity para a criação de advergames (jogos publicitários);

→ Implementar no Unity mecânicas comuns em advergames;

→ Inserir imagens e efeitos sonoros em jogos digitais;

→ Criar protótipos de advergames de média fidelidade.

→ Aplicar gatilhos mentais em cada uma das 4 etapas de gamificação da venda.

 

Projeto de Bloco

Neste bloco o aluno irá desenvolver um protótipo de advergame de ação com Unity ou criar uma campanha gamificada para promoção de uma ideia ou produto.

Princípios de Game Design para Jogos Casuais

→ Realizar pesquisas de mercado

→ Definir público-alvo

→ Entender como se comportam os jogadores casuais

→ Estabelecer Unique Selling Points

→ Conceituar um jogo casual para mobile

→ Elaborar o game design de um jogo casual para mobile (definir as principais mecânicas, prototipar, testar e iterar)

→ Conduzir playtests

→ Definir um fluxo de telas

→ Prototipar um jogo casual em Construct

 

Produção de Jogos Casuais para Mobile

→ Desenvolver e produzir um jogo para smartphone

→ Usar e adaptar o Scrum como metodologia ágil de desenvolvimento

→ Projetar level design

→ Estruturar interfaces do usuário para touch screen gameplays

→ Balancear um jogo

→ Projetar camadas de gameplay

→ Disponibilizar o jogo numa loja virtual

→ Elaborar e apresentar um game proposal (pitch)

 

Projeto de Bloco

Neste bloco o aluno irá desenvolver um protótipo de jogo digital casual para mobile

Fundamentos de Aprendizagem e Motivação com Game Design

→ Explicar os conceitos essenciais de aprendizagem e motivação e sua relação com jogos

→ Delimitar o escopo e o objetivo de gamificações

→ Abstrair estruturas conceituais de situações reais para ensiná-las ludicamente

→ Aplicar os sete princípios pedagógicos dos jogos em projetos de gamificação

→ Projetar gamificações a partir da estrutura conceitual do objeto de conhecimento

→ Ressignificar objetos e aplicar gatilhos mentais para motivar comportamentos por meio de game design

→ Criar protótipos de jogos de baixa fidelidade

 

Técnicas de Gamificação para Aprendizagem e Motivação

→ Identificar e projetar gamificações para os quatro arquétipos de jogadores de Richard Bartle

→ Relacionar as principais mecânicas de jogos às suas aplicações em gamificação para aprendizagem e motivação

→ Refletir e cuidar da ética em projetos de gamificação

→ Criar feedbacks de desempenho frequentes e regulares

→ Planejar recompensas intrínsecas e extrínsecas

→ Criar protótipos de média fidelidade

 

Projeto de Bloco

Neste bloco o aluno deve criar um jogo ou conjunto de atividades gamificadas para aplicação em salas de aula ou atividades de treinamento, utilizando ferramentas digitais

Pré-produção de Gamificação com Narrativas Interativas

→ Conhecer os formatos clássicos de storytelling interativo

→ Desenvolver enredo e roteiro

→ Construir desafios consistentes com o roteiro

→ Projetar mecânicas em jogos adventure

→ Criar e usufruir o documento de design

→ Caracterizar protagonista e antagonista

→ Esquematizar árvores de diálogos

 

Produção de Gamificação com Narrativas Interativas

→ Estruturar fluxos de tela em narrativas interativas

→ Dominar estilo textual e gráfico de adveture games

→ Prototipar jogos contendo narrativas interativas

→ Prototipar jogos em Twine

 

Projeto e Bloco

Neste bloco o aluno irá criar um protótipo digital de jogo ou de gamificação utilizando narrativas interativas.

Esse programa no momento não possui aulas presenciais. Essa oferta ficará disponível no futuro na modalidade Live.

Perguntas Frequentes

As aulas são ministradas em laboratório com uma workstation por aluno em sábados alternados (uma aula a cada 14 dias), das 8:30h às 18:30h.

Os professores são profissionais do mercado e focam suas aulas no desenvolvimento de projetos em grupo (ou individuais), buscando, na medida do possível, adequá-los às demandas e perfil de cada aluno para promover experiências e portfólio que alavanquem suas carreiras na direção que buscam.

As aulas são ministradas em laboratório com uma workstation por aluno em sábados alternados (uma aula a cada 14 dias), das 8:30h às 18:30h. Os professores são profissionais do mercado e focam suas aulas no desenvolvimento de projetos em grupo (ou individuais), buscando, na medida do possível, adequá-los às demandas e perfil de cada aluno para promover experiências e portfólio que alavanquem suas carreiras na direção que buscam.

O curso é voltado para professores e educadores em geral, profissionais de marketing e publicitários, profissionais da área de recursos humanos, profissionais em cargos de liderança e designers em geral, inclusive game designers que queiram ampliar seus campos de atuação.

O profissional pode ser graduado em qualquer área, devendo entrar no curso apenas se tiver interesse em atuar com gamificação.

As aulas são ministradas em laboratório com uma workstation por aluno em sábados alternados (uma aula a cada 14 dias), das 8:30h às 18:30h.

Os professores são profissionais do mercado e focam suas aulas no desenvolvimento de projetos em grupo (ou individuais), buscando, na medida do possível, adequá-los às demandas e perfil de cada aluno para promover experiências e portfólio que alavanquem suas carreiras na direção que buscam.

As aulas são ministradas em laboratório com uma workstation por aluno em sábados alternados (uma aula a cada 14 dias), das 8:30h às 18:30h. Os professores são profissionais do mercado e focam suas aulas no desenvolvimento de projetos em grupo (ou individuais), buscando, na medida do possível, adequá-los às demandas e perfil de cada aluno para promover experiências e portfólio que alavanquem suas carreiras na direção que buscam.

O curso é voltado para professores e educadores em geral, profissionais de marketing e publicitários, profissionais da área de recursos humanos, profissionais em cargos de liderança e designers em geral, inclusive game designers que queiram ampliar seus campos de atuação.

O profissional pode ser graduado em qualquer área, devendo entrar no curso apenas se tiver interesse em atuar com gamificação.

Coordenador

Leandro Costa

Coordena a pós-graduação, que é ministrada por professores do quadro permanente do Instituto Infnet.

O Prof. Leandro Demenciano Costa é fundador e Lead Game Designer na Ludilens, autor do livro “O que os Jogos de Entretenimento têm que os Educativos não têm” e coordenador pedagógico de pós-graduação na ECDD- Instituto Infnet – desde 2016. Já participou do desenvolvimento de mais de 80 games e gamificações publicados para empresas e marcas como Dragon Ball Z, Coca-Cola, Gloob, UOL e Brasil Game Show. É Bacharel e Mestre em Design pela PUC-Rio.

Temas Abordados

Uma escola inteira para você

A ECDD, Escola de Comunicação e Design Digital do Instituto Infnet, é uma escola exclusiva para a indústria criativa. Seus cursos oferecem formação interdisciplinar voltada para a prática no mercado, pela integração do Design com tecnologias e negócios, e incentivam a mentalidade empreendedora em seus alunos.

Único

Aprendizado 100% Prático

Todas as aulas ministradas em laboratório com uma workstation por aluno, para que coloquem em prática na hora as ferramentas que aprendem.

Presencial, mas também com aulas transmitidas e gravadas

Aqui, você não perde o conteúdo. As aulas também são transmitidas online e ficam gravadas em nossa plataforma.

Infraestrutura

Nossos campus são projetados com ambientes de estudo equipados e preparados para o aluno ter o máximo de foco, conforto e rendimento.

Imersão ao mercado

Como parte desta Pós, você irá participar de palestras e eventos com empregadores a respeito dos assuntos mais atuais da área, garantindo um real contato com profissionais atuantes e ajudando na sua imersão ao mercado.

LABORATÓRIO DE GAMIFICAÇÃO

Os alunos interessados e que forem aprovados no processo de seleção podem participar de uma equipe multidisciplinar que desenvolve projetos de gamificação para o mercado, colocando em prática o que estão aprendendo.

Corpo docente

Professores atuantes no mercado de jogos e Gamificação e com excelente formação acadêmica

Portfolio

Em cada disciplina, você coloca em prática o aprendizado e desenvolve um projeto em Educação. Em todas as disciplinas você aprende colocando a mão na massa e ganha, ao longo da pós, um amplo repertório de práticas didáticas explorando novas tecnologias e estratégias criativas apropriadas para diferentes situações.

Carreiras e Competências

  • Professor, Designer Instrucional e Educador diferenciado por sua habilidade em trabalhar com gamificação
  • Profissionais de marketing e gestores habilitados a utilizar a gamificação em seus diversos projetos
  • Gamification Designer para diferentes indústrias
  • Game Designer especialista em Gamificação e Jogos Sérios

Professor criativo em ação

Novas Tecnologias para a Educação

Você aprende uma série de tecnologias fáceis de utilizar que incrementarão suas aulas com contextualizações mais realistas, dinâmicas de grupo mais interativas, explicações mais didáticas e comunicação mais fluida. Também aprenderá a configurar seu ambiente físico e virtual e as melhores práticas de ensino remoto e a distância.

Jogos e Gamificação

Você aprende a criar, adaptar, selecionar e aplicar jogos e gamificações que aumentarão em muito o interesse dos alunos durante as aulas e até fora delas. Isso porque, na realidade do jogo, os conteúdos ganham um significado funcional maior, uma utilidade prática e aplicável dentro do que é interessante para os alunos.

Storytelling para professores

Poucas coisas são tão poderosas para conquistar e emocionar as pessoas quanto uma história bem contada. Escritores, Diretores de Cinema e Publicitários sabem disso muito bem. Neste bloco, você aprende as mesmas técnicas adaptadas para o contexto do ensino em sala de aula presencial, remota e a distância.

Processos Criativos

Aprenda a utilizar técnicas de Design Thinking para ter clareza dos objetivos, das personas, dos recursos disponíveis e de como integrar todas essas variáveis para planejar aulas e outras experiências de aprendizagem criativas e otimizadas.

Impulsione sua carreira

Trabalhando num mercado em alta

A transformação digital mudou completamente a realidade à nossa volta, impactando quase todas as nossas experiências cotidianas: do trabalho aos relacionamentos amorosos. Com o audiovisual não poderia ser diferente. Se há dez anos a grande dúvida de produção era sobre filmar os conteúdos com película ou usar as já então potentes câmeras digitais, o sentimento agora é de um positivo desconhecimento dos limites sobre até onde a revolução do combo audiovisual + digital + Internet pode nos levar.

Jornalista gravando entrevista

Com novos formatos físicos, diferentes durações e formas de interação, o audiovisual está a um clique de qualquer pessoa com um dispositivo conectado à Internet. Por conta disso, temos um outro desdobramento: aprodução aumentou exponencialmente para conseguir atender ao consumo deste público ávido por entretenimento, informação e experiências. Para termos uma noção, cerca de 300 horas de vídeo são disponibilizadas no YouTube a cada minuto, e quase cinco bilhões de vídeos são assistidos no site a cada dia. Se pensarmos no volume das mídias sociais, sites, apps de comunicação, streaming e outras plataformas, a dimensão é incrivelmente grande.

Isso significa espaço para novos canais, criadores de conteúdo, filmmakers e marcas. Promove a democratização do acesso ao público e à produção. Impensável até quinze anos atrás, hoje qualquer pessoa com um celular e um computador é um canal de conteúdo em potencial.

Faça o download do folder da Pós-Graduação em Gamificação e Jogos Sérios

Depoimentos de alunos da ECDD

Tire suas dúvidas sobre o ensino do Instituto Infnet

O Infnet é a melhor faculdade de tecnologia do Rio de Janeiro. Foi fundado em 1994, para o ensino de excelência voltado às necessidades do mercado, e tornou-se referência nesse segmento. A proposta do Instituto é ensinar tecnologia aplicada ao contexto de negócios, isto é, como uma ferramenta para o desenvolvimento das organizações.

São profissionais que trabalham na área em que lecionam, recrutados dentre os melhores profissionais em empresas como Petrobras, White Martins, Stone, Globo, Dataprev, Eletrobras Furnas, Ágora, BNDES, Amil e Accenture. O Instituto Infnet acredita que só quem trabalha no setor é capaz de ministrar aulas conectadas com o mercado. Além disso, em sua maioria, possuem mestrado ou doutorado e as certificações cobertas no programa.

Só existe uma forma transparente e objetiva de indicar o que o aluno domina ao final de um curso: uma lista de competências.

“Competência” é algo que você sabe realizar ou resolver. Ao final da pós-graduação, você terá um conjunto de novas competências para aplicar em seu trabalho.

Sim, o programa de um curso de pós-graduação é dinâmico e suas disciplinas, competências e estrutura podem ser modificadas pela instituição. Há várias razões para um curso sofrer alterações: mudanças na tecnologia, mudanças no mercado, evolução das certificações, aprendizados da instituição, ajustes no modelo de ensino, demandas do corpo discente, feedback dos docentes e outras.

Você terá que fazê-la novamente (a mesma ou uma disciplina similar, indicada pela instituição).

O Infnet é a melhor faculdade de tecnologia do Rio de Janeiro. Foi fundado em 1994, para o ensino de excelência voltado às necessidades do mercado, e tornou-se referência nesse segmento. A proposta do Instituto é ensinar tecnologia aplicada ao contexto de negócios, isto é, como uma ferramenta para o desenvolvimento das organizações.

São profissionais que trabalham na área em que lecionam, recrutados dentre os melhores profissionais em empresas como Petrobras, White Martins, Stone, Globo, Dataprev, Eletrobras Furnas, Ágora, BNDES, Amil e Accenture. O Instituto Infnet acredita que só quem trabalha no setor é capaz de ministrar aulas conectadas com o mercado. Além disso, em sua maioria, possuem mestrado ou doutorado e as certificações cobertas no programa.

Só existe uma forma transparente e objetiva de indicar o que o aluno domina ao final de um curso: uma lista de competências.

“Competência” é algo que você sabe realizar ou resolver. Ao final da pós-graduação, você terá um conjunto de novas competências para aplicar em seu trabalho.

Sim, o programa de um curso de pós-graduação é dinâmico e suas disciplinas, competências e estrutura podem ser modificadas pela instituição. Há várias razões para um curso sofrer alterações: mudanças na tecnologia, mudanças no mercado, evolução das certificações, aprendizados da instituição, ajustes no modelo de ensino, demandas do corpo discente, feedback dos docentes e outras.

Você terá que fazê-la novamente (a mesma ou uma disciplina similar, indicada pela instituição).

Fale conosco!

Saiba tudo sobre as informações, admissão e valores do curso no chat abaixo. Você pode iniciar uma conversa conosco e tirar suas dúvidas!

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