VESTIBULAR ECDD
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
BLOCO DE PLANEJAMENTO DE MÍDIA EM CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS
DETALHAMENTO DAS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO BLOCO
Entregável do Bloco: |
Plano de Mídia para uma campanha publicitária, com mapa de continuidade e cronograma geral de campanha, padrão de exposição, mapa de veiculação e plano de gestão de métricas de eficácia/performance. |
Projeto de Bloco: Planejamento de Mídia em Campanhas Publicitárias |
1 - Reconhecer as funções de um profissional de mídia e sua relação com outros departamentos. |
2 - Interpretar briefings para jobs de reserva de espaços. |
3 - Construir um cronograma geral de campanha e um mapa de continuidade para um plano de mídia. |
4 - Construir um padrão de exposição e um mapa de veiculação para um plano de mídia |
5 - Construir um plano de gestão de métricas de eficácia/performance para um plano de mídia |
6 - Apresentar um plano de mídia para clientes. |
Comunicação, Mídia e Tecnologia |
1 - Descrever as principais características da história da mídia no Brasil. |
2 - Descrever os impactos sociais da convergência midiática e formas de ativismo em plataformas de sociabilidade. |
3 - Interpretar os estudos sobre a sociedade do consumo, sobretudo, midiático. |
4 - Entender a importância do estudo de públicos-alvo (segmentação e demandas e o conceito de gerações). |
5 - Compreender a importância da pesquisa de mercado para decisões de mídia e dos conceitos de mix de marketing e comunicação. |
Técnicas de comercialização publicitária |
1 - Selecionar veículos apropriados para execução de um plano de mídia em diferentes meios. |
2 - Identificar a regulamentação das mensagens e na divulgação nos espaços publicitários. |
3 - Interpretar anuário de mídia (cobertura). |
4 - Compreender as formas e prazos para entrega de arquivos e veiculação. |
Controle e execução de verba publicitária |
1 - Compreender aspectos de comissão e agenciamento publicitário (aspectos legais). |
2 - Compreender as formas de negociação com os principais players do mercado. |
3 - Interpretar tabelas de pedidos de inserção. |
4 - Elaborar planilhas de comercialização de espaços publicitários. |
Métricas para campanhas publicitárias |
1 - Interpretar métricas para os tipos de mídia: impressa, eletrônica, digital e out-of-home. |
2 - Reconhecer os principais indicadores para diversos tipos de mídia. |
3 - Compreender índices e participação de audiências para televisão. |
4 - Compreender a relação entre escolha de espaços publicitários e audiência. |
5 - Elaborar planilhas de investimentos midiáticos, a partir da leitura de índices. |
Principais destaques do Bloco
Portfólio
Durante este bloco, você irá produzir peças e materiais voltados para construção de seu portfólio profissional
Design na prática
Aqui é mão na massa! Você verá todos os conceitos e fundamentos do design gráfico, aprendendo a utilizá-los no Photoshop Adobe para a produção de materiais gráficos
Conteúdo Audiovisual
Você irá explorar os fundamentos da teoria da comunicação aplicados à indústria criativa e os processos da produção narrativa no audiovisual contemporâneo, como animações, filmes digitais, jogos e comerciais publicitários.
Conheça os outros blocos da graduação
Introdução a Indústria Criativa
O bloco “Introdução à Indústria Criativa” é o primeiro bloco de todas as graduações da ECDD. É uma oportunidade de conhecer várias áreas que se relacionam entre si, tais como design, fotografia, games, animação, publicidade e audiovisual. O conteúdo é baseado em conhecimentos gerais sobre a Indústria Criativa, desde os princípios do design às teorias da comunicação, além de noções básicas do uso de ferramentas digitais, que servem como base para todas as graduações da faculdade
Motion Design
Você irá criar filmes e projetos de animação para as plataformas mais populares do mercado, explorando as diversas formas de mídias e formatos de vídeos: aberturas de filmes, interfaces, vinhetas de programas e canais, anúncios publicitários, além de gifs e identidades visuais animadas.
Identidade Visual
Explore o universo criativo e aprenda a criar identidades visuais para empresas e negócios de variadas áreas. Esse bloco aborda todos os aspectos do ciclo de criação, incluindo as cores, fontes, logos, texturas, ícones e muito mais.
Web Design
Expanda sua prática de design gráfico e conheça o universo de criação de websites e documentos disponíveis no ambiente da World Wide Web. Aprenda a desenvolver layout de sites e aplicativos.
Design Editorial
Você irá aprender uma nova organização dos elementos visuais do design, focando no planejamento, criação e elaboração de projetos gráficos em publicações de múltiplas páginas.
Design para aplicativos
Você saberá como criar interfaces que atendam às expectativas do usuário e otimize sua experiência dentro do aplicativo, usando técnicas e padrões avançados de usabilidade.
Design Thinking
Conheça um novo método para pensar e desenvolver projetos de design, a partir de uma abordagem que tenha como objetivo converter os problemas do cliente em benefícios.