VESTIBULAR ECDD
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
BLOCO DE PLANEJAMENTO DE MARKETING E COMUNICAÇÃO
DETALHAMENTO DAS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO BLOCO
Entregável do Bloco: |
Plano de Marketing e Comunicação para uma nova empresa ou novo produto ou novo serviço, envolvendo diagnóstico validado por meio de pesquisa de mercado, análises de público-alvo, objetivo, mix, orçamento e estratégia de comunicação de uma campanha publicitária voltada para o desenvolvimento de uma marca. |
Projeto de Bloco em Planejamento de Marketing e Comunicação |
1 - Explicar a importância da inovação e do planejamento de marketing para organizações |
2 - Inovar usando técnicas de prototipagem em marketing |
3 - Analisar planos de marketing e de comunicação |
4 - Iniciar, planejar, executar, controlar e finalizar um projeto de planejamento de marketing e comunicação |
5 - Apresentar um projeto de planejamento de marketing e comunicação |
Fundamentos e Planejamento de Marketing e Comunicação |
1 - Descrever os fundamentos do marketing |
2 - Explicar as relações do marketing com a comunicação |
3 - Elaborar um plano de marketing |
4 - Elaborar um plano de comunicação |
5 - Refletir criticamente sobre os limites do planejamento de marketing e comunicação |
Teoria da Comunicação |
1 - Descrever o objeto de estudo da comunicação e sua interdisciplinaridade com outras áreas |
2 - Descrever os fundamentos da teoria da comunicação com ênfase na publicidade e propaganda |
3 - Descrever os fundamentos da história da comunicação |
4 - Explicar a questão da semiótica na publicidade |
5 - Analisar correntes teóricas, paradigmas e tendências da comunicação |
Branding e Comunicação |
1 - Descrever os fundamentos do branding |
2 - Desenvolver o conceito de marcas |
3 - Relacionar branding e design |
4 - Elaborar uma estratégia de comunicação para a divulgação de uma marca |
Pesquisa de mercado (Quanti e Quali) |
1 - Descrever os fundamentos da pesquisa de mercada qualitativa e quantitativa |
2 - Explicar o papel e a relevância da pesquisa de mercado para o marketing |
3 - Explicar como as técnicas de pesquisa de mercado se relacionam com o conceito de SIM (Sistema de Informação de Marketing) |
4 - Realizar pesquisas de mercado qualitativas |
5 - Realizar pesquisas de mercado quantitativas |
Principais destaques do Bloco
Portfólio
Durante este bloco, você irá produzir peças e materiais voltados para construção de seu portfólio profissional
Design na prática
Aqui é mão na massa! Você verá todos os conceitos e fundamentos do design gráfico, aprendendo a utilizá-los no Photoshop Adobe para a produção de materiais gráficos
Conteúdo Audiovisual
Você irá explorar os fundamentos da teoria da comunicação aplicados à indústria criativa e os processos da produção narrativa no audiovisual contemporâneo, como animações, filmes digitais, jogos e comerciais publicitários.
Conheça os outros blocos da graduação
Introdução a Indústria Criativa
O bloco “Introdução à Indústria Criativa” é o primeiro bloco de todas as graduações da ECDD. É uma oportunidade de conhecer várias áreas que se relacionam entre si, tais como design, fotografia, games, animação, publicidade e audiovisual. O conteúdo é baseado em conhecimentos gerais sobre a Indústria Criativa, desde os princípios do design às teorias da comunicação, além de noções básicas do uso de ferramentas digitais, que servem como base para todas as graduações da faculdade
Motion Design
Você irá criar filmes e projetos de animação para as plataformas mais populares do mercado, explorando as diversas formas de mídias e formatos de vídeos: aberturas de filmes, interfaces, vinhetas de programas e canais, anúncios publicitários, além de gifs e identidades visuais animadas.
Identidade Visual
Explore o universo criativo e aprenda a criar identidades visuais para empresas e negócios de variadas áreas. Esse bloco aborda todos os aspectos do ciclo de criação, incluindo as cores, fontes, logos, texturas, ícones e muito mais.
Web Design
Expanda sua prática de design gráfico e conheça o universo de criação de websites e documentos disponíveis no ambiente da World Wide Web. Aprenda a desenvolver layout de sites e aplicativos.
Design Editorial
Você irá aprender uma nova organização dos elementos visuais do design, focando no planejamento, criação e elaboração de projetos gráficos em publicações de múltiplas páginas.
Design para aplicativos
Você saberá como criar interfaces que atendam às expectativas do usuário e otimize sua experiência dentro do aplicativo, usando técnicas e padrões avançados de usabilidade.
Design Thinking
Conheça um novo método para pensar e desenvolver projetos de design, a partir de uma abordagem que tenha como objetivo converter os problemas do cliente em benefícios.