No mundo atual – veloz, conectado, interativo, saturado de notificações e com entretenimentos por toda a parte – cresce a dificuldade para se conseguir a atenção das pessoas, motivá-las a iniciar um processo e mantê-las focadas até o final. Por isso, a Gamificação tem deixado de ser uma opção e se tornado uma necessidade nas escolas, no comércio, nas indústrias e nos mais diversos tipos de produtos e serviços. O profissional que sabe gamificar os processos na sua área de atuação já é e será, cada vez mais, valorizado, porque esse conhecimento manifesta-se objetivamente na entrega de melhores resultados.
As aulas são ministradas em laboratório com uma workstation por aluno em sábados alternados (uma aula a cada 14 dias), das 8:30h às 18:30h. Os professores são profissionais do mercado e focam suas aulas no desenvolvimento de projetos em grupo (ou individuais), buscando, na medida do possível, adequá-los às demandas e perfil de cada aluno para promover experiências e portfólio que alavanquem suas carreiras na direção que buscam.
O curso é voltado para professores e educadores em geral, profissionais de marketing e publicitários, profissionais da área de recursos humanos, profissionais em cargos de liderança e designers em geral, inclusive game designers que queiram ampliar seus campos de atuação.
O profissional pode ser graduado em qualquer área, devendo entrar no curso apenas se tiver interesse em atuar com gamificação.
"Tive uma caminhada que durou 5 anos, desde a minha graduação em Jogos Digitais (2015-2017), e engatei logo essa Pós Graduação. Tudo o que posso dizer foi que: esse período mudou muito a minha vida, pois além de realizar um sonho de adolescente (estudar profissionalmente sobre jogos), me fez enxergar o mundo com outros olhos, tanto no aspecto de ser um jogador de videogame, quanto em ter objetivos na vida.
Madson de Carvalho Pacheco - Aluno Pós Graduado em Game Design
Hoje, sonho muito alto, com ideias, projetos, e uma nova meta: mostrar a todos que jogos não são só violentos e que poluem a mente das pessoas, e sim podem construir cidadãos de bem, ajudar na vida pessoal, profissional e psicológica, e também expressar belas mensagens sobre a vida, assim como fazem outras mídias artísticas, como cinema e literatura.
Sou muito feliz de ter absorvido o conhecimento na Infnet (ECDD), tanto dos professores, quantos dos alunos, e também da Coordenação. Mas, sei que foi só mais uma etapa. A jornada do herói é longa, complexa e, ainda, cheia de preconceitos a derrubar. Por isso que eu pretendo seguir em frente nisso."
"A experiência que ganhei com a pós superou minhas expectativas. Encontrei a pós pois buscava conhecer melhores práticas para se produzir um jogo, organizar projetos e criar uma rede de contato com pessoas que buscavam crescer no meio e foi exatemente o que encontrei.
João Carlos - Aluno da pós-graduação em Gamificação e Jogos Sérios
Os professores proporcionam aulas que são balanceadas entre a teoria e a prática pautada no mercado de trabalho e orientam de acordo com o perfil de cada aluno. É surpreendente descobrir que a bagagem de conhecimento em Game Design é vasta e pode ser utilizada em diversas áreas profissionais e desenvolvimento pessoal.
No decorrer do curso, você lida com pessoas diferentes a cada novo projeto, jamais permitindo que fique na zona de conforto.
Esse ambiente dinâmico de inovação e troca de ideias entre os alunos e professores é o que evidencia um bom curso. Estou muito contente com a escolha que fiz."
“Não há atividade que seja tão produtiva quanto a que diverte seu praticante ao mesmo tempo e na mesma proporção em que este produz."
Leandro Costa - CEO da Ludilens e Coordenador da pós-graduação em Gamificação e Jogos Sérios
Nas aulas, os professores usam sempre a metodologia de sala de aula invertida, ocupando cerca de 1/4 da aula para tirar possíveis dúvidas relativas às tarefas passadas na aula anterior e ensinar novos conteúdos teóricos. Os outros 3/4 do tempo são dedicados à prática, pelos alunos, da teoria ensinada, através do desenvolvimento de projetos com a orientação do professor, que atua como facilitador.
Todas as aulas são ministradas em laboratórios com tecnologia de ponta, sendo uma workstation por aluno durante todo o curso.
Primeira pós-graduação focada em game design do estado do Rio de Janeiro e única com abordagem sólida em gamificação.
Acesso a acervo físico e digital de livros e outros recursos únicos voltados para a área.
Professores atuantes no mercado de jogos e gamificação e com excelente formação acadêmica.
O curso é oferecido pela ECDD, uma escola do Instituto Infnet na qual ocorrem várias atividades ligadas a gamificação e game design. Além de uma graduação e da pós-graduação, há significativas oportunidades de networking: eventos de jogos de tabuleiro, bancas de projeto com a participação de profissionais do mercado, eventos para exposição de jogos de alunos etc.
Os alunos interessados e que forem aprovados no processo de seleção podem participar de uma equipe multidisciplinar que desenvolve projetos de gamificação para o mercado, colocando em prática o que estão aprendendo.
O curso é organizado seguindo a metodologia exclusiva do Instituto Infnet, baseada em competências e projetos, o que torna o aprendizado realmente ativo, pois o tempo todo os alunos aprendem fazendo um projeto e desenvolvendo competências requeridas pelo mercado.
→ Explicar os conceitos essenciais de publicidade e marketing e sua relação com jogos;
→ Delimitar o escopo e o objetivo de gamificações para vendas;
→ Projetar gamificação da descoberta;
→ Projetar gamificação da captação;
→ Projetar gamificação da venda;
→ Projetar gamificação do pós-venda;
→ Aplicar gatilhos mentais em cada uma das 4 etapas de gamificação da venda.
→ Utilizar a game engine Unity para a criação de advergames (jogos publicitários);
→ Implementar no Unity mecânicas comuns em advergames;
→ Inserir imagens e efeitos sonoros em jogos digitais;
→ Criar protótipos de advergames de média fidelidade.
Neste bloco o aluno irá desenvolver um protótipo de advergame de ação com Unity ou criar uma campanha gamificada para promoção de uma ideia ou produto.
→ Realizar pesquisas de mercado;
→ Definir público-alvo;
→ Entender como se comportam os jogadores casuais;
→ Estabelecer Unique Selling Points;
→ Conceituar um jogo casual para mobile;
→ Elaborar o game design de um jogo casual para mobile (definir as principais mecânicas, prototipar, testar e iterar);
→ Conduzir playtests;
→ Definir um fluxo de telas;
→ Prototipar um jogo casual em Construct
→ Desenvolver e produzir um jogo para smartphone;
→ Usar e adaptar o Scrum como metodologia ágil de desenvolvimento;
→ Projetar level design;
→ Estruturar interfaces do usuário para touch screen gameplays;
→ Balancear um jogo;
→ Projetar camadas de gameplay;
→ Disponibilizar o jogo numa loja virtual;
→ Elaborar e apresentar um game proposal (pitch).
Neste bloco o aluno irá desenvolver um protótipo de jogo digital casual para mobile.
→ Explicar os conceitos essenciais de aprendizagem e motivação e sua relação com jogos;
→ Delimitar o escopo e o objetivo de gamificações;
→ Abstrair estruturas conceituais de situações reais para ensiná-las ludicamente;
→ Aplicar os sete princípios pedagógicos dos jogos em projetos de gamificação;
→ Projetar gamificações a partir da estrutura conceitual do objeto de conhecimento;
→ Ressignificar objetos e aplicar gatilhos mentais para motivar comportamentos por meio de game design;
→ Criar protótipos de jogos de baixa fidelidade.
→ Identificar e projetar gamificações para os quatro arquétipos de jogadores de Richard Bartle;
→ Relacionar as principais mecânicas de jogos às suas aplicações em gamificação para aprendizagem e motivação;
→ Refletir e cuidar da ética em projetos de gamificação;
→ Criar feedbacks de desempenho frequentes e regulares;
→ Planejar recompensas intrínsecas e extrínsecas;
→ Criar protótipos de média fidelidade.
Neste bloco o aluno deve criar um jogo ou conjunto de atividades gamificadas para aplicação em salas de aula ou atividades de treinamento, utilizando ferramentas digitais.
→ Conhecer os formatos clássicos de storytelling interativo;
→ Desenvolver enredo e roteiro;
→ Construir desafios consistentes com o roteiro;
→ Projetar mecânicas em jogos adventure;
→ Criar e usufruir o documento de design;
→ Caracterizar protagonista e antagonista;
→ Esquematizar árvores de diálogos.
→ Estruturar fluxos de tela em narrativas interativas;
→ Dominar estilo textual e gráfico de adveture games;
→ Prototipar jogos contendo narrativas interativas;
→ Prototipar jogos em Twine.
Neste bloco o aluno irá criar um protótipo digital de jogo ou de gamificação utilizando narrativas interativas.
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