Pós-Graduação Gamificação e Jogos Sérios

No mundo atual – veloz, conectado, interativo, saturado de notificações e com entretenimentos por toda a parte – cresce a dificuldade para se conseguir a atenção das pessoas, motivá-las a iniciar um processo e mantê-las focadas até o final. Por isso, a Gamificação tem deixado de ser uma opção e se tornado uma necessidade nas escolas, no comércio, nas indústrias e nos mais diversos tipos de produtos e serviços. O profissional que sabe gamificar os processos na sua área de atuação já é e será, cada vez mais, valorizado, porque esse conhecimento manifesta-se objetivamente na entrega de melhores resultados.

VISÃO GERAL

As aulas são ministradas em laboratório com uma workstation por aluno em sábados alternados (uma aula a cada 14 dias), das 8:30h às 18:30h. Os professores são profissionais do mercado e focam suas aulas no desenvolvimento de projetos em grupo (ou individuais), buscando, na medida do possível, adequá-los às demandas e perfil de cada aluno para promover experiências e portfólio que alavanquem suas carreiras na direção que buscam.

Público Alvo

O curso é voltado para professores e educadores em geral, profissionais de marketing e publicitários, profissionais da área de recursos humanos, profissionais em cargos de liderança e designers em geral, inclusive game designers que queiram ampliar seus campos de atuação.

Pré-Requisitos

O profissional pode ser graduado em qualquer área, devendo entrar no curso apenas se tiver interesse em atuar com gamificação.

Depoimentos dos seus
futuros colegas

“Não há atividade que seja tão produtiva quanto a que diverte seu praticante ao mesmo tempo e na mesma proporção em que este produz."

Leandro Costa - CEO da Ludilens e Coordenador da pós-graduação em Gamificação e Jogos Sérios

"A experiência que ganhei com a pós superou minhas expectativas. Encontrei a pós pois buscava conhecer melhores práticas para se produzir um jogo, organizar projetos e criar uma rede de contato com pessoas que buscavam crescer no meio e foi exatemente o que encontrei. Os professores proporcionam aulas que são balanceadas entre a teoria e a prática pautada no mercado de trabalho e orientam de acordo com o perfil de cada aluno. É surpreendente descobrir que a bagagem de conhecimento em Game Design é vasta e pode ser utilizada em diversas áreas profissionais e desenvolvimento pessoal. No decorrer do curso, você lida com pessoas diferentes a cada novo projeto, jamais permitindo que fique na zona de conforto. Esse ambiente dinâmico de inovação e troca de ideias entre os alunos e professores é o que evidencia um bom curso. Estou muito contente com a escolha que fiz."

João Carlos - Aluno da pós-graduação em Gamificação e Jogos Sérios

Diferenciais e Fundamentos do Curso

Sala de Aula Invertida

Sala de Aula Invertida

Nas aulas, os professores usam sempre a metodologia de sala de aula invertida, ocupando cerca de 1/4 da aula para tirar possíveis dúvidas relativas às tarefas passadas na aula anterior e ensinar novos conteúdos teóricos. Os outros 3/4 do tempo são dedicados à prática, pelos alunos, da teoria ensinada, através do desenvolvimento de projetos com a orientação do professor, que atua como facilitador.

Infraestrutura

Infraestrutura

Todas as aulas são ministradas em laboratórios com tecnologia de ponta, sendo uma workstation por aluno durante todo o curso.

Conteúdo Programático Único

Conteúdo Programático Único

Primeira pós-graduação focada em game design do estado do Rio de Janeiro e única com abordagem sólida em gamificação.

Biblioteca

Biblioteca

Acesso a acervo físico e digital de livros e outros recursos únicos voltados para a área.

Corpo Docente

Corpo Docente

Professores atuantes no mercado de jogos e gamificação e com excelente formação acadêmica.

Networking

Networking

O curso é oferecido pela ECDD, uma escola do Instituto Infnet na qual ocorrem várias atividades ligadas a gamificação e game design. Além de uma graduação e da pós-graduação, há significativas oportunidades de networking: eventos de jogos de tabuleiro, bancas de projeto com a participação de profissionais do mercado, eventos para exposição de jogos de alunos etc.

Laboratório de Gamificação

Laboratório de Gamificação

Os alunos interessados e que forem aprovados no processo de seleção podem participar de uma equipe multidisciplinar que desenvolve projetos de gamificação para o mercado, colocando em prática o que estão aprendendo.

Metodologia Exclusiva CBL+PBL

Metodologia Exclusiva CBL+PBL

O curso é organizado seguindo a metodologia exclusiva do Instituto Infnet, baseada em competências e projetos, o que torna o aprendizado realmente ativo, pois o tempo todo os alunos aprendem fazendo um projeto e desenvolvendo competências requeridas pelo mercado.

Matriz Curricular

GAMIFICAÇÃO PARA PUBLICIDADE E MARKETING

  • Fundamentos de Publicidade e Marketing com Game Design

    → Explicar os conceitos essenciais de publicidade e marketing e sua relação com jogos;
    → Delimitar o escopo e o objetivo de gamificações para vendas;
    → Projetar gamificação da descoberta;
    → Projetar gamificação da captação;
    → Projetar gamificação da venda;
    → Projetar gamificação do pós-venda;
    → Aplicar gatilhos mentais em cada uma das 4 etapas de gamificação da venda.

  • Técnicas de Gamificação para Publicidade e Marketing

    → Utilizar a game engine Unity para a criação de advergames (jogos publicitários);
    → Implementar no Unity mecânicas comuns em advergames;
    → Inserir imagens e efeitos sonoros em jogos digitais;
    → Criar protótipos de advergames de média fidelidade.

  • Projeto de Bloco

    Neste bloco o aluno irá desenvolver um protótipo de advergame de ação com Unity ou criar uma campanha gamificada para promoção de uma ideia ou produto.

JOGOS CASUAIS PARA MOBILE

  • Princípios de Game Design para Jogos Casuais

    → Realizar pesquisas de mercado;
    → Definir público-alvo;
    → Entender como se comportam os jogadores casuais;
    → Estabelecer Unique Selling Points;
    → Conceituar um jogo casual para mobile;
    → Elaborar o game design de um jogo casual para mobile (definir as principais mecânicas, prototipar, testar e iterar);
    → Conduzir playtests;
    → Definir um fluxo de telas;
    → Prototipar um jogo casual em Construct

  • Produção de Jogos Casuais para Mobile

    → Desenvolver e produzir um jogo para smartphone;
    → Usar e adaptar o Scrum como metodologia ágil de desenvolvimento;
    → Projetar level design;
    → Estruturar interfaces do usuário para touch screen gameplays;
    → Balancear um jogo;
    → Projetar camadas de gameplay;
    → Disponibilizar o jogo numa loja virtual;
    → Elaborar e apresentar um game proposal (pitch).

  • Projeto de Bloco

    Neste bloco o aluno irá desenvolver um protótipo de jogo digital casual para mobile.

GAMIFICAÇÃO PARA APRENDIZAGEM E MOTIVAÇÃO

  • Fundamentos de Aprendizagem e Motivação com Game Design

    → Explicar os conceitos essenciais de aprendizagem e motivação e sua relação com jogos;
    → Delimitar o escopo e o objetivo de gamificações;
    → Abstrair estruturas conceituais de situações reais para ensiná-las ludicamente;
    → Aplicar os sete princípios pedagógicos dos jogos em projetos de gamificação;
    → Projetar gamificações a partir da estrutura conceitual do objeto de conhecimento;
    → Ressignificar objetos e aplicar gatilhos mentais para motivar comportamentos por meio de game design;
    → Criar protótipos de jogos de baixa fidelidade.

  • Técnicas de Gamificação para Aprendizagem e Motivação

    → Identificar e projetar gamificações para os quatro arquétipos de jogadores de Richard Bartle;
    → Relacionar as principais mecânicas de jogos às suas aplicações em gamificação para aprendizagem e motivação;
    → Refletir e cuidar da ética em projetos de gamificação;
    → Criar feedbacks de desempenho frequentes e regulares;
    → Planejar recompensas intrínsecas e extrínsecas;
    → Criar protótipos de média fidelidade.

  • Projeto de Bloco

    Neste bloco o aluno deve criar um jogo ou conjunto de atividades gamificadas para aplicação em salas de aula ou atividades de treinamento, utilizando ferramentas digitais.

NARRATIVAS INTERATIVAS PARA GAMIFICAÇÃO

  • Pré-produção de Gamificação com Narrativas Interativas

    → Conhecer os formatos clássicos de storytelling interativo;
    → Desenvolver enredo e roteiro;
    → Construir desafios consistentes com o roteiro;
    → Projetar mecânicas em jogos adventure;
    → Criar e usufruir o documento de design;
    → Caracterizar protagonista e antagonista;
    → Esquematizar árvores de diálogos.

  • Produção de Gamificação com Narrativas Interativas

    → Estruturar fluxos de tela em narrativas interativas;
    → Dominar estilo textual e gráfico de adveture games;
    → Prototipar jogos contendo narrativas interativas;
    → Prototipar jogos em Twine.

  • Projeto e Bloco

    Neste bloco o aluno irá criar um protótipo digital de jogo ou de gamificação utilizando narrativas interativas.

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do Gamificação e Jogos Sérios:

Carreira e Competências

  • Professor, Designer Instrucional e Educador diferenciado por sua habilidade em trabalhar com gamificação
  • Profissionais de marketing e gestores habilitados a utilizar a gamificação em seus diversos projetos
  • Gamification Designer para diferentes indústrias
  • Game Designer especialista em Gamificação e Jogos Sérios

Próxima Turma

Esta pós-graduação é oferecida na modalidade: PRESENCIAL

Como Funciona?

As aulas são ministradas em laboratório com uma workstation por aluno em sábados alternados (uma aula a cada 14 dias), das 8:30h às 18:30h. Os professores são profissionais do mercado e focam suas aulas no desenvolvimento de projetos em grupo (ou individuais), buscando, na medida do possível, adequá-los às demandas e perfil de cada aluno para promover experiências e portfólio que alavanquem suas carreiras na direção que buscam.

Duração

Cerca de 24 meses

Carga Horária

440 horas/aula

Frequência

Sábados alternados, de 8h30 às 18h30.

Início

03 de outubro de 2020

Admissão e Valores

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