A Pós-Graduação MFA em Animação e Modelagem 3D aborda as grandes etapas da produção de uma animação 3D —pré-produção, produção e pós-produção— o curso prepara o aluno para utilizar técnicas profissionais da área. Na pré-produção, o aluno aprende a criar narrativas interativas, prepara storyboards e planeja seu projeto. Na produção, atua em todas as etapas: modelagem, rigging, animação, texturização, captura de movimentos, entre outras. Na pós-produção, finaliza seu filme, cuidando da renderização, trabalhando com passes, fazendo color grading ou mesmo exportando seu projeto para game engines ou mídias XR.
A pós-graduação MFA em Animação e Modelagem 3D ensina técnicas para criação de roteiros, modelagem de personagens em três dimensões e realização de vídeos.
É graduado em Design, Artes, Jogos, Produção Multimídia e deseja entrar no mercado de modelagem e animação 3D. É graduado, já atua em audiovisual e quer adquirir conhecimentos mais aprofundados em modelagem e animação 3D.
O candidato precisa ter um pré-conhecimento do software Photoshop e de ambientes 3D. Para ingressar, o candidato passa por uma entrevista com o coordenador.
Ao final do programa, o aluno será capaz de criar animações como as dos videos a seguir:
O curso foi o caminho que me preparou para planejar e focar na realização do projeto de animação e do meu portfólio profissional. Lá encontrei colegas, ouvi profissionais do mercado em eventos da Escola e conheci as ferramentas, livros e recursos da internet indicados pelos professores. Dois anos de dedicação, que agora são a base de minhas futuras realizações. Renata Queiroz, aluna do MFA em Animação e Modelagem 3D na ECDD.
Renata Queiroz
O Curso de MFA em animação e modelagem 3D me propiciou um conhecimento que serve de base para o fluxo de trabalho de diversas empresas da área. A atenção dos professores e o uso eficiente das plataformas digitais foram um diferencial para o meu desenvolvimento que se iniciou bem básico e hoje está apto para competir no mercado.
Bruno Afonso
No Infnet recebi tudo o que buscava em uma instituição de ensino: conhecimento, network, professores e coordenadores presentes, além de uma infraestrutura de alta qualidade. Os saberes que obtive dos professores foram acima do esperado, me fornecendo oportunidades para crescimento profissional e pessoal.
Maria Emilia
Direção de fotografia para ambiente virtual, com iluminação, câmera, lentes, enquadramento, movimentos.
Experimentação com captura de movimentos e mídias XR (Extended Reality).
Vá além da animação e finalize cenas de filmes com riqueza de detalhes e efeitos.
Ensina técnicas profissionais demandadas no mundo todo para correção de cor.
Todas as etapas da produção de animações 3D são cobertas.
Curso aberto, com dezenas de alunos formados e turmas ocorrendo regularmente desde 2013.
Acesso a biblioteca online com livros e tutoriais de editoras como Focal Press, Peach Pit, Adobe Press e muitos outros.
Todas as aulas são realizadas em laboratórios com computadores que permitem a prática nos softwares durante a aprendizagem.
Ministrada por um parceiro oficial da Autodesk, Adobe e BlackMagic.
Ministrado em uma escola totalmente dedicada à formação para a área criativa, com professores atuantes no mercado.
Os conceitos estudados são experimentados na prática na sala de aula. O tempo todo o aluno trabalha desenvolvendo projetos.
- Elaborar arquétipos, mundos e personagens
- Elaborar mundo para narrativa animada
- Elaborar o character sheet de um personagem (tabela de habilidades)
- Criar concepts de personagem a serem modelados e animados em ambiente 3D
- Estudar técnicas de narrativas interativas
- Utilizar uma ferramenta de criação de narrativas interativas
- Redigir um roteiro inédito ou adaptado, para um projeto a ser finalizado em ambiente 3D
- Utilizar uma ferramenta de organização de roteiros e cenas de forma profissional
- Criar concepts de personagem para modelagem 3D
- Criar o roteiro para uma animação 3D
- Criar storyboard para uma animação 3D
- Realizar a pré-produção de um filme de animação 3D com foco em orçamento e cronograma
- Criar um modelo de personagem 3D com baixa contagem de polígonos para uso em real time
- Dirigir câmeras para blocking de cenas 3D
- Animar câmeras para blocking de cenas 3D
- Realizar blocking de cenas animadas em 3D
- Estudar os processos de retopologia em modelos 3D
- Estudar os processos de otimização de malha em modelos 3D
- Estudar os processos de otimização de shaders em modelos 3D
- Modelar personagem 3D em high poly
- Utilizar softwares lineares e procedurais para a criação de texturas
- Fazer a pintura digital de personagens 3D
- Desenvolver um personagem em modelagem 3D
- Realizar o blocking da cena
- Configurar e animar câmeras virtuais
- Finalizar a modelagem orgânica do personagem 3D
- Finalizar a pintura digital do personagem 3D
- Preparar personagems 3D para rig completo com controladores externos
- Fazer o rig facial de personagens 3D através de bones, controladores e técnicas de IK e FK
- Fazer o rig corporal de personagens 3D através de bones, controladores e técnicas de IK e FK
- Estudar animação de personagens 3D
- Estudar cinesiologia em personagens virtuais
- Animar personagens 3D
- Rigar um personagem 3D com controladores externos
- Animar através do Rig um personagem 3D com técnicas de IK e FK
- Experimentar a captura de movimentos para aplicação em personagens 3D
- Fazer a direção de fotografia de cenas 3D
- Criar shaders para cenas 3D
- Aplicar personagens 3D em renders real time
- Integrar softwares de modelagem 3D e game engines
- Integrar o modelo 3D em uma das mídias Extended Reality (XR)
- Montar os passes de render para composição
- Explicar as diferenças entre as engines de render
- Realizar o color grading de animações 3D
- Compor cenas com objetos 3D animados e live action
- Finalizar material audiovisual para diferentes mídias
- Criar shaders para cenas 3D
- Realizar a integração entre softwares de modelagem e game engines para renderização em real time
- Trabalhar com passes de render para composição em efeitos visuais
- Realizar o color grading de cenas de animações 3D
- Finalizar um curta de animação 3D
Faça o download do folder
do MFA Animação e Modelagem 3D:
O egresso do curso torna-se apto para atuar como Animador 3D, Rigger 3D, Modelador de Personagens
Egressos do curso também podem optar por empreender na área.
Concept de personagens
Roteiro para animação
Storyboard para animação
Pré-produção de animação
Narrativas interativas
Blocking de animação
Fotografia virtual: iluminação, câmera e movimento
Modelagem low poly
Modelagem high poly
Modelagem orgânica
Retopologia
Rig
Captura de movimentos
Animação
Shaders
Renders real time
Game Engines
Composição de Cenas
Color Grading
Mídias Extended Reality (XR)
Finalização
Solicitar valor e Forma de Pagamento