Gestão da Comunicação em Mídias Sociais : ECDD - Escola de Comunicação e Design Digital

Pós-Graduação Gestão da Comunicação em Mídias Sociais

A Pós-Graduação em Gestão da Comunicação em Mídias Sociais é totalmente alinhada às novas tendências do mercado, focada na relação direta das empresas com seu público, com conteúdo sobre personas, influenciadores digitais, branding e ainda com aulas de Design Thinking, para que a comunicação ocorra de forma criativa, gerando resultados efetivos.

VISÃO GERAL

A Pós forma profissionais capazes de GERIR uma equipe de comunicação. No curso você aprende inclusive a metodologia Design Thinking para que ideias criativas e inovadoras sejam colocadas em prática dentro de um “Plano Estratégico de Comunicação”.

Público Alvo

Profissionais graduados preferencialmente em Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Propaganda), Marketing, Administração ou áreas afins e que desejam ampliar seus conhecimentos em gestão da comunicação de maneira a obter os resultados estratégicos desejados por sua organização.

Pré-Requisitos

Para ingressar, o aluno passa por uma análise curricular e entrevista com o coordenador.

Depoimentos dos seus
futuros colegas

Só tenho a agradecer por tudo. Trabalho há cinco anos na Bradesco Seguros e agora terminando minha pós consegui atingir meu objetivo, passei no processo seletivo para atuar dentro da minha área. Estou muito feliz, quero agradecer aos professores. Todo o aprendizado do curso foi maravilhoso.

Nicolle Gomes, abril de 2018

Quando iniciei a pós em Comunicação Estratégia eu não fazia ideia de tudo que aprenderia. Um mundo novo se abriu. Aplico o conhecimento adquirido diariamente no meu trabalho. Conheci pessoas que agregaram muito na minha vida pessoal e profissional. Além disso, todos os profissionais da ECDD estão sempre dispostos a entender e ajudar. Recomendo e certamente farei outros curso na Instituição.

Iolanda Souza, fevereiro de 2019

Eu particularmente gostei muito. Os professores são muito bons, aprendi muito com cada um deles. São profissionais de mercado, então trouxeram cases, conhecimentos práticos. E essa prática foi essencial, você sai com muito material, muito troca, isso foi muito rico para mim, um grande diferencial do curso na minha opinião. A própria Instituição também fornece muita estrutura para os alunos. E hoje fui aceita no Oi Futuro, o que foi muito importante para mim!

Raissa Nejaim, junho de 2018

Diferenciais e Fundamentos do Curso

Plano Estratégico

Domínio do planejamento de comunicação e de marketing para uma organização. Acompanhamento após a implantação dos planos, através da formulação, mensuração e gestão dos resultados das ações.

Gestão de Crises

O aluno adquire o conhecimento para gerir crises, com o planejamento e a implementação de estratégias de comunicação em situações adversas.

Assessoria de Imprensa em Ambientes Digitais

Domínio das estratégias e ferramentas para o desenvolvimento das atividades de assessoria de imprensa em mídias digitais.

E-Mail Marketing

Conhecimento das melhores práticas de e-mail marketing, desde a criação e manutenção do mailing, passando pela criação do briefing e da peça em si.

Mídias Sociais

Domínio da construção da marca no ambiente on-line. Habilidade para desenvolver planos e estratégias para as mídias sociais, organizar as ações de marketing de guerrilha, viral e buzz.

Networking

Sua turma é formada por profissionais de mercado, com carreiras consolidadas.

Liderança

O aluno adquire a capacidade de liderar pessoas através do estabelecimento de metas e indicadores, avaliação de resultados e reconhecimento de talentos.

Matriz Curricular

GESTÃO ESTRATÉGICA DA COMUNICAÇÃO

  • Planejamento Estratégico de Comunicação e Gestão de Resultados

    Diferenças entre planos estratégicos e táticos de comunicação. Determinação de objetivos e estratégias de comunicação. O plano de comunicação, promoção e vendas. Gerenciamento e alocação de verbas de comunicação, tomada de decisão, dimensionamento de equipes e orçamentos.
    Estabelecimento de metas, indicadores e acompanhamento de resultados quantitativos e qualitativos da comunicação organizacional.

  • Gestão de Crises

    O que são crises na comunicação corporativa. Estratégias de comunicação para situações de crise. Crise vs. diálogos com os públicos-alvo. Crises e a comunicação interna. A gestão de crises e o planejamento de comunicação. Crise vs. reputação. Crise vs. resultados econômicos. Estratégias para prevenção de crises.

  • Projeto de Bloco

    Os alunos desenvolvem o plano estratégico de comunicação de uma organização. Este plano deve estabelecer os indicadores de avaliação dos resultados para comunicação e conter o planejamento de gestão de crises.

COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE EXTERNO

  • Comunicação Responsável e Sustentável

    Responsabilidade Social. Responsabilidade Ambiental. Responsabilidades para com as minorias (a questão racial, a questão da orientação sexual, a questão das deficiências físicas). Valores. A comunicação organizacional para diferentes stakeholders e seu relacionamento com a responsabilidade socioambiental. Principais modelos de sustentabilidade.

  • Marketing Estratégico e Branding

    Análise interna e externa da empresa. Fixação dos objetivos de marketing. Estratégias genéricas de marketing. O processo de alocação de recursos entre as unidades de negócios: curva de experiência, análise estratégica de portfólio de produtos. Plano de Marketing: criação, desenvolvimento e implementação.
    O ambiente competitivo e a construção das marcas. Identidade, semiótica e arquitetura de marcas. Modelos de Brandy Equity. Tendências e cenários do Branding.

  • Projeto de Bloco

    Os alunos criam uma marca e desenvolvem o planejamento estratégico de marketing para sua gestão, este plano deve envolver estratégias e ações voltadas para os aspectos socioambientais.

COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE INTERNO

  • Gestão de Pessoas nos Processos de Comunicação

    Sustentação de uma cultura de integridade na empresa. Características e responsabilidades do líder. As contribuições líder no processo de comunicação. Liderança e comportamento empreendedor. Clima organizacional. Análise e diagnóstico da Cultura Organizacional. Metas, indicadores, resultado e reconhecimento de desempenho.

  • Comunicação Interna

    A comunicação interna nas empresas de pequeno, médio e grande porte usada como um instrumento capaz de gerar diferencial competitivo. Importância da comunicação no ambiente interno e na obtenção de resultados positivos para a empresa. Comunicação interna como área estratégica na gestão da cultura organizacional.

  • Projeto de Bloco

    Os alunos desenvolvem o plano de comunicação interna para uma empresa, aplicando os conceitos e ferramentas da comunicação interna aos processos de gestão de pessoas.

COMUNICAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS

  • Comunicação nas Novas Mídias

    As mudanças trazidas pela Internet à comunicação organizacional. O impacto da multimídia, as oportunidades e ameaças decorrentes da interatividade. Construção da marca no ambiente on-line: estratégias e planejamento da presença das organizações nas novas mídias. Etapas do processo de planejamento. Aspectos práticos em um plano de mídias sociais. Gerenciamento de verba e definição dos objetivos das campanhas.

  • Assessoria de Imprensa no Ambiente Digital

    Mídias digitais vs. tradicionais. Estratágias e ferramentas digitais para atividades de assessoria de imprensa.

  • Projeto de Bloco

    O alunos devem desenvolver o plano de comunicação digital para um empresa. O plano deve conter estratégias para gestão da imagem da empresa nas mídias sociais e ações de assessoria de imprensa na internet.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

  • TCC

    O Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo avaliar os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante a pós-graduação. Ele é desenvolvido individualmente e consiste em um projeto aplicado que utilize as competências adquiridas nos blocos do curso.

Faça o download do folder
do Gestão da Comunicação em Mídias Sociais:

Carreira e Competências

O egresso do curso utilizará as competências adquiridas em posições de gestão de comunicação em suas empresas, principalmente como analista e gerente, profissionais envolvidos na comunicação empresarial interna e externa.

Ao término da Pós-Graduação, o aluno é um especialista em Gestão da Comunicação, com capacidade para elaborar planos estratégicos de marketing e comunicação e, assumir os desafios de gestão da comunicação organizacional. O aluno se destaca no mercado pelas seguintes competências:

  • Liderança de pessoas através do estabelecimento de metas e indicadores, avaliação de resultados e reconhecimento de talentos.

  • Capacidade de planejar a comunicação interna de uma organização e usar a comunicação integrada como ferramenta de gestão de pessoas.

  • Aptidão para o gerenciamento de crises, com o planejamento e implementação de estratégias de comunicação em situações adversas.

  • Formulação, mensuração e gestão dos resultados das ações de comunicação.

  • Capacidade de desenvolver o trabalho de assessoria de imprensa em ambientes digitais, incluindo notícias em blogs e redes sociais, e de implementar estratégias de divulgação de conteúdo em sites colaborativos.

  • Aptidão para o planejamento de ações e desenvolvimento de briefins de e-mail marketing, e para mensuração do retorno de cada ação através de ferramentas e métricas apropriadas.

  • Desenvolvimento de planos estratégicos para as mídias sociais, com a organização de ações de marketing de guerrilha, viral e buzz marketing.

Próxima Turma

Esta pós-graduação é oferecida na modalidade: PRESENCIAL

Como Funciona?

A Pós em “Gestão da Comunicação em Mídias Sociais” foca na relação das empresas diretamente com seu público, no ritmo correto, com planejamento, compreendendo personas, influenciadores digitais, estando atento ao branding e ainda se comunicando de forma criativa, o que o aluno aprende com aulas de Design Thinking, que complementam a sua formação. É uma oportunidade de se destacar no mercado com os conhecimentos mais atualizados para gerar, além de engajamento, resultados eficazes.

Frequência

Aulas semanais às terças-feiras, a partir das 18h20.

Duração

Cerca de 24 meses

Carga Horária

440 horas/aula

Início e Horário

16 de Abril de 2019.

Admissão e Valores

Solicitar valor e Forma de Pagamento

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