Processo Seletivo ABERTO

PÓS-GRADUAÇÃO

MFA EM DESIGN DIGITAL

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Design Digital com foco nas melhores práticas de mercado. Na Pós-Graduação MFA em Design Digital o aluno adquire conhecimentos que o tornam apto a desenvolver projetos de branding, web design, UX (User Experience), ilustração, design gráfico e de motion design.

VISÃO GERAL

Aprenda na prática a utilizar as ferramentas de design mais atuais e a compreender os processos de produção mais importantes do mercado, além de adquirir forte base conceitual.

PÚBLICO ALVO

É um curso para graduados em qualquer área que desejam atuar em design, branding, design editorial, design thinking, motion design ou design de interfaces.

PRÉ-REQUISITOS

Para ingressar, o aluno passa por uma análise curricular e por uma entrevista com o coordenador.

DEPOIMENTOS DOS SEUS
FUTUROS COLEGAS

“Formado em Ciência da Computação, ingressei na pós em Design Digital buscando aperfeiçoar meu currículo na área de Design. O corpo docente altamente qualificado fortaleceu meus conhecimentos e me permitiu entrar no mercado de trabalho através da rede de contatos disponibilizados pela própria faculdade. As aulas e atividades dividiam-se entre enfoques práticos e teóricos, o que proporcionou maior aproveitamento do conhecimento adquirido ao longo dos dois módulos da pós-graduação. Além do excelente corpo docente, destaca-se também a sua estrutura física e atendimento ao aluno.”

Guilherme Vieira, aluno

O curso cumpre com êxito a proposta de atualizar e oferecer ferramentas essenciais para quem deseja ingressar nas principais áreas de design gráfico e digital. As aulas são dinâmicas, produtivas e equilibram conteúdo teórico e prático. A infraestrutura é ótima e os professores muito capacitados. Foi uma experiência que fez a diferença na minha carreira.

Kime Rodrigues, ex-aluna

DIFERENCIAIS E FUNDAMENTOS DO CURSO

MATRIZ CURRICULAR

BRANDING E IDENTIDADE VISUAL

Branding, Comunicação Visual e Design Thinking

A linguagem gráfica/visual e suas aplicações; história da comunicação visual; conhecimento dos conceitos e princípios de forma, cor e tipografia; percepção visual; planejamento e desenvolvimento de projetos de comunicação visual; branding; identidade visual; capacitação em software de editoração eletrônica – Adobe Illustrator.

Ilustração Vetorial

Princípios da ilustração; técnicas de desenho vetorial; colorização; esboço e redesenho; finalização e saída de arquivos de ilustração digital; capacitação em software de editoração eletrônica – Adobe Illustrator.

Projeto de Bloco

O aluno elabora um sistema de identidade visual e seu respectivo Manual de Branding.

 

DESIGN GRÁFICO E EDITORIAL

Tratamento de Imagem e Pintura Digital

Conceitos de imagem e fotografia; fundamentos do processamento de imagens digitais; captação de imagens; técnicas de manipulação, tratamento de imagens e pintura digital.; capacitação em software de manipulação de imagens – Adobe Photoshop.

Diagramação e Produção Gráfica

Fundamentos da diagramação; grade; composição; harmonia entre elementos da página; layout; fundamentos dos processos gráficos; fechamento e saída de arquivos; editoração eletrônica; capacitação em software de editoração eletrônica – Adobe Indesign.

Projeto de Bloco

O aluno desenvolve um projeto gráfico e editorial de um ebook ou livro impresso.

 

DESIGN DE INTERFACE, UX E WEB DESIGN

UX Design, Design de Interface e Usabilidade

Princípios de ergonomia, usabilidade e UX; significado técnico de usabilidade; interface; composição e wireframe; navegação; recomendações de acessibilidade, ergonomia e usabilidade; personas, prototipação, entrevista com usuário e testagem. Prática no InVision / Axure.

WordPress, HTML, CSS3 e JavaScript

Estrutura de documento; tags; links; hipertexto, imagens; listas; formatação, WordPress, HTML, CSS e JavaScript. Prática no Brackets / Adobe Dreamweaver / WordPress.

Projeto de Bloco

O aluno desenvolve um site responsivo em WordPress, com tema personalizado, e seu relatório de usabilidade

 

MOTION E VÍDEO DESIGN

Storytelling e Narrativas Visuais

Construção de narrativas visuais considerando contexto, audiência e fluxos de informação; aplicação de principios de storytelling para contar “boas histórias”; micro e macro estrutura; ritmo narrativo, técnicas para adaptações transmídia, roteiro e storyboard. Prática no Moovly.

Animação em Vídeo

Fundamentos do design em movimento; Linguagem visual, técnicas de composição, animação, videografismo e áudio; Efeitos, transições, máscaras, transformações e renderização. Aplicação de princípios de animação. Utilização de elementos visuais e tipografia para produção de vinhetas. Conceitos de pré-produção, produção e pós-produção. Prática no Adobe After Effects.

Projeto de Bloco

O aluno desenvolve uma animação em vídeo, e o protótipo do storytelling.

 

Faça o download do folder do MFA em Design Digital:

CARREIRA E COMPETÊNCIAS

O projeto pedagógico do curso é voltado tanto para as atividades de Design Gráfico, focadas em conteúdo relacionado a Design editorial, Design de embalagem, Design de Informação e Produção Gráfica, quanto para as atividades de Web design focadas em questões relacionadas a Ergonomia, Usabilidade, Experiência do Usuário, Design Responsivo, Visualização de Dados e Infografia. Desse modo, atende a demanda por um designer especialista que pode atuar transversalmente, na área técnica propriamente dita ou na gestão atuando como líder de grupos interdisciplinares.

Depois de um período intenso de aprendizado, o aluno se destaca no mercado pelas seguintes competências:

REPRESENTAÇÃO VISUAL

Será capaz de captar, analisar e tratar imagens de forma adequada à sua aplicação em diferentes mídias (impressos e digitais).

WEB DESIGN

Será capaz estruturar um layout de interface através de wireframe, considerando as diretrizes de ergonomia, usabilidade e UX mais usuais no design de interface e construir um site funcional em XHTML.

PRODUÇÃO EDITORIAL

Será capaz de desenvolver ilustrações digitais para aplicação em diferentes mídias (impressos e digitais) e de produzir uma publicação que apresente coerência estilística na composição, com o uso adequado de imagens e tipografia.

DESIGN DE INFORMAÇÃO

Será capaz de lidar diretamente com a forma com que o conteúdo é apresentado às pessoas, no intuito de potencializar a captação da mensagem e construir um site com programação bem estruturada, utilizando os recursos das folhas de estilo (CSS) e layouts fluidos, seguindo as diretrizes da W3C. O aluno deverá compreender os conceitos de CMS e ser capaz de proceder com a configuração simples de uma interface CMS.

PRÓXIMA TURMA

Esta pós-graduação é oferecida na modalidade: PRESENCIAL

COMO FUNCIONA?

A pós é composta por blocos de aprendizado totalizando 440 horas-aula e permitindo ao aluno desenvolver projetos em duas áreas do Design Digital: Design Gráfico e Web Design. Ao longo do curso, o aluno consolida continuamente seu aprendizado em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), aplicando os conhecimentos desenvolvidos.

A estrutura do curso permite que os alunos aproveitem as experiências oferecidas para além dos conhecimentos adquiridos em cada área, capacitando-os a construir um portfólio de peças desenvolvidas durante o programa, interligar os conteúdos dos blocos por meio das metodologias de projeto desenvolvidas e produzir sua monografia por etapas, ao longo de todo curso.

DURAÇÃO

Cerca de 24 meses

CARGA HORÁRIA

440 horas/aula

FREQUÊNCIA

Aulas semanais, às quartas-feiras, a partir das 18h20.

INÍCIO

Janeiro de 2022

TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE O ENSINO DO INSTITUTO INFNET

O Infnet é a melhor faculdade de tecnologia do Rio de Janeiro. Foi fundado em 1994, para o ensino de excelência voltado às necessidades do mercado, e tornou-se referência nesse segmento. A proposta do Instituto é ensinar tecnologia aplicada ao contexto de negócios, isto é, como uma ferramenta para o desenvolvimento das organizações.

São profissionais que trabalham na área em que lecionam, recrutados dentre os melhores profissionais em empresas como Petrobras, White Martins, Stone, Globo, Dataprev, Eletrobras Furnas, Ágora, BNDES, Amil e Accenture. O Instituto Infnet acredita que só quem trabalha no setor é capaz de ministrar aulas conectadas com o mercado. Além disso, em sua maioria, possuem mestrado ou doutorado e as certificações cobertas no programa.

Só existe uma forma transparente e objetiva de indicar o que o aluno domina ao final de um curso: uma lista de competências.

“Competência” é algo que você sabe realizar ou resolver. Ao final da pós-graduação, você terá um conjunto de novas competências para aplicar em seu trabalho.

Sim, o programa de um curso de pós-graduação é dinâmico e suas disciplinas, competências e estrutura podem ser modificadas pela instituição. Há várias razões para um curso sofrer alterações: mudanças na tecnologia, mudanças no mercado, evolução das certificações, aprendizados da instituição, ajustes no modelo de ensino, demandas do corpo discente, feedback dos docentes e outras.

Você terá que fazê-la novamente (a mesma ou uma disciplina similar, indicada pela instituição).

ADMISSÃO E VALORES

SOLICITAR VALOR E FORMA DE PAGAMENTO