Processo Seletivo ABERTO

PÓS-GRADUAÇÃO

GAMIFICAÇÃO E JOGOS SÉRIOS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest

No mundo atual – veloz, conectado, interativo, saturado de notificações e com entretenimentos por toda a parte – cresce a dificuldade para se conseguir a atenção das pessoas, motivá-las a iniciar um processo e mantê-las focadas até o final. Por isso, a Gamificação tem deixado de ser uma opção e se tornado uma necessidade nas escolas, no comércio, nas indústrias e nos mais diversos tipos de produtos e serviços. O profissional que sabe gamificar os processos na sua área de atuação já é e será, cada vez mais, valorizado, porque esse conhecimento manifesta-se objetivamente na entrega de melhores resultados.

VISÃO GERAL

As aulas são ministradas em laboratório com uma workstation por aluno em sábados alternados (uma aula a cada 14 dias), das 8:30h às 18:30h. Os professores são profissionais do mercado e focam suas aulas no desenvolvimento de projetos em grupo (ou individuais), buscando, na medida do possível, adequá-los às demandas e perfil de cada aluno para promover experiências e portfólio que alavanquem suas carreiras na direção que buscam.

PÚBLICO ALVO

O curso é voltado para professores e educadores em geral, profissionais de marketing e publicitários, profissionais da área de recursos humanos, profissionais em cargos de liderança e designers em geral, inclusive game designers que queiram ampliar seus campos de atuação.

PRÉ-REQUISITOS

O profissional pode ser graduado em qualquer área, devendo entrar no curso apenas se tiver interesse em atuar com gamificação.

DEPOIMENTOS DOS SEUS
FUTUROS COLEGAS

“Tive uma caminhada que durou 5 anos, desde a minha graduação em Jogos Digitais (2015-2017), e engatei logo essa Pós Graduação. Tudo o que posso dizer foi que: esse período mudou muito a minha vida, pois além de realizar um sonho de adolescente (estudar profissionalmente sobre jogos), me fez enxergar o mundo com outros olhos, tanto no aspecto de ser um jogador de videogame, quanto em ter objetivos na vida.

Hoje, sonho muito alto, com ideias, projetos, e uma nova meta: mostrar a todos que jogos não são só violentos e que poluem a mente das pessoas, e sim podem construir cidadãos de bem, ajudar na vida pessoal, profissional e psicológica, e também expressar belas mensagens sobre a vida, assim como fazem outras mídias artísticas, como cinema e literatura.

Sou muito feliz de ter absorvido o conhecimento na Infnet (ECDD), tanto dos professores, quantos dos alunos, e também da Coordenação. Mas, sei que foi só mais uma etapa. A jornada do herói é longa, complexa e, ainda, cheia de preconceitos a derrubar. Por isso que eu pretendo seguir em frente nisso.”

Madson de Carvalho Pacheco – Aluno Pós Graduado em Game Design

“A experiência que ganhei com a pós superou minhas expectativas. Encontrei a pós pois buscava conhecer melhores práticas para se produzir um jogo, organizar projetos e criar uma rede de contato com pessoas que buscavam crescer no meio e foi exatemente o que encontrei.

Os professores proporcionam aulas que são balanceadas entre a teoria e a prática pautada no mercado de trabalho e orientam de acordo com o perfil de cada aluno. É surpreendente descobrir que a bagagem de conhecimento em Game Design é vasta e pode ser utilizada em diversas áreas profissionais e desenvolvimento pessoal.

No decorrer do curso, você lida com pessoas diferentes a cada novo projeto, jamais permitindo que fique na zona de conforto.

Esse ambiente dinâmico de inovação e troca de ideias entre os alunos e professores é o que evidencia um bom curso. Estou muito contente com a escolha que fiz.”

João Carlos – Aluno da pós-graduação em Gamificação e Jogos Sérios

“Não há atividade que seja tão produtiva quanto a que diverte seu praticante ao mesmo tempo e na mesma proporção em que este produz.”

Leandro Costa – CEO da Ludilens e Coordenador da pós-graduação em Gamificação e Jogos Sérios

DIFERENCIAIS E FUNDAMENTOS DO CURSO

MATRIZ CURRICULAR

GAMIFICAÇÃO PARA PUBLICIDADE E MARKETING

Fundamentos de Publicidade e Marketing com Game Design

→ Explicar os conceitos essenciais de publicidade e marketing e sua relação com jogos;
→ Delimitar o escopo e o objetivo de gamificações para vendas;
→ Projetar gamificação da descoberta;
→ Projetar gamificação da captação;
→ Projetar gamificação da venda;
→ Projetar gamificação do pós-venda;
→ Aplicar gatilhos mentais em cada uma das 4 etapas de gamificação da venda.

Técnicas de Gamificação para Publicidade e Marketing

→ Utilizar a game engine Unity para a criação de advergames (jogos publicitários);
→ Implementar no Unity mecânicas comuns em advergames;
→ Inserir imagens e efeitos sonoros em jogos digitais;
→ Criar protótipos de advergames de média fidelidade.

Projeto de Bloco

Neste bloco o aluno irá desenvolver um protótipo de advergame de ação com Unity ou criar uma campanha gamificada para promoção de uma ideia ou produto.

 

JOGOS CASUAIS PARA MOBILE

Princípios de Game Design para Jogos Casuais

→ Realizar pesquisas de mercado;
→ Definir público-alvo;
→ Entender como se comportam os jogadores casuais;
→ Estabelecer Unique Selling Points;
→ Conceituar um jogo casual para mobile;
→ Elaborar o game design de um jogo casual para mobile (definir as principais mecânicas, prototipar, testar e iterar);
→ Conduzir playtests;
→ Definir um fluxo de telas;
→ Prototipar um jogo casual em Construct

Produção de Jogos Casuais para Mobile

→ Desenvolver e produzir um jogo para smartphone;
→ Usar e adaptar o Scrum como metodologia ágil de desenvolvimento;
→ Projetar level design;
→ Estruturar interfaces do usuário para touch screen gameplays;
→ Balancear um jogo;
→ Projetar camadas de gameplay;
→ Disponibilizar o jogo numa loja virtual;
→ Elaborar e apresentar um game proposal (pitch).

Projeto de Bloco

Neste bloco o aluno irá desenvolver um protótipo de jogo digital casual para mobile.

 

GAMIFICAÇÃO PARA APRENDIZAGEM E MOTIVAÇÃO

Fundamentos de Aprendizagem e Motivação com Game Design

→ Explicar os conceitos essenciais de aprendizagem e motivação e sua relação com jogos;
→ Delimitar o escopo e o objetivo de gamificações;
→ Abstrair estruturas conceituais de situações reais para ensiná-las ludicamente;
→ Aplicar os sete princípios pedagógicos dos jogos em projetos de gamificação;
→ Projetar gamificações a partir da estrutura conceitual do objeto de conhecimento;
→ Ressignificar objetos e aplicar gatilhos mentais para motivar comportamentos por meio de game design;
→ Criar protótipos de jogos de baixa fidelidade.

Técnicas de Gamificação para Aprendizagem e Motivação

→ Identificar e projetar gamificações para os quatro arquétipos de jogadores de Richard Bartle;
→ Relacionar as principais mecânicas de jogos às suas aplicações em gamificação para aprendizagem e motivação;
→ Refletir e cuidar da ética em projetos de gamificação;
→ Criar feedbacks de desempenho frequentes e regulares;
→ Planejar recompensas intrínsecas e extrínsecas;
→ Criar protótipos de média fidelidade.

Projeto de Bloco

Neste bloco o aluno deve criar um jogo ou conjunto de atividades gamificadas para aplicação em salas de aula ou atividades de treinamento, utilizando ferramentas digitais.

 

NARRATIVAS INTERATIVAS PARA GAMIFICAÇÃO

Pré-produção de Gamificação com Narrativas Interativas

→ Conhecer os formatos clássicos de storytelling interativo;
→ Desenvolver enredo e roteiro;
→ Construir desafios consistentes com o roteiro;
→ Projetar mecânicas em jogos adventure;
→ Criar e usufruir o documento de design;
→ Caracterizar protagonista e antagonista;
→ Esquematizar árvores de diálogos.

Produção de Gamificação com Narrativas Interativas

→ Estruturar fluxos de tela em narrativas interativas;
→ Dominar estilo textual e gráfico de adveture games;
→ Prototipar jogos contendo narrativas interativas;
→ Prototipar jogos em Twine.

Projeto e Bloco

Neste bloco o aluno irá criar um protótipo digital de jogo ou de gamificação utilizando narrativas interativas.

 

Faça o download do folder do Gamificação e Jogos Sérios:

CARREIRA E COMPETÊNCIAS

  • Professor, Designer Instrucional e Educador diferenciado por sua habilidade em trabalhar com gamificação
  • Profissionais de marketing e gestores habilitados a utilizar a gamificação em seus diversos projetos
  • Gamification Designer para diferentes indústrias
  • Game Designer especialista em Gamificação e Jogos Sérios

PRÓXIMA TURMA

Esta pós-graduação é oferecida na modalidade: PRESENCIAL

COMO FUNCIONA?

As aulas são ministradas em laboratório com uma workstation por aluno em sábados alternados (uma aula a cada 14 dias), das 8:30h às 18:30h. Os professores são profissionais do mercado e focam suas aulas no desenvolvimento de projetos em grupo (ou individuais), buscando, na medida do possível, adequá-los às demandas e perfil de cada aluno para promover experiências e portfólio que alavanquem suas carreiras na direção que buscam.

DURAÇÃO

Cerca de 24 meses

CARGA HORÁRIA

440 horas/aula

FREQUÊNCIA

Sábados alternados, de 8h30 às 18h30.

INÍCIO

02 de outubro de 2021

TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE O ENSINO DO INSTITUTO INFNET

O Infnet é a melhor faculdade de tecnologia do Rio de Janeiro. Foi fundado em 1994, para o ensino de excelência voltado às necessidades do mercado, e tornou-se referência nesse segmento. A proposta do Instituto é ensinar tecnologia aplicada ao contexto de negócios, isto é, como uma ferramenta para o desenvolvimento das organizações.

São profissionais que trabalham na área em que lecionam, recrutados dentre os melhores profissionais em empresas como Petrobras, White Martins, Stone, Globo, Dataprev, Eletrobras Furnas, Ágora, BNDES, Amil e Accenture. O Instituto Infnet acredita que só quem trabalha no setor é capaz de ministrar aulas conectadas com o mercado. Além disso, em sua maioria, possuem mestrado ou doutorado e as certificações cobertas no programa.

Só existe uma forma transparente e objetiva de indicar o que o aluno domina ao final de um curso: uma lista de competências.

“Competência” é algo que você sabe realizar ou resolver. Ao final da pós-graduação, você terá um conjunto de novas competências para aplicar em seu trabalho.

Sim, o programa de um curso de pós-graduação é dinâmico e suas disciplinas, competências e estrutura podem ser modificadas pela instituição. Há várias razões para um curso sofrer alterações: mudanças na tecnologia, mudanças no mercado, evolução das certificações, aprendizados da instituição, ajustes no modelo de ensino, demandas do corpo discente, feedback dos docentes e outras.

Você terá que fazê-la novamente (a mesma ou uma disciplina similar, indicada pela instituição).

ADMISSÃO E VALORES

SOLICITAR VALOR E FORMA DE PAGAMENTO