Logo da Escola de Comunicação e Design Digital do Infnet

Pós-Graduação
MFA em Design Digital e Design Gráfico

Photoshop, Branding, Design Gráfico, Design Thinking, After Effects, Web Design, HTML, CSS, Brackets, Illustrator, InDesign, Diagramação, Motion Design, Dreamweaver

Design Digital com foco nas melhores práticas de mercado. Neste MFA em Design Digital, o aluno adquire conhecimentos que o tornam apto a desenvolver projetos de branding, web design, UX (User Experience), ilustração, design gráfico e de motion design.
 

Matriz Curricular

Designer desenhando em frente ao computador

Branding, Comunicação Visual e Design Thinking

A linguagem gráfica/visual e suas aplicações; história da comunicação visual; conhecimento dos conceitos e princípios de forma, cor e tipografia; percepção visual; planejamento e desenvolvimento de projetos de comunicação visual; branding; identidade visual; capacitação em software de editoração eletrônica – Adobe Illustrator.

 

Ilustração Vetorial

Princípios da ilustração; técnicas de desenho vetorial; colorização; esboço e redesenho; finalização e saída de arquivos de ilustração digital; capacitação em software de editoração eletrônica – Adobe Illustrator.

 

Projeto de Bloco

O aluno elabora um sistema de identidade visual e seu respectivo Manual de Branding.

 

Tratamento de Imagem e Pintura Digital

Conceitos de imagem e fotografia; fundamentos do processamento de imagens digitais; captação de imagens; técnicas de manipulação, tratamento de imagens e pintura digital.; capacitação em software de manipulação de imagens – Adobe Photoshop.

 

Diagramação e Produção Gráfica

Fundamentos da diagramação; grade; composição; harmonia entre elementos da página; layout; fundamentos dos processos gráficos; fechamento e saída de arquivos; editoração eletrônica; capacitação em software de editoração eletrônica – Adobe Indesign.

 

Projeto de Bloco

O aluno desenvolve um projeto gráfico e editorial de um ebook ou livro impresso.

 

UX Design, Design de Interface e Usabilidade

Princípios de ergonomia, usabilidade e UX; significado técnico de usabilidade; interface; composição e wireframe; navegação; recomendações de acessibilidade, ergonomia e usabilidade; personas, prototipação, entrevista com usuário e testagem. Prática no InVision / Axure.

 

WordPress, HTML, CSS3 e JavaScript

Estrutura de documento; tags; links; hipertexto, imagens; listas; formatação, WordPress, HTML, CSS e JavaScript. Prática no Brackets / Adobe Dreamweaver / WordPress.

 

Projeto de Bloco

O aluno desenvolve um site responsivo em WordPress, com tema personalizado, e seu relatório de usabilidade

 

Storytelling e Narrativas Visuais

Construção de narrativas visuais considerando contexto, audiência e fluxos de informação; aplicação de principios de storytelling para contar “boas histórias”; micro e macro estrutura; ritmo narrativo, técnicas para adaptações transmídia, roteiro e storyboard. Prática no Moovly.

 

Animação em Vídeo

Fundamentos do design em movimento; Linguagem visual, técnicas de composição, animação, videografismo e áudio; Efeitos, transições, máscaras, transformações e renderização. Aplicação de princípios de animação. Utilização de elementos visuais e tipografia para produção de vinhetas. Conceitos de pré-produção, produção e pós-produção. Prática no Adobe After Effects.

 

Projeto de Bloco

O aluno desenvolve uma animação em vídeo, e o protótipo do storytelling.

Perguntas Frequentes

A pós é composta por blocos de aprendizado totalizando 440 horas-aula e permitindo ao aluno desenvolver projetos em duas áreas do Design Digital: Design Gráfico e Web Design. Ao longo do curso, o aluno consolida continuamente seu aprendizado em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), aplicando os conhecimentos desenvolvidos.

A estrutura do curso permite que os alunos aproveitem as experiências oferecidas para além dos conhecimentos adquiridos em cada área, capacitando-os a construir um portfólio de peças desenvolvidas durante o programa, interligar os conteúdos dos blocos por meio das metodologias de projeto desenvolvidas e produzir sua monografia por etapas, ao longo de todo curso.

Aprenda na prática a utilizar as ferramentas de design mais atuais e a compreender os processos de produção mais importantes do mercado, além de adquirir forte base conceitual.

Para profissionais de Design que desejam atualizar-se em relação às novas técnicas e metodologias das áreas do Design Digital

Para profissionais que desejam aplicar as técnicas do design digital em seus trabalhos

Para profissionais de qualquer área que desejam atuar em Design, Branding, Design Editorial, Design Thinking, Motion Design ou Design de Interfaces.

Para ingressar, o aluno passa por uma análise curricular e por uma entrevista com o coordenador.

Coordenador

Almir Mirabeau

Atua na indústria criativa desde 1984 e participou de vários projetos de comunicação visual, tanto como produtor gráfico, quanto como diretor de arte. É doutor em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do RJ (ESDI/UERJ). Ministra disciplinas relacionadas à visualização de dados e Comunicação Visual em IESs brasileiras e internacionais.

Atualmente coordena a Pós-graduação em Design Digital do Instituto Infnet, é presidente da Sociedade Brasileira de design da Informação e apresenta juntamente com Rafael Ancara e Ricardo Cunha Lima o podcast Visual+Mente.

Temas Abordados

Uma escola inteira para você

A ECDD, Escola de Comunicação e Design Digital do Instituto Infnet, é uma escola exclusiva para a indústria criativa. Seus cursos oferecem formação interdisciplinar voltada para a prática no mercado, pela integração do Design com tecnologias e negócios, e incentivam a mentalidade empreendedora em seus alunos.

Único

Aprendizado 100% Prático

Todas as aulas ministradas em laboratório com uma workstation por aluno, para que coloquem em prática na hora as ferramentas que aprendem.

Presencial, mas também com aulas transmitidas e gravadas

Aqui, você não perde o conteúdo. As aulas também são transmitidas online e ficam gravadas em nossa plataforma.

Infraestrutura

Nossos campus são projetados com ambientes de estudo equipados e preparados para o aluno ter o máximo de foco, conforto e rendimento.

Imersão ao mercado

Você irá participar de palestras e eventos com empregadores a respeito dos assuntos mais atuais da área, garantindo um real contato com profissionais atuantes e ajudando na sua imersão ao mercado.

FERRAMENTAS

Cobre as ferramentas usadas no mercado: Photoshop, Illustrator, InDesign, Brackets, Dreamweaver, After Effects, WordPress, etc.

CAREER CHANGER

É um curso para alunos egressos de cursos de design e afins que querem se aprofundar e/ou ter contato com novas áreas como UX, Motion design, Design de interface e que buscam se atualizar.

Portfolio

O MFA é recheado de projetos práticos: o aluno aprende fazendo design e utilizando softwares em sincronia com as demandas do mercado, construindo um portfólio de peças desenvolvidas durante o programa

Carreiras e Competências

O projeto pedagógico do curso é voltado tanto para as atividades de Design Gráfico, focadas em conteúdo relacionado a Design editorial, Design de embalagem, Design de Informação e Produção Gráfica, quanto para as atividades de Web design focadas em questões relacionadas a Ergonomia, Usabilidade, Experiência do Usuário, Design Responsivo, Visualização de Dados e Infografia. Desse modo, atende a demanda por um designer especialista que pode atuar transversalmente, na área técnica propriamente dita ou na gestão atuando como líder de grupos interdisciplinares.

Depois de um período intenso de aprendizado, o aluno se destaca no mercado pelas seguintes competências:

REPRESENTAÇÃO VISUAL

Será capaz de captar, analisar e tratar imagens de forma adequada à sua aplicação em diferentes mídias (impressos e digitais).

WEB DESIGN

Será capaz estruturar um layout de interface através de wireframe, considerando as diretrizes de ergonomia, usabilidade e UX mais usuais no design de interface e construir um site funcional em XHTML.

PRODUÇÃO EDITORIAL

Será capaz de desenvolver ilustrações digitais para aplicação em diferentes mídias (impressos e digitais) e de produzir uma publicação que apresente coerência estilística na composição, com o uso adequado de imagens e tipografia.

DESIGN DE INFORMAÇÃO

Será capaz de lidar diretamente com a forma com que o conteúdo é apresentado às pessoas, no intuito de potencializar a captação da mensagem e construir um site com programação bem estruturada, utilizando os recursos das folhas de estilo (CSS) e layouts fluidos, seguindo as diretrizes da W3C. O aluno deverá compreender os conceitos de CMS e ser capaz de proceder com a configuração simples de uma interface CMS.

Faça o download do folder da Pós-Graduação MFA em Design Digital:

Impulsione sua carreira

Trabalhando num mercado em alta

A transformação digital mudou completamente a realidade à nossa volta, impactando quase todas as nossas experiências cotidianas: do trabalho aos relacionamentos amorosos. Com o audiovisual não poderia ser diferente. Se há dez anos a grande dúvida de produção era sobre filmar os conteúdos com película ou usar as já então potentes câmeras digitais, o sentimento agora é de um positivo desconhecimento dos limites sobre até onde a revolução do combo audiovisual + digital + Internet pode nos levar.

Jornalista gravando entrevista

Com novos formatos físicos, diferentes durações e formas de interação, o audiovisual está a um clique de qualquer pessoa com um dispositivo conectado à Internet. Por conta disso, temos um outro desdobramento: aprodução aumentou exponencialmente para conseguir atender ao consumo deste público ávido por entretenimento, informação e experiências. Para termos uma noção, cerca de 300 horas de vídeo são disponibilizadas no YouTube a cada minuto, e quase cinco bilhões de vídeos são assistidos no site a cada dia. Se pensarmos no volume das mídias sociais, sites, apps de comunicação, streaming e outras plataformas, a dimensão é incrivelmente grande.

Isso significa espaço para novos canais, criadores de conteúdo, filmmakers e marcas. Promove a democratização do acesso ao público e à produção. Impensável até quinze anos atrás, hoje qualquer pessoa com um celular e um computador é um canal de conteúdo em potencial.

Depoimentos de alunos da ECDD

Tire suas dúvidas sobre o ensino do Instituto Infnet

O Infnet é a melhor faculdade de tecnologia do Rio de Janeiro. Foi fundado em 1994, para o ensino de excelência voltado às necessidades do mercado, e tornou-se referência nesse segmento. A proposta do Instituto é ensinar tecnologia aplicada ao contexto de negócios, isto é, como uma ferramenta para o desenvolvimento das organizações.

São profissionais que trabalham na área em que lecionam, recrutados dentre os melhores profissionais em empresas como Petrobras, White Martins, Stone, Globo, Dataprev, Eletrobras Furnas, Ágora, BNDES, Amil e Accenture. O Instituto Infnet acredita que só quem trabalha no setor é capaz de ministrar aulas conectadas com o mercado. Além disso, em sua maioria, possuem mestrado ou doutorado e as certificações cobertas no programa.

Só existe uma forma transparente e objetiva de indicar o que o aluno domina ao final de um curso: uma lista de competências.

“Competência” é algo que você sabe realizar ou resolver. Ao final da pós-graduação, você terá um conjunto de novas competências para aplicar em seu trabalho.

Sim, o programa de um curso de pós-graduação é dinâmico e suas disciplinas, competências e estrutura podem ser modificadas pela instituição. Há várias razões para um curso sofrer alterações: mudanças na tecnologia, mudanças no mercado, evolução das certificações, aprendizados da instituição, ajustes no modelo de ensino, demandas do corpo discente, feedback dos docentes e outras.

Você terá que fazê-la novamente (a mesma ou uma disciplina similar, indicada pela instituição).

Fale conosco!

Saiba tudo sobre as informações, admissão e valores do curso no chat abaixo. Você pode iniciar uma conversa conosco e tirar suas dúvidas!