Processo Seletivo ABERTO

MBA

MBA EM UX DESIGN, ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO E USABILIDADE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
MBA em UX Design, Arquitetura da Informação e Usabilidade propõe ao aluno uma visão abrangente dos aspectos da interação do usuário, desenvolvendo técnicas e conceitos fundamentais para a criação de uma experiência consolidada por meio de softwares web, desktop ou aplicativos mobile acessíveis, inovadores e de fácil navegação.

VISÃO GERAL

Prepara o profissional para atuar nas diversas etapas do design de um software web, desktop ou aplicativo mobile, com foco na experiência do usuário, abordando estratégia, pesquisa, definição do conteúdo, interação, avaliação de usabilidade e gestão do projeto.

PÚBLICO ALVO

A pós-graduação é voltada para profissionais de design, comunicação, marketing, desenvolvimento e análise de sistemas. Atuando significativamente em atividades relacionadas ao conteúdo do programa. Atende também a designers e executivos que trabalham com decisões aplicadas a produtos, identidades visuais e interfaces com o usuário.

PRÉ-REQUISITOS

É necessário conhecimento básico de uso de uma ferramenta para prototipação, como Adobe XD, InVision, Sketch ou Figma. Para ingressar, o candidato passa por uma análise curricular e entrevista com o coordenador.

DIFERENCIAIS E FUNDAMENTOS DO CURSO

MATRIZ CURRICULAR

PESQUISA COM USUÁRIOS

Pesquisa de Campo

Pesquisa Desk, Planejamento de Pesquisa, Entrevistas, Questionários, Observação de Campo, Análise e síntese dos insights, Personas, Mapa de Empatia, Jornada do Usuário, Canvas de Proposta de Valor, Definição do Problema, Brainstorming.

Avaliação de Usabilidade e Acessibilidade

Heurísticas e Guidelines de Usabilidade, Avaliação Heurística, Teste de Prototipação em Papel, Métodos gerais para avaliação da usabilidade com usuários, Métodos para avaliação da usabilidade de aplicativos mobile, Planejamento e elaboração de relatórios de testes de usabilidade, Avaliação da Acessibilidade.

Projeto de Bloco

Relatório de pesquisa das necessidades dos usuários de determinado software web, desktop ou aplicativo mobile, incluindo perfis de usuários, necessidades, problemas e cenários de uso. Relatório de avaliação da usabilidade de um software web, desktop ou aplicativo mobile.

ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO E DESIGN DE INTERAÇÃO

Arquitetura da Informação

Mapa Conceitual, Sistema de Organização, Sistema de Rotulação, Card Sorting, Sistema de Navegação, Sistema de Busca, Inventário de Conteúdo, Mapa do Site, Wireframes.

Design de Interação

Interação Humano-Computador, Diagrama de Modelo Mental, Objetivos do Usuário, Cenários de Uso, Storyboards, Mapa da Experiência, Mapa de Fluxo das Tarefas, Casos de Uso, Feedback do Sistema, Ações e Gestos do Usuário, Affordance, Microinterações.

Projeto de Bloco

Elaborar e apresentar o projeto de arquitetura da informação e design de interação de um software web, desktop ou aplicativo mobile com priorização de funcionalidades do produto, mapa conceitual, inventário de conteúdo, mapa do site, mapa da experiência, mapa de fluxos e wireframes.

DESIGN DE INTERFACES

Padrões de Design de Interfaces

Princípios do Design de Interface, Padrões para Onboarding, Conteúdo, Navegação, Busca, Formulário, Ajuda, Feedback do Sistema, Padrões específicos utilizados em aplicativos para Mobilidade, Comunicação e Redes Sociais, Comércio e Serviços, Turismo e Lazer, Educação e Vida Profissional.

Prototipação e Design Visual

Princípios de Design de Interface, Design Visual, Branding, Cores, Tipografia, Imagens, Design System, Guia de Estilo, Layout, Design Responsivo, Padrões Android, Padrões iOS, Protótipo de Alta Fidelidade, Especificação do Design para desenvolvimento.

Projeto de Bloco

Elaborar o projeto das interfaces de um software web, desktop ou aplicativo mobile, incluindo sketchs, wireframes e layout final.

ESTRATÉGIA E GESTÃO DE PROJETOS UX

Estratégia de UX

Lean Startup, Estratégia de UX, Business Model Canvas, Lean Canvas, Análise de Concorrentes, Estratégia do Oceano Azul, UX Canvas, Lançamento de produto e conversão de clientes, MVP, Business Case, Dicas de apresentação para investidores.

Gestão de Projetos de UX

Métodos Waterfall, Scrum, Design Thinking, Design Sprint, Lean UX, Definição e organização da equipe, Processo de UX, Roadmap, Entregáveis, Kanban, Teste A/B, Facilitação de Workshops de UX, Priorização de Funcionalidades, Realização de Sprints.

Projeto de Bloco

Elaborar e apresentar um plano do projeto de um software web, desktop ou aplicativo mobile e a análise de requisitos do negócio relacionado ao produto, incluindo requisitos do produto, objetivos, definição do público-alvo, concorrentes e indicadores de sucesso.

 

Faça o download do livreto e conheça o portfólio completo dos cursos da ECDD.

CARREIRA E COMPETÊNCIAS

O MBA em UX Design, Usabilidade e Arquitetura da Informação prepara o estudante para seguir carreira como especialista nas posições relacionadas ao UX Design, como Pesquisador de UX, Analista de Usabilidade, Arquiteto da Informação, Designer de Interação ou Designer de Interface, além de capacitá-lo a aplicar o conhecimento adquirido de forma integrada como consultor, designer, gerente de projetos ou gerente de produtos digitais.
Depois de um período intenso de aprendizado, o aluno se destaca no mercado pelas seguintes competências:

Realizar pesquisas com usuários, utilizando métodos como entrevistas, questionários e observações de campo;

Avaliar a usabilidade e a acessibilidade de websites, sistemas e aplicativos;

Projetar a experiência do usuário, incluindo conteúdo, interação, navegação e busca de websites e aplicativos;

Elaborar protótipos de interfaces de produtos digitais, considerando usabilidade, design visual e padrões de interação;

Gerenciar projetos de UX, considerando as diversas etapas e métodos;

Definir as características e necessidades do produto digital, do público-alvo e do negócio.

PRÓXIMA TURMA

Esta pós-graduação é oferecida na modalidade: PRESENCIAL

COMO FUNCIONA?

Os alunos aprendem por meio de estudos de casos, elaboração de artefatos diversos, protótipos de interfaces, projetos de arquitetura de informação/interação, coletar e registrar informações e requisitos do usuário e do negócio, projetar o conteúdo e as funcionalidades, além de mapear a interação, desenvolver protótipos, avaliar interfaces e gerenciar projetos de UX. 

O programa é inteiramente realizado em laboratórios multimídia com uma workstation por aluno.

As aulas desta pós-graduação são ministradas por professores que são profissionais reconhecidos no mercado.

DURAÇÃO

Cerca de 24 meses

CARGA HORÁRIA

440 horas/aula

FREQUÊNCIA

Aulas semanais, às quartas-feiras, a partir das 18h20.

INÍCIO

29 de setembro de 2021

TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE O ENSINO DO INSTITUTO INFNET

O Infnet é a melhor faculdade de tecnologia do Rio de Janeiro. Foi fundado em 1994, para o ensino de excelência voltado às necessidades do mercado, e tornou-se referência nesse segmento. A proposta do Instituto é ensinar tecnologia aplicada ao contexto de negócios, isto é, como uma ferramenta para o desenvolvimento das organizações.

São profissionais que trabalham na área em que lecionam, recrutados dentre os melhores profissionais em empresas como Petrobras, White Martins, Stone, Globo, Dataprev, Eletrobras Furnas, Ágora, BNDES, Amil e Accenture. O Instituto Infnet acredita que só quem trabalha no setor é capaz de ministrar aulas conectadas com o mercado. Além disso, em sua maioria, possuem mestrado ou doutorado e as certificações cobertas no programa.

Só existe uma forma transparente e objetiva de indicar o que o aluno domina ao final de um curso: uma lista de competências.

“Competência” é algo que você sabe realizar ou resolver. Ao final da pós-graduação, você terá um conjunto de novas competências para aplicar em seu trabalho.

Sim, o programa de um curso de pós-graduação é dinâmico e suas disciplinas, competências e estrutura podem ser modificadas pela instituição. Há várias razões para um curso sofrer alterações: mudanças na tecnologia, mudanças no mercado, evolução das certificações, aprendizados da instituição, ajustes no modelo de ensino, demandas do corpo discente, feedback dos docentes e outras.

Você terá que fazê-la novamente (a mesma ou uma disciplina similar, indicada pela instituição).

ADMISSÃO E VALORES

SOLICITAR VALOR E FORMA DE PAGAMENTO