PROGRAMA DE METODOLOGIA-BASE PARA MENTORES – PMBM – 9ª TURMA : ECDD - Escola de Comunicação e Design Digital

Evento PROGRAMA DE METODOLOGIA-BASE PARA MENTORES – PMBM – 9ª TURMA

OBJETIVO

Oferecer aos profissionais de Mentoria de Negócios uma metodologia para subsidiar sua atuação nos ecossistemas empreendedores e de negócios em geral, visando ampliar o potencial de resultados do processo de mentoria.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais com conhecimento aprofundado em determinadas áreas da gestão de negócios, que tenham interesse em contribuir para a sustentabilidade e o êxito comercial de empreendimentos de qualquer porte e natureza: Gestores de Incubadoras, Aceleradoras e Parques Tecnológicos; Consultores; Coaches; Professores Universitários; Executivos; Investidores e Anjos; Mentores e Empreendedores Experientes.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

O Papel do Mentor no Ecossistema de Negócios. A Mentoria Integrada ou Cooperada e Suas Responsabilidades. O Acordo de Mentoria e a Gestão de Expectativas. Fundamentos da Mentoria de Negócios. Contexto Comportamental e o Processo de Comunicação Eficiente para o Sucesso da Mentoria. Processo INNMENTORING® de Mentoria de Negócios. Prática Real Supervisionada/Mentoria Assistida.

CARGA HORÁRIA:

16 horas/aulas teóricas e práticas, com certificação dupla fornecida pela INNASA RIO Incubadora e pela Associação Brasileira dos Mentores de Negócios – ABMEN.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 23/05/2019 – CONTEXTUALIZAÇÃO DE MENTORIA E INTRODUÇÃO À METODOLOGIA-BASE

• 8:30h-9h – Credenciamento e welcome coffee
  • 9h-12h – Contextualização de Mentoria de Negócios e suas imbricações
  • 12h-13h – Almoço
  • 13h-18h – Contextualização da Metodologia-base
  • 18:00h – Encerramento

Dia 24/05/2019 – METODOLOGIA-BASE NA PRÁTICA

• 8:30h – Chegada
  • 9h-12h – Processo Innmentoring
  • 12h-13h – Almoço
  • 13h-18h – Prática real supervisionada e feedback
  • 18:00h – Encerramento

INSTRUTOR (MINI CURRÍCULO):

C. Eduardo A. Nogueira. Profissional de Marketing e Negócios com mais de 30 anos de experiência. Publicitário (FACHA/RJ) e Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial (UNESA/RJ). É empreendedor e empresário. Atuou por mais de dez anos como consultor empresarial. Possui quase 20 anos de experiência docente e de gestão acadêmica. Possui formações em Empreendedorismo (Babson College), Metodologias Ativas de Aprendizagem (Harvard Univ./LASPAU/UNISAL) e Captação de Recursos (Association of Fundraising Professionals/FIRB/SP). É articulista do canal Inova Mundo e do portal Forum IT 365. Desde 2012 é um dos gestores da INNASA RIO Incubadora. Atua como mentor em programas como Jr. Achievement (RJ), InovAtiva Brasil e outros desde 2015. Foi vencedor do Desafio IoT Cidades Inteligentes, concurso promovido pelo ITS/CPqD – 2015/2016, com a solução “Estacionamento Inteligente”, em parceria com a JADETECH e a INNOWATT. É sócio co-fundador e atual presidente da Associação Brasileira dos Mentores de Negócios – ABMEN. Perfil de Eduardo Nogueira

INSTRUTOR ASSISTENTE (MINI CURRÍCULO):

Paulo Ricardo O. da C. Salgueiro. Empresário e Gestor Profissional com mais de 30 anos de experiência em Processos, Projetos, Gestão do Conhecimento, Comportamento Organizacional, Modelagem de Negócios e Gestão por Indicadores. Possui especializações em Sistemas e Métodos (IBAM-RJ) e Inteligência Competitiva (COPPE/UFRJ). Mestre em Desenvolvimento Local (UNISUAM) e formação em Empreendedorismo (Babson College). Desde 2013 atua como mentor e é um dos gestores da INNASA RIO Aceleradora. Possui, ainda, experiência docente de quase dez anos. Foi vencedor do Desafio IoT Cidades Inteligentes 2015/2016, concurso promovido pelo ITS/CPqD, com a solução “Estacionamento Inteligente”, em parceria com a JADETECH e a INNOWATT. É sócio e co-fundador da Associação Brasileira dos Mentores de Negócios – ABMEN, onde também atuou como diretor de Inovação.

Eduardo Nogueira

Paulo Salgueiro