MFA em Design Digital - ECDD - Escola de Comunicação e Design Digital

Pós-Graduação MFA em Design Digital

Na Pós-Graduação MFA em Design Digital o aluno adquire conhecimentos que o tornam apto a desenvolver projetos de UX (User Experience), branding, web design, visualização de dados, ilustração, design gráfico e de interface e motion design. Aprende na prática a utilizar as ferramentas mais atuais e a compreender os processos de produção mais importantes do mercado, além de adquirir forte base conceitual.

VISÃO GERAL

As demandas atuais no setor de design digital exigem do profissional da área um domínio de técnicas e conceitos que vêm evoluindo de maneira rápida. É essencial aliar o teórico ao prático, lançando mão de um instrumental sólido e atualizado. Esta é sua chance de obter excelente formação nesta área.

Público Alvo

É um curso para egressos da graduação de design e afins que querem se aprofundar e/ou ter contato com novas áreas como UX, Motion design, design de interface e que buscam se atualizar.

Pré-Requisitos

Conhecimentos básicos em ambiente digitais (Windows). Para ingressar, o aluno passa por uma análise curricular e por uma entrevista com o coordenador.

Diferenciais e Fundamentos do Curso

Infraestutura

Infraestutura

Todas as aulas são ministradas em laboratório de workstations, permitindo aos alunos colocar mão na massa durante o curso.

Career Changer

Career Changer

É um curso para alunos egressos de cursos de design e afins que querem se aprofundar e/ou ter contato com novas áreas como UX, Motion design, Design de interface e que buscam se atualizar.

Orientação ao Mercado

Orientação ao Mercado

A pós possui módulos que priorizam a conceituação do design (muito necessários para quem está chegando na área!), mas é sempre feito um link entre os conceitos e como eles são úteis para o dia a dia do profissional.

Projetos

Projetos

O MFA é recheado de projetos práticos: o aluno aprende fazendo design e utilizando softwares em sincronia com as demandas do mercado.

Matriz Curricular

BRANDING E IDENTIDADE VISUAL

  • Branding, Comunicação Visual e Design Thinking

    A linguagem gráfica/visual e suas aplicações; História da comunicação Visual; Conhecimento dos Conceitos e Princípios de Forma, Cor e Tipografia; Percepção Visual; Planejamento e Desenvolvimento de Projetos de Comunicação Visual; Branding; Identidade Visual.

  • Ilustração Vetorial

    Princípios da ilustração; Técnicas de desenho vetorial; Coloração; Esboço e Redesenho; Finalização e Saída de arquivos de ilustração digital.

  • Projeto de Bloco

    O aluno elabora um sistema de identidade visual e seu respectivo Manual de Branding.

PRODUÇÃO EDITORIAL DIGITAL

  • Imagem Digital: Tratamento e Pintura Digital

    Conceitos de imagem e fotografia. Fundamentos do processamento de imagens digitais. Captação de imagens. Técnicas de manipulação e tratamento de imagens. Capacitação em software de manipulação de imagens - Adobe Photoshop.

  • Diagramação e Produção Gráfica

    Fundamentos da diagramação; Grade; Composição; Harmonia entre elementos da página; Layout; Fundamentos dos processos gráficos; Fechamento e saída de arquivos. Capacitação em software de editoração eletrônica - Adobe Indesign.

  • Projeto de Bloco

    O aluno desenvolve uma Campanha Promocional (conjunto de peças para redes sociais) ou um Projeto Editorial (ebook ou livro).

DESIGN DE INTERFACE E UX

  • Experiência do Usuário, Design de Interface, Usabilidade e Protipação

    Princípios de Ergonomia, Usabilidade e UX. Significado técnico de usabilidade; interface; composição e wireframe; navegabilidade; recomendações de Acessibilidade, ergonomia e Usabilidade. Prototipação e Testagem.

  • Wordpress, HTML, CSS3 e JavaScript

    Estrutura de documento; tags; links; imagens; listas; formatação; hipertexto,Wordpress, HTML5, CSS3 e JavaScript. O aluno deverá ser capaz de construir um site funcional com CSS3 e Java script.

  • Projeto de Bloco

    Site Responsivo totalmente funcional a partir de sketches e wireframes.

MOTION DESIGN

  • Design de Informação, Retórica Visual, Infografia

    Fornecer condições para o aluno entender como construir produtos de informacionais que levem em consideração o contexto no qual estão inseridos, os fluxos de informação disponíveis e as histórias que devem ser contadas. Trabalhar com aspectos técnicos de design de informação, apresentando os princípios de construção de diferentes tipos de gráficos e infográficos, bem como design de métricas e painéis de informação.

  • Animação Vetorial e Storytelling

    Criação de elementos gráficos necessários para produção de vinhetas em vídeo e infográficos animados. Princípios de Storytelling, Animação, Roteiro e Storyboard. Noções de Pós-Produção.

  • Projeto de Bloco

    O aluno desenvolve uma infográfico animado, um vídeo de divulgação ou um apresentação baseada em storytelling.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

  • TCC

    O Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo avaliar os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante a pós-graduação. Ele é desenvolvido individualmente e consiste em um projeto aplicado que utilize as competências adquiridas nos blocos do curso.

Faça o download do folder
do MFA em Design Digital:

Carreira e Competências

O projeto pedagógico do curso é voltado tanto para as atividades de Design Gráfico, focadas em conteúdo relacionado a Design editorial, Design de embalagem, Design de Informação e Produção Gráfica, quanto para as atividades de Webdesign focadas em questões relacionadas a Ergonomia, Usabilidade, Experiência do Usuário, Design Responsivo, Visualização de Dados e Infografia. Desse modo, atende a demanda por um designer especialista que pode atuar transversalmente, na área técnica propriamente dita ou na gestão atuando como líder de grupos interdisciplinares.

Depois de um período intenso de aprendizado, o aluno se destaca no mercado pelas seguintes competências:

  • REPRESENTAÇÃO VISUAL

    Será capaz de captar, analisar e tratar imagens de forma adequada à sua aplicação em diferentes mídias (impressos e digitais).

  • WEBDESIGN

    Será capaz estruturar um layout de interface através de wireframe, considerando as diretrizes de ergonomia, usabilidade e UX mais usuais no design de interface e construir um site funcional em XHTML.

  • PRODUÇÃO EDITORIAL

    Será capaz de desenvolver ilustrações digitais para aplicação em diferentes mídias (impressos e digitais) e de produzir uma publicação que apresente coerência estilística na composição, com o uso adequado de imagens e tipografia.

  • DESIGN DE INFORMAÇÃO

    Será capaz de lidar diretamente com a forma com que o conteúdo é apresentado às pessoas, no intuito de potencializar a captação da mensagem e construir um site com programação bem estruturada, utilizando os recursos das folhas de estilo (CSS) e layouts fluidos, seguindo as diretrizes da W3C. O aluno deverá compreender os conceitos de CMS e ser capaz de proceder com a configuração simples de uma interface CMS.

Próxima Turma

Esta pós-graduação é oferecida na modalidade: PRESENCIAL

Como Funciona?

A pós é composta por blocos de aprendizado totalizando 440 horas-aula e permitindo ao aluno desenvolver projetos em duas áreas do Design Digital: Design Gráfico e Web Design. Ao longo do curso, o aluno consolida continuamente seu aprendizado em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), aplicando os conhecimentos desenvolvidos.

Durante as aulas os alunos adquirem também o domínio sobre as principais ferramentas e linguagens exigidas no mercado, como: Photoshop, Illustrator, Indesign, After Efects, Dreamweaver, HTML, CSS3, Javascript, etc. Unindo interesses comuns com aptidões singulares, os alunos fazem das aulas uma ótima oportunidade para networking e construção de conhecimento em conjunto.

Frequência

Aulas semanais às quintas-feiras, de 18h30 às 22h40

Duração

Cerca de 24 meses

Carga Horária

440 horas/aula de 50 minutos

Início e Horário

01 de fevereiro de 2018

Admissão e Valores

Solicitar valor e Forma de Pagamento

twitter-logo-on-black-background