ECDD | Comunicação e Design

Pós-Graduação MFA em Design Digital e Design Gráfico

Photoshop, Branding, Design Gráfico, Design Thinking, After Effects, Web Design, HTML, CSS, Brackets, Illustrator, InDesign, Diagramação, Motion Design, Dreamweaver

Conheça o MFA em Design Digital

Não são vídeo aulas prontas, gravadas. São aulas iguais as de uma pós-graduação presencial.

Você participa de uma turma de verdade, onde interage com alunos e professores e constrói seu networking.

Durante as aulas, você desenvolverá projetos práticos, que servirão para construir seu portfólio profissional.

Os professores desta Pós atuam em grandes empresas do Rio, o principal mercado de Audiovisual do país.

Desenvolva as competências essenciais para atuar nas diferentes áreas do Design Gráfico e Design Digital. Este MFA tem como foco o estudo geral do campo, abrangendo áreas como: branding, web design, ilustração, design gráfico, motion design, experiencia do usuário, visualização de dados e mais.
 
O aluno pratica as ferramentas Photoshop, Illustrator, InDesign, InVision, Axure, Brackets, Dreamweaver, After Effects, Moovly e WordPress.

HORÁRIO
DAS AULAS

20h00 às 22h00

PRÓXIMA
TURMA

29/01/2024

DIAS DA
SEMANA

Seg e Qua

DURAÇÃO
DA PÓS

11 meses

Disciplinas e Competências

  • Relacionar as marcas com a estratégia das organizações
  • Reconhecer os tipos de posicionamento de marca para organizações
  • Aplicar cores e tipografia adequadas, usando os conceitos da semiótica e da Gestalt para a elaboração de peças de design
  • Descrever as etapas do design thinking e suas ferramentas
  • Aplicar ferramentas do design thinking



Complementares:

  • Reconhecer a linguagem gráfica/visual e suas aplicações
  • Reconhecer os princípios de forma, cor e tipografia
  • Desenvolver a percepção visual, compreendendo os conceitos fundamentais da semiótica e da Gestalt
  • Conhecer elementos da teoria das cores, tais como o círculo cromático, a harmonia cromática e o contraste de cores, aplicando-os com consistência em projetos
  • Conhecer os principais conceitos de tipografia, aplicando diferentes técnicas e famílias tipográficas adequadamente em projetos de design
  • Analisar a estratégia, o posicionamento, a personalidade, a cultura e o DNA de marcas
  • Analisar diferentes brand books à luz do design e da estratégia
  • Reconhecer as principais técnicas do design thinking, em especial o levantamento de requisitos com empatia e a jornada do cliente

 

  • Conhecer as características técnicas da ilustração vetorial
  • Aplicar princípios básicos da linguagem visual na concepção de ilustrações e mensagens visuais
  • Aplicar técnicas intermediárias e avançadas de ilustração vetorial
  • Criar identidades visuais
  • Elaborar manuais de identidade visual



Complementares:

  • Reconhecer e aplicar os princípios de design na criação de peças gráficas
  • Aplicar grids e tipos de proporções nas peças de design
  • Conhecer e utilizar as ferramentas, comandos e efeitos do Adobe Illustrator
  • Identificar diferentes alternativas para aprendizado contínuo do Adobe Illustrator
  • Construir artes vetoriais em perspectivas isométricas
  • Aplicar técnicas de colorização, esboço e redesenho
  • Produzir a finalização e saída de arquivos de ilustração digital

 

  • Conceituar os fundamentos da imagem digital
  • Planejar a direção de arte e o tratamento de imagens
  • Utilizar técnicas de pintura digital e tratamento de imagem no Adobe Photoshop
  • Tratar imagens digitais em acordo com os demais elementos de projetos gráficos


Complementares:

  • Reconhecer conceitos fundamentais de fotografia e imagem digital
  • Explicar como as imagens digitais e os demais elementos interagem em um projeto gráfico para a formação da mensagem
  • Conhecer e utilizar as ferramentas, comandos e recursos do Adobe Photoshop
  • Identificar diferentes alternativas para aprendizado contínuo do Adobe Photoshop
  • Compreender e aplicar o princípio básico de processamento não-destrutivo no Photoshop
  • Dominar o uso de camadas e máscaras no Adobe Photoshop
  • Dominar as ferramentas de Ajustes, Seleção e Transformação no Adobe Photoshop
  • Utilizar técnicas avançadas de retoque e reconstrução de imagens digitais no Adobe Photoshop

 

  • Conhecer e identificar os principais elementos de um projeto gráfico, em diferentes tipos de publicação
  • Descrever as técnicas de diagramação na elaboração de peças editoriais
  • Executar projetos gráficos no Adobe InDesign aplicando as melhores práticas de diagramação
  • Finalizar arquivos para impressão em gráficas e bureaus de serviços gráficos


Complementares:

  • Conhecer a história do design gráfico internacional e brasileiro
  • Conhecer os fundamentos da diagramação: grade, composição, harmonia entre elementos, layout de páginas
  • Conhecer os fundamentos dos processos gráficos
  • Conhecer e utilizar as ferramentas, comandos e recursos do Adobe InDesign
  • Identificar diferentes alternativas para aprendizado contínuo do Adobe InDesign
  • Utilizar técnicas intermediárias de editoração no Adobe InDesign
  • Aplicar a linguagem tipográfica mais adequada para cada projeto editorial
  • Criar protótipos para peças editoriais digitalmente

 

  • Projetar mapas de sites, mapas de navegação, fluxos de interação e wireframes
  • Aplicar as melhores práticas de usabilidade e os fundamentos de acessibilidade no design de interfaces
  • Prototipar interfaces Web e experiências do usuário
  • Realizar testes de usabilidade e experiência com usuários


Complementares:

  • Reconhecer os princípios de ergonomia, usabilidade e UX
  • Definir o significado técnico de usabilidade e experiência do usuário
  • Reconhecer as principais heurísticas de Nielsen
  • Prototipar a experiência do usuário em baixa fidelidade
  • Prototipar a experiência do usuário em alta fidelidade
  • Projetar protótipos navegáveis de experiência do usuário
  • Analisar os dados obtidos nos testes com os usuários

 

  • Criar pequenos sites utilizando HTML e CSS
  • Construir sites utilizando o gerenciador de conteúdo WordPress
  • Utilizar temas, plugins e page builders no WordPress
  • Interpretar briefings de projetos Web, criando mapas de site, estruturas de navegação e layouts que reflitam as suas necessidades
  • Implementar sites Web no WordPress alinhados às necessidades do cliente e às melhores práticas da produção para a Web


Complementares:

  • Reconhecer os principais elementos da arquitetura de páginas Web
  • Reconhecer as principais recomendações, boas práticas e preocupações fundamentais no design de páginas Web
  • Descrever o conceito de responsividade de páginas Web
  • Avaliar sites Web quanto à usabilidade, experiência do usuário e adequação da sua implementação
  • Criar e editar páginas Web simples utilizando HTML
  • Aplicar estilos em páginas Web utilizando CSS
  • Identificar códigos em JavaScript
  • Explicar a importância e as vantagens da utilização de gerenciadores de conteúdo

 

  • Construir narrativas visuais considerando contexto, audiência e fluxos de informação
  • Identificar os processos da produção narrativa no audiovisual contemporâneo em diferentes tipos de produção, tais como animação, filmes, jogos digitais e comerciais publicitários
  • Criar roteiros adaptados aplicando as melhores práticas do Storytelling
  • Criar storyboards e projetar experiências transmídias
  • Criar narrativas visuais experimentais


Complementares:

  • Identificar os princípios básicos de storytelling para contar “boas histórias”, dominando micro e macro estrutura e ritmo narrativo.
  • Aplicar técnicas para adaptação transmídia em storytelling
  • Utilizar a plataforma Celtx para a criação de roteiro e storyboard e outros controles de produção audiovisual
  • Identificar os princípios fundamentais da linguagem visual para vídeo
  • Utilizar o Adobe Premiere para conhecer os fundamentos da edição de vídeo

 

  • Descrever os conceitos de pré-produção, produção e pós-produção no audiovisual de animação
  • Aplicar os princípios de animação em projetos de Motion Design
  • Criar e editar artes de Motion Design, tais como vinhetas, lower-thirds e passagens de bloco
  • Criar pacotes gráficos com identidade visual coerente para produções audiovisuais


Complementares:

  • Reconhecer os fundamentos do Design em Movimento: linguagem visual, técnicas de composição, animação, videografismo e áudio
  • Descrever os 12 Princípios da Animação para aplicação em projetos de Motion design
  • Conhecer e utilizar as ferramentas, comandos e recursos do Adobe AfterEffects
  • Identificar diferentes alternativas para aprendizado contínuo do Adobe AfterEffects
  • Analisar casos de pacotes gráficos para vídeo levando em consideração aspectos sócio-técnicos
  • Criar vinhetas, passagens de bloco e lower thirds no AfterEffects
  • Criar artes estáticas no ambiente 3D do After Effects
  • Criar identidade visual em movimento

 

Perguntas Frequentes

Você terá uma verdadeira experiência de sala de aula, participando por áudio e vídeo, tirando dúvidas com os professores e construindo seu networking.

São 64 aulas interativas ao vivo e sete dias por semana de aprendizado na comunidade online. Você tem o apoio de professores dedicados, que são experts no assunto, e aprende junto com uma turma de profissionais de todo o Brasil.

Profissionais de Design que desejam atualizar-se em relação às novas técnicas e metodologias das áreas do Design Digital

Profissionais que desejam aplicar as técnicas do design digital em seus trabalhos

Profissionais de qualquer área que desejam atuar em Design, Branding, Design Editorial, Design Thinking, Motion Design ou Design de Interfaces.

O aluno formado pode atuar como designer gráfico ou de interface, editor de vídeo ou aplicar técnicas de design thinking em organizações, assim como pode trabalhar com branding.

MFA significa “Master in Fine Arts”. É o equivalente à sigla MBA, mas para a área de artes e design. MBAs são cursos com aspectos de gestão de negócios (“B” de Business).

Basta um celular com câmera e boa conexão internet para assistir às aulas. Melhor ainda se você usar um desktop ou notebook com câmera e um confortável fone de ouvidos.

Você terá direito a uma conta no G Suite do Google, sem custo, para desenvolver e armazenar os trabalhos.

Como todo designer, você precisará dos softwares da Adobe, hoje disponíveis para assinatura na Adobe Creative Cloud. Caso não tenha, poderá assinar com o desconto especial de estudante. O preço atual para alunos é de R$86 por mês, em vez dos usuais R$224 por mês.

Naturalmente, a Adobe pode alterar o valor ao longo do tempo. Verifique o valor online.

Coordenador

Alexander Francisco

Coordena o MFA, que é ministrado por professores do quadro permanente da Escola de Comunicação e Design Digital.

Prof. Alexander é autor de livros didáticos e jogos de tabuleiro e um dos professores mais premiados do Instituto Infnet. É pós-graduado em docência e mestre em tecnologias digitais para educação.

Temas Abordados

Curso Único

OFICIAL

Ministrada com aulas práticas por uma instituição parceira oficial da Adobe há mais de 20 anos.

FACULDADE FOCADA

Ministrado por uma escola totalmente dedicada à formação para a área criativa.

Flexível

As aulas são ao vivo, mas ficam gravadas para você assistir conforme sua disponibilidade.

FERRAMENTAS

Cobre as ferramentas usadas no mercado: Photoshop, Illustrator, InDesign, Brackets, Dreamweaver, After Effects, WordPress, etc.

Ensina do início

Permite a participação de alunos de diversas áreas, desde que comprometidos a estudarem conteúdos adicionais indicados.

BIBLIOTECA VIRTUAL

Acesso a biblioteca online com mais de 35 mil livros, vídeos e tutoriais de editoras como: Focal Press, Peach Pit, Adobe Press, O'Reilly (Safari)

Oficial

Ministrada com aulas práticas por uma instituição parceira oficial da Adobe há mais de 20 anos.

Faculdade Focada

Ministrado por uma escola totalmente dedicada à formação para a área criativa.

Flexível

As aulas são ao vivo, mas ficam gravadas para você assistir conforme sua disponibilidade.

FERRAMENTAS

Cobre as ferramentas usadas no mercado: Photoshop, Illustrator, InDesign, Brackets, Dreamweaver, After Effects, WordPress, etc.

Ensina do início

Permite a participação de alunos de diversas áreas, desde que comprometidos a estudarem conteúdos adicionais indicados.

BIBLIOTECA VIRTUAL

Acesso a biblioteca online com mais de 35 mil livros, vídeos e tutoriais de editoras como: Focal Press, Peach Pit, Adobe Press, O'Reilly (Safari)

Portfolio

O MFA é recheado de projetos práticos: o aluno aprende fazendo design e utilizando softwares em sincronia com as demandas do mercado, construindo um portfólio de peças desenvolvidas durante o programa

Uma escola inteira para você

A ECDD, Escola de Comunicação e Design Digital do Instituto Infnet, é uma escola exclusiva para a indústria criativa. Seus cursos oferecem formação interdisciplinar voltada para a prática no mercado, pela integração do Design com tecnologias e negócios, e incentivam a mentalidade empreendedora em seus alunos.

Flexível

Você assiste às aulas, estuda e faz os trabalhos no horário que puder. Assistir ao vivo é o ideal, mas é você quem decide. Faça seu horário!

Carreiras e Competências

O MFA desenvolve competências essenciais para carreira em design gráfico, design editorial, design de embalagem, design de informação e produção gráfica, assim como para o trabalho profissional em web design sustentado por temas relacionados a ergonomia, usabilidade, experiência do usuário, design responsivo, visualização de dados e infografia.

O aluno formado pode atuar transversalmente, na área técnica propriamente dita ou como líder de grupos interdisciplinares.

REPRESENTAÇÃO VISUAL

Será capaz de captar, analisar e tratar imagens de forma adequada à sua aplicação em diferentes mídias (impressos e digitais).

WEB DESIGN

Será capaz estruturar um layout de interface através de wireframe, considerando as diretrizes de ergonomia, usabilidade e UX mais usuais no design de interface e construir um site funcional em XHTML.

PRODUÇÃO EDITORIAL

Será capaz de desenvolver ilustrações digitais para aplicação em diferentes mídias (impressos e digitais) e de produzir uma publicação que apresente coerência estilística na composição, com o uso adequado de imagens e tipografia.

DESIGN DE INFORMAÇÃO

Será capaz de lidar diretamente com a forma com que o conteúdo é apresentado às pessoas, no intuito de potencializar a captação da mensagem e construir um site com programação bem estruturada, utilizando os recursos das folhas de estilo (CSS) e layouts fluidos, seguindo as diretrizes da W3C. O aluno deverá compreender os conceitos de CMS e ser capaz de proceder com a configuração simples de uma interface CMS.

DESIGN DE INTERFACE

Capaz de construir um site bem estruturado, utilizando os recursos das folhas de estilo (CSS) e layouts fluidos, seguindo as diretrizes da W3C.

Faça o download do folder da Pós-Graduação MFA em Design Digital:

Impulsione sua carreira

Trabalhando num mercado em alta

A transformação digital mudou completamente a realidade à nossa volta, impactando quase todas as nossas experiências cotidianas: do trabalho aos relacionamentos amorosos. Com o audiovisual não poderia ser diferente. Se há dez anos a grande dúvida de produção era sobre filmar os conteúdos com película ou usar as já então potentes câmeras digitais, o sentimento agora é de um positivo desconhecimento dos limites sobre até onde a revolução do combo audiovisual + digital + Internet pode nos levar.

Jornalista gravando entrevista

Com novos formatos físicos, diferentes durações e formas de interação, o audiovisual está a um clique de qualquer pessoa com um dispositivo conectado à Internet. Por conta disso, temos um outro desdobramento: aprodução aumentou exponencialmente para conseguir atender ao consumo deste público ávido por entretenimento, informação e experiências. Para termos uma noção, cerca de 300 horas de vídeo são disponibilizadas no YouTube a cada minuto, e quase cinco bilhões de vídeos são assistidos no site a cada dia. Se pensarmos no volume das mídias sociais, sites, apps de comunicação, streaming e outras plataformas, a dimensão é incrivelmente grande.

Isso significa espaço para novos canais, criadores de conteúdo, filmmakers e marcas. Promove a democratização do acesso ao público e à produção. Impensável até quinze anos atrás, hoje qualquer pessoa com um celular e um computador é um canal de conteúdo em potencial.

Depoimentos de alunos da ECDD

PERGUNTAS FREQUENTES

O Infnet é a melhor faculdade de tecnologia do Rio de Janeiro. Foi fundado em 1994, para o ensino de excelência voltado às necessidades do mercado, e tornou-se referência nesse segmento. A proposta do Instituto é ensinar tecnologia aplicada ao contexto de negócios, isto é, como uma ferramenta para o desenvolvimento das organizações. 

Nossa qualidade foi reconhecida pelo MEC, que conferiu conceito máximo (5) para a modalidade EAD da instituição e para todas as graduações reconhecidas.

Este nível de qualidade só é possível pela metodologia que combina aulas ao vivo diárias e o aprendizado através do desenvolvimento de projetos com desafios reais da profissão. Além disso, a metodologia de avaliação por competências aproxima os alunos do mercado de trabalho.

Sim, com aprofundamento em cada disciplina, como se espera de um curso de especialização. Para nós, pós-graduação não pode ser videoaula gravada para autoestudo. 

É uma pós-graduação de verdade, com aulas de verdade.

Você precisará assistir a todas as aulas, ao vivo ou gravadas, como for melhor para você. Também precisará fazer os projetos e estudar os conteúdos indicados. É esperada uma dedicação média de cerca de oito horas por semana ao longo dos onze meses de aulas.

São profissionais que trabalham na área em que lecionam, recrutados dentre os melhores profissionais em empresas como Petrobras, White Martins, Stone, Globo, Dataprev, Eletrobras Furnas, Ágora, BNDES, Amil e Accenture. O Instituto Infnet acredita que só quem trabalha no setor é capaz de ministrar aulas conectadas com o mercado. Além disso, em sua maioria, possuem mestrado ou doutorado e as certificações cobertas no programa.

Sim, precisa – ao vivo ou gravadas. O ideal é conseguir assistir ao vivo para aproveitar ao máximo, mas não é obrigatório.  Para ser aprovado em uma disciplina, é necessário ter assistido todas as oito aulas até o dia da entrega do projeto, que acontece uma semana depois da última aula ao vivo.

Porque é uma pós-graduação para o aluno aprender de verdade, e não uma sequência de palestras.

Cada disciplina tem 45 horas de aulas, estudos e desenvolvimento de projeto, permitindo que o aluno aprofunde-se no assunto, em nível profissional.

Ter dezenas de disciplinas curtas e professores variados pode parecer bom à primeira vista, mas é a fórmula para um curso sem profundidade.

Você terá que fazê-la novamente (a mesma ou uma disciplina similar, indicada pela instituição).

O aluno aprende muito mais fazendo projetos ao longo de todo o curso do que em um TCC no final. Além disso, é muito comum no Brasil o aluno deixar de entregar seu TCC e perder o certificado.

Projetos espalhados durante a pós-graduação ajudam o aluno a manter o ritmo e oferecem oportunidades de avaliação mais aprofundadas e justas que provas online.

Você terá as mesmas oportunidades de aprendizado, com aulas ao vivo, colegas de classe, trabalhos e indicação de conteúdos adicionais para estudar.

Só existe uma forma transparente e objetiva de indicar o que o aluno domina ao final de um curso: uma lista de competências.

“Competência” é algo que você sabe realizar ou resolver. Ao final da pós-graduação, você terá um conjunto de novas competências para aplicar em seu trabalho.

Sim, o certificado da pós-graduação na modalidade Live é o mesmo de uma pós-graduação presencial.

Para assistir às aulas, basta um celular com câmera e boa conexão internet wifi ou 4g. Melhor ainda se você usar um desktop ou notebook com câmera e um confortável fone de ouvidos, que é a configuração recomendada.

A pós-graduação utiliza uma solução integrada de Moodle, Zoom, Workplace, biblioteca Safari e G Suite. Apesar de todos eles terem versões para mobile, em vários momentos será bem mais confortável usar um computador.

Alguns títulos de pós têm exigências específicas de hardware para a utilização de máquinas virtuais e labs remotos.

Fale conosco

Saiba tudo sobre as informações, admissão e valores da Pós-Graduação MFA em Design Digital e Design Gráfico no chat abaixo. Você pode iniciar uma conversa conosco e tirar suas dúvidas!