MFA Desenvolvimento de Games - ECDD - Escola de Comunicação e Design Digital

Pós-Graduação MFA Desenvolvimento de Games

A Pós-Graduação MFA em Desenvolvimento de Games prepara o aluno para atuar em uma das mais promissoras áreas da Indústria Criativa: o Entretenimento Digital. O curso capacita o profissional para desenvolver projetos de jogos, desde a concepção da estratégia à sua finalização.

VISÃO GERAL

O aluno será capaz de praticar o processo de criação de jogos, incluindo narrativa, regras, metas, níveis, interações, recompensas e demais características, para diferentes gêneros de games, tais como Adventure, Shooter, Casual, Puzzle com estratégia, RPG, Plataforma e Survival Horror.

Público Alvo

O curso é voltado para profissionais que queiram se desenvolver no projeto e na construção de jogos digitais utilizando o mínimo de conhecimento técnico de programação.

Pré-Requisitos

Graduados em áreas afins da computação e do design digital ou outras formações, desde que possuam conhecimento técnico em computação. Para ingressar, o aluno deve passar por uma análise de currículo e entrevista com o coordenador do curso.

Diferenciais e Fundamentos do Curso

Único

A primeira pós-graduação focada em Game Design no estado do RJ.

Softwares de Ponta

Aprenda usando os softwares preferidos do mercado: AGS, Twine, Unreal, Construct2, RPG Maker, Game Maker, GDevelop e Stencyl.

Conteúdo

Desenvolva jogos, desde a concepção da estratégia e definição da mecânica do jogo, até a sua finalização. Aprenda o processo de criação de jogos para diferentes gêneros: Adventure, Shooter, Casual, Puzzle com estratégia, RPG, Plataforma e Survival Horror.

Infraestrutura

Infraestrutura

Todas as aulas são ministradas em laboratórios com tecnologia de ponta, sendo uma workstation por aluno durante todo o curso.

Corpo Docente

Corpo docente formado por profissionais com vasta experiência de mercado.

Matriz Curricular

STORYTELLING INTERATIVO

  • Adventure Games com Twine e AGS

    O gênero adventure; Enredo e roteiro; Mecânica em jogos adventure; Estilo textural e gráfico; Planejamento e desenvolvimento do documento de design; Importância do protagonista e antagonista; Interface e fluxo; Árvore de diálogos; Jogabilidade, finalização e publicação.

  • Role-Playing Games (RPG) com RPG Maker

    Fator “replay”; Sistemas de evolução de personagem; Mecânica em jogos de RPG; Balanceamento; Construção de diálogos e inventário; Sistemas de loot; Inimigos e sua evolução; Produção de chefes de fase consistentes; Câmera de jogo.

  • Projeto de Bloco

    Neste bloco o aluno deve entregar um protótipo de jogo completo, contendo uma história com árvore de diálogo de, no mínimo, três níveis de profundidade. Deve conter também o protagonista e o antagonista e a possibilidade de evolução do protagonista. A evolução consiste em força e inteligência, possibilitando que determinados locais só possam ser acessíveis com uma alta evolução em força e/ou inteligência. Dessa forma, aumentamos o fator “replay” neste jogo. O protótipo deverá ser realizado em grupo, dependendo do tamanho da turma.

PLATAFORMA E HORROR GAMES

  • Jogos de Plataforma e Horror Games

    Game Design e criação de jogos de plataforma; História do gênero de plataforma; Eventos e ações; Física nos jogos; Level design e sua arquitetura nos jogos; Lógica de programação; Sprites e objetos; Itens e inimigos; Veículos e publicação do jogo.

  • Horror Games com Stencyl

    Game Design e criação de jogos de survival horror; História do gênero survival horror; Elementos de suspense; Resolução de puzzles; Projeto e design de cenários; Projeto e design de inimigos; Estudo de ambiente.

  • Projeto de Bloco

    Neste bloco o aluno deve entregar um protótipo completo de um jogo de plataforma apresentando uma estória de survival horror. Este protótipo deve conter itens coletáveis e, ao mínimo, três tipos diferentes de inimigos. Assim como todo jogo de plataforma, deve possuir uma visão lateral. O jogo também deve possuir condições de vitória e derrota. O protótipo deverá ser realizado em grupo, dependendo do tamanho da turma.

SHOOTER E ACTION

  • Shooter e Ação 2D com Construct2

    O gênero shooter; Planejamento e desenvolvimento do documento de design; Jogabilidade; Sprites; Animação 2D; Parallax; Física e sistemas de colisão; Modelagem de cenário 2D; Linguagem de script; áudio.

  • First Person Shooter 3D (FPS) com Unreal

    Modelagem low poly para jogos; Conceitos de animação; Sistemas de iluminação; Construção de cenários; Construção de sólidos com CSG; Fundamentos de BSP; Texturização; Importação de modelos 3D; Triggers; física e sistema de colisão; Efeitos de partículas; Inteligência artificial; Programação da lógica do jogo.

  • Projeto de Bloco

    Neste bloco o aluno deve entregar um protótipo completo de um jogo 3D desenvolvido na ferramenta utilizada durante o curso. Este protótipo deve conter ao mínimo três tipos diferentes de inimigos com comportamentos diferenciados. O jogo também deve possuir condições de vitória e derrota bem como sistema de pontuação. Finalmente, são necessários três tipos diferentes de props e dois tipos de armas diferentes no jogo. O protótipo deverá ser realizado em grupo, dependendo do tamanho da turma.

CASUAL E PUZZLE GAMES

  • Casual em Ação

    Game Design e criação de jogo casual; Mecânica de jogo casual vs não casual; Level design; Ferramenta de desenvolvimento; Progressão da dificuldade; Balanceamento e teste do produto; Camadas de gameplay; Unique selling points; Teoria do level design; Fator social; Exportação para mobile e web.

  • Puzzle com Estratégia com GDevelop

    Game Design e criação de jogo puzzle; História; Mecânica de jogos puzzle; Construção de desafios consistentes; Desafios lógicos; Desafios de reconhecimento de padrão; Desafios de resolução de sequências; Tempo como elemento do desafio.

  • Projeto e Bloco

    Neste bloco o aluno deve entregar um protótipo completo de um jogo casual com elementos de puzzle desenvolvido na ferramenta utilizada durante o curso. Este protótipo deve conter ao mínimo três tipos diferentes de itens de habilidade assim como um sistema de ranking. O jogo deve possuir condições de vitória e derrota. O protótipo deverá ser realizado em grupo, dependendo do tamanho da turma.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

  • TCC

    O Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo avaliar os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante a pós-graduação. Ele é desenvolvido individualmente e consiste em um projeto aplicado que utilize as competências adquiridas nos blocos do curso.

Faça o download do folder
do MFA Desenvolvimento de Games:

Carreira e Competências

O aluno torna-se um Game Designer, que é o profissional responsável pelo desenvolvimento de projetos de jogos. É quem define a mecânica (gameplay) do jogo do início ao fim, determinando a narrativa e estabelecendo a finalidade do jogo (entretenimento, serious game, educacional, advergame, etc).

O Game Designer cria o GDD (Game Design Document), incluindo regras, metas, níveis, interações, recompensas e demais características do jogo. Poderá ainda coordenar equipes de artistas e programadores do projeto.

O profissional poderá atuar em uma empresa produtora de jogos digitais ou como empreendedor na área.

Próxima Turma

Esta pós-graduação é oferecida na modalidade: PRESENCIAL

Como Funciona?

A Pós-Graduação MFA em Desenvolvimento de Games é prática e dinâmica, as aulas são realizadas 100% em laboratório com tecnologia de ponta, sendo uma workstation por aluno. Durante as aulas são utilizados melhores os softwares do mercado para o segmento como o AGS, Twine, Unreal, Construct2, RPG Maker, Game Maker, GDevelop e Stencyl.

Frequência

Sábados alternados, de 8h30 às 18h30

Duração

Cerca de 24 meses

Carga Horária

440 horas/aula de 50 minutos

Início e Horário

14 de abril de 2018

Admissão e Valores

Solicitar valor e Forma de Pagamento

twitter-logo-on-black-background