MFA Animação e Modelagem 3D - ECDD - Escola de Comunicação e Design Digital

Pós-Graduação MFA Animação e Modelagem 3D

A Pós-Graduação MFA em Animação e Modelagem 3D desenvolve competências exigidas pelo mercado e capacita o aluno para atuar enquanto um animador de alto nível. O profissional é preparado para atuar em produtoras cinematográficas, estúdios de design, games e agências de publicidade.

 

VISÃO GERAL

A pós-graduação MFA em Animação e Modelagem 3D ensina técnicas para criação de roteiros, modelagem de personagens em três dimensões e realização de vídeos.

Público Alvo

Profissionais de Design ou áreas afins (Artes, Arquitetura, Comunicação, Publicidade e/ou Cinema) que desejam adquirir conhecimentos de animação.

Pré-Requisitos

O candidato precisa ter um pré-conhecimento do software Photoshop e de ambientes 3D. Para ingressar, o candidato passa por uma entrevista com o coordenador.

Ao final do programa, o aluno será capaz de criar animações como as dos videos a seguir:

Diferenciais e Fundamentos do Curso

Metodologia Diferenciada

Metodologia Diferenciada

O aluno adquire sólidos conhecimentos técnicos, artísticos e uma experiência além do ferramental, conduzida por profissionais de qualificação comprovada e por meio de um quadro de disciplinas diferenciado.

Softwares de Ponta

Softwares de Ponta

O aluno aprende a utilizar alguns dos softwares mais usados no mercado como 3DsMax, Mudbox, Premiere, After Effects e Fusion.

Aprende Fazendo

Aprende Fazendo

O aluno coloca a mão na massa criando animações 3D e vinhetas profissionais através de atividades em estúdio e aulas 100% em laboratório.

Matriz Curricular

Pré-Produção - Roteiros, Storyboard e Animatic

  • Roteiro e Storyboard

    História da Fotografia e do Cinema: novas tecnologias e situação do cinema contemporâneo. Roteiro Literário - Ideia; storyline; sinopse; argumento; personagens; cenografia; narrativa, estilização, produção do roteiro literário, com exemplos e exercícios práticos; Roteiro Técnico - linguagem audiovisual (pré-produção, produção e pós-produção); elementos da linguagem cinematográfica; introdução à análise fílmica e produção do roteiro técnico, com exemplos e exercícios práticos; Storyboard: enquadramentos; planos e cenários; imagem e texto.

  • História, Técnicas e Princípios de Animação

    História, técnicas e princípios de animação; História da animação; Técnicas de animação; Princípios da animação; Animatic e produção do animatic; Exemplos e exercícios práticos.

  • Projeto de Bloco

    O projeto integrado visa a criar um projeto de animação, compondo a construção do roteiro literário, roteiro técnico, storyboard e o animatic da futura animação proposta.

Concept Art e Modelagem Digital

  • Concept Arts e Modelagem 3D para jogos (low poly)

    Estudo e planejamento da imagem; análise e compreensão de personagem; expressão visual e representação bidimensional; noções de proporção. Modelagem Digital: interface do 3DS Max; visualização de objetos; criação de primitivas 3D; modificadores paramétricos; editor de materiais; propriedades de mapeamento para aplicação de texturas; render; introdução à iluminação; geração de objetos 3D a partir de modificadores; transformação de geometria. Concepts em objetos editáveis: Editable Poly; Turbo smooth.

  • Modelagem (Hp)

    Modelagem de personagens; modelagem orgânica e humanóide; recursos modificadores para modelagem de personagens; conceitos de animação de personagens; modelagem inorgânica; fibermesh; texturização (polypaint e spotlight); shaders e materiais; Iluminação; Render. Materiais e Iluminação: textura e materiais; aplicação de materiais por canais e Material IDs; Introdução ao mapeamento de materiais; UVW Map; Iluminação natural para cenas externas e internas.

  • Projeto de Bloco

    O projeto integrado visa a integrar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas do bloco, compondo a criação do concepts arts, modelagem e composição 3D (materiais e iluminação) do personagem tridimensional.

Produção 3D – Animação de Personagem 3D

  • Rigging e Expressão Facial

    Rigging: controles de animação; introdução aos bones, biped e cat; controles para cinemática inversa em bones: Ik Solvers; construção de um esqueleto biped com as ferramentas vistas; controles de automação de movimento: Wire Parameters e Reaction Manager; aplicação de influência dos ossos sobre a malha do personagem: Skin modifier. Expressão Facial: técnicas e ferramentas para animação das expressões da face; apresentação do modificador Morph; técnicas de desenvolvimento de expressões faciais.

  • Animação de Personagem 3D

    Ferramentas básicas de Animação: ferramentas de animação: Autokey x Setkey, gráfico de curvas de animação, key filters; agrupamento de objetos; link entre objetos; alteração de ponto pivot. Ferramentas de animação avançada para personagens: análise dos principais princípios da animação; ferramentas de animação do 3DS Max: Timeline; Curve Editor e Dope Sheet; animação de personagens (caminhar, correr, pular e atuação de personagens).

  • Projeto de Bloco

    O projeto visa a verificar o conhecimento do aluno sobre a construção do esqueleto e sobre o controle de animação facial, chegando à composição das cenas de animação de caminhada, corrida, pulo etc., compondo uma cena com a caminhada do personagem, chamada “Walk Cycle”.

Pós-Produção – Montagem

  • Animação 3D

    Ferramentas básicas de Animação; ferramentas de animação: Autokey x Setkey, gráfico de curvas de animação, key filters; agrupamento de objetos; link entre objetos; alteração de ponto pivot. Ferramentas de Animação Avançada para Personagens: análise dos principais princípios da animação; ferramentas de animação do 3ds max: Timeline; Curve Editor e Dope Sheet; animação de personagens (caminhar, correr, pular e atuação de personagens).

  • Montagem

    Render Mental Ray; integração de materiais, iluminação; renderizando cenas; criação de nuvens procedurais; Caustics. Pós-Produção - composição e montagem, Adobe After Effects/Blackmagic Fusion; manipulação de arquivos de vídeo, correção de cores; exportação e render.

  • Projeto de Bloco

    O projeto entregue desse bloco destaca a produção de uma cena 3D composta por um cenário e um personagem 3D, com animação livre pelo aluno. A cena tem 30 segundos de duração. Esse projeto vai precisar do conhecimento de todos os blocos.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

  • TCC

    O Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo avaliar os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante a pós-graduação. Ele é desenvolvido individualmente e consiste em um projeto aplicado que utilize as competências adquiridas nos blocos do curso.

Faça o download do folder
do MFA Animação e Modelagem 3D:

Carreira e Competências

O egresso do curso estará apto a trabalhar em empresas de animação, criação de concepts, ou ainda como modelador de assets e personagens, podendo vir a trabalhar em comerciais, filmes, peças publicitárias ou com a criação de personagens para impressão 3D. O curso ainda proporciona uma base de Storytelling e Vfx. Depois de um período de intenso de aprendizado, o aluno se destaca no mercado pelas seguintes competências:

  • Conhecimento dos princípios da imagem em movimento;

  • Conhecimento do processo de desenvolvimento de roteiros e storyboards;

  • Domínio das técnicas de animação digital e criação de personagens;

  • Domínio da modelagem 3D, utilizando os recursos mais importantes de acabamento;

  • Conhecimento para aplicar efeitos visuais digitais;

  • Capacidade de construção de personagens estruturados para vídeos de animação;

  • Conhecimento das principais ferramentas de animação 3D.

Próxima Turma

Esta pós-graduação é oferecida na modalidade: PRESENCIAL

Como Funciona?

As aulas acontecem em laboratórios equipados com tecnologia de ponta, sendo uma workstation por aluno durante todo o curso. Nas aulas são utilizados os softwares mais eficientes para este segmento, como o 3ds Max, Adobe After Effects e Adobe Premiere, entre outros.
Ao longo de todo o curso, o aluno aprende como modelar e animar personagens 3D e fazer sua integração com cenários em aulas práticas focados no mercado nacional e internacional.
O aluno adquire também uma base conceitual forte sobre a história da animação tradicional.

Frequência

Aulas semanais às segunda-feiras, de 18h20 às 22h50

Duração

Cerca de 24 meses

Carga Horária

440 horas/aula de 50 minutos

Início e Horário

29 de janeiro de 2018

Admissão e Valores

Solicitar valor e Forma de Pagamento

twitter-logo-on-black-background