UX Design, Arquitetura da Informação e Usabilidade - ECDD - Escola de Comunicação e Design Digital

MBA UX Design, Arquitetura da Informação e Usabilidade

MBA em UX Design, Arquitetura da Informação e Usabilidade propõe ao aluno uma visão abrangente dos aspectos da interação do usuário, desenvolvendo técnicas e conceitos fundamentais para a criação de uma estratégia consolidada por meio de softwares web, desktop ou aplicativos mobile acessíveis, inovadores e de fácil navegação.

VISÃO GERAL

Prepara o profissional para atuar nas diversas etapas do design de um software web, desktop ou aplicativo mobile, com foco na experiência do usuário, abordando estratégia, pesquisa, definição do conteúdo, interação, avaliação de usabilidade e gestão do projeto.

Público Alvo

A pós-graduação é voltada para profissionais de design, comunicação, marketing e desenvolvimento ou análise de sistemas, com atuação profissional significativa em atividades relacionadas ao conteúdo do programa. Atende também a designers e executivos que trabalham com decisões aplicadas a produtos, identidades visuais e interfaces com o usuário.

Pré-Requisitos

É necessário ter desenvoltura em ao menos uma ferramenta de representação digital (tais como HTML e CSS, Axure, Photoshop, Illustrator, Visio, CorelDRAW, Flash, Dreamweaver, ou outra). Para ingressar, o candidato passa por uma análise curricular e entrevista com o coordenador.

Próxima Turma

Esta pós-graduação é oferecida na modalidade: PRESENCIAL

Como Funciona?

As aulas desta pós-graduação são ministradas por professores que são profissionais reconhecidos no mercado. Durante as aulas, os alunos aprendem por meio de estudos de casos, elaboração de artefatos diversos, protótipos de interfaces e projetos de arquitetura de informação/interação.

O aluno utiliza, além do pacote Office (Word, Excel e Powerpoint), os softwares Photoshop, Invision, TryMyUI, Visio (ou Lucidchart), Axure e IFML Editor.

Frequência

Aulas semanais às quartas-feiras, das 18h20 às 22h50

Duração

Cerca de 24 meses

Carga Horária

440 horas/aula de 50 minutos

Início e Horário

25 de abril de 2018

Admissão e Valores

Solicitar valor e Forma de Pagamento

Matriz Curricular

Pesquisa com usuários

  • Pesquisa de Campo

    Plano de Pesquisa, Grupos de Usuários, Etnografia: Observações de Campo, Entrevistas e Questionários, Grupo de Foco, Análise da Tarefa, Personas e Cenários, Storyboards, Jornada do Usuário e Mapa da Experiência, Mapa de Empatia, Relatório de Pesquisa.

  • Avaliação de Usabilidade e Acessibilidade

    Heurísticas e Guidelines de Usabilidade, Recrutamento de Usuários, Avaliação Heurística, Prototipação em Papel, Teste de Usabilidade, Teste A/B, Avaliação Cooperativa, Relatório de Usabilidade, Avaliação da Acessibilidade.

  • Projeto de Bloco

    Relatório de pesquisa das necessidades dos usuários de determinado software web, desktop ou aplicativo mobile, incluindo perfis de usuários, necessidades, problemas e cenários de uso. Relatório de avaliação da usabilidade de um software web, desktop ou aplicativo mobile existente.

Arquitetura da Informação e Design de Interação

  • Arquitetura da Informação

    Brainstorming, Mapa Mental, Modelo Conceitual, Lista e Priorização de Funcionalidades, Taxonomia, Navegação, Busca, Organização e Rotulagem, Card Sorting, Mapa do Site, Inventário de Conteúdo.

  • Design de Interação

    Interação Humano-Computador e Design de Interação; Interação, Interface e Affordance; Objetivos, Comportamento, Atividades, Tarefas, Ações e Gestos do Usuário; Ambientes, Dispositivos, Controles, Objetos, Fluxos, Transições e Feedback do Sistema; Modelagem dos Objetivos e da Tarefa, Mapa de Fluxos, Microinterações.

  • Projeto de Bloco

    Elaborar e apresentar o projeto de arquitetura da informação e interação de um software web, desktop ou aplicativo mobile com priorização de funcionalidades do produto, mapa conceitual, inventário de conteúdo, mapa do site, mapa de fluxos (IFML da OMG).

Design de Interfaces

  • Padrões de Design de Interfaces

    Conta do Usuário, Conteúdo, Comunicação, Navegação, Busca, Formulário, Consulta, Gráficos e Painel de Controle, Ajuda e Feedback do Sistema, Comércio Eletrônico, Intranet, Redes Sociais e Mobile.

  • Prototipação e Design Visual

    Sketching e Protótipos de Papel, Wireframes e Protótipos Navegáveis, Princípios de Design de Interfaces, Imagens, Cores, Tipografia e Layout, Design Responsivo, Guia de Estilo, Branding.

  • Projeto de Bloco

    Elaborar o projeto das interfaces de um software web, desktop ou aplicativo mobile, incluindo sketchs, wireframes e layout final.

ESTRATÉGIA E GESTÃO DE PROJETOS UX

  • Estratégia de UX

    Ecossistema do Projeto e Pesquisa Desk, Tipos de Site, Cultura da Empresa, Objetivos e Características da Marca, Entrevistas com Stakeholders, Análise 360°, Briefing, Métricas de Sucesso (KPI), Análise do Site / Produto Atual, Análise dos Concorrentes, ROI do Design da Experiência do Usuário.

  • Gestão de Projetos de UX

    Gerenciamento de Projetos, Modelo em Cascata e Modelo Lean UX, Scrum, Etapas de Projetos de UX, Gestão da Equipe, Gestão Financeira.

  • Projeto de Bloco

    Elaborar e apresentar um plano do projeto de um software web, desktop ou aplicativo mobile e a análise de requisitos do negócio relacionado ao produto, incluindo requisitos do produto, objetivos, definição do público-alvo, concorrentes e indicadores de sucesso.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

  • TCC

    O Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo avaliar os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante a pós-graduação. Ele é desenvolvido individualmente e consiste em um projeto aplicado que utilize as competências adquiridas nos blocos do curso.

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Carreira e Competências

O MBA em UX Design, Usabilidade e Arquitetura da Informação prepara o estudante para seguir carreira como especialista nas posições relacionadas ao UX Design, como Pesquisador de UX, Analista de Usabilidade, Arquiteto da Informação, Designer de Interação ou Designer de Interface, além de capacitá-lo a aplicar o conhecimento adquirido de forma integrada como consultor, designer, gerente de projetos ou gerente de produtos digitais.
Depois de um período intenso de aprendizado, o aluno se destaca no mercado pelas seguintes competências:
  • Realizar pesquisas com usuários, utilizando métodos como entrevistas, questionários e observações de campo;

  • Avaliar a usabilidade e a acessibilidade de websites, sistemas e aplicativos;

  • Projetar a experiência do usuário, incluindo conteúdo, interação, navegação e busca de websites e aplicativos;

  • Elaborar protótipos de interfaces de produtos digitais, considerando usabilidade, design visual e padrões de interação;

  • Gerenciar projetos de UX, considerando as diversas etapas e métodos;

  • Definir as características e necessidades do produto digital, do público-alvo e do negócio.

Diferenciais e Fundamentos do Curso

Infraestrutura

Todas as aulas são ministradas em laboratórios com tecnologia de ponta, sendo uma workstation por aluno durante todo o curso.

Conteúdo Atual

A Pós-Graduação de UX Design mais completa e atualizada do Rio de Janeiro

Orientada ao mercado

A cada bloco o aluno desenvolve, na prática, um projeto integrado. Cada bloco é direcionado para uma especialidade dentro do UX Design: pesquisador e analista de usabilidade, arquiteto da informação, designer de interfaces e gestor de projetos.

Corpo Docente

Profissionais atuantes no mercado, que ensinam o que vivenciam na prática.

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