Marketing Digital - ECDD - Escola de Comunicação e Design Digital

MBA Marketing Digital

MBA em Marketing Digital é oferecido pela Escola de Negócios em parceria com a Escola de Comunicação e Design Digital.

Durante o curso o aluno irá conhecer e dominar as melhores ferramentas para gestão de marcas e produtos no ambiente digital, utilizando estratégias como: Inbound Marketing, Mídias Sociais, Email Marketing, SEM (Search Engine Marketing), SEO (Search Engine Optimization), Web Analytics, entre outros. O resultado é a formação de profissionais altamente atualizados e capazes de colocar em prática um planejamento completo de marketing para o ambiente digital.

VISÃO GERAL

No Infnet, uma instituição reconhecida pela forte associação de tecnologia ao ensino, o curso é prático e dinâmico, todas as aulas são realizadas em laboratórios com tecnologia de ponta e uma workstation por aluno, o que otimiza a utilização de softwares e ferramentas online necessárias para o aprendizado efetivamente prático.

Público Alvo

Profissionais de Comunicação (Publicidade e Propaganda), Administração, Marketing e Design que desejam ampliar seus conhecimentos de Marketing no ambiente digital, com o objetivo de criar, desenvolver e gerenciar estratégias on-line, que garantam vantagem competitiva para seus negócios e empresas.

Pré-Requisitos

Ter diploma de Graduação, preferencialmente em Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Propaganda), Marketing, Design ou Administração. Para ingressar, o candidato passa por uma análise curricular e entrevista com o coordenador.

Próxima Turma

Esta pós-graduação é oferecida na modalidade: PRESENCIAL

Como Funciona?

São aulas expositivas e práticas com análises de estudos de casos, permitindo ao aluno a vivência de situações reais com professores atuantes no mercado. Os laboratórios têm infraestrutura de primeira linha, sendo uma workstation por aluno.

Duração

Cerca de 24 meses

Carga Horária

440 horas/aula de 50 minutos

Início e Horário

03 de fevereiro de 2018, Sábados, alternados das 8h30 às 18h30
24 de abril de 2018, Aulas semanais, às terças-feiras, das 18h20 às 22h50

Admissão e Valores

Solicitar valor e Forma de Pagamento

Matriz Curricular

PUBLICIDADE: SEARCH E DISPLAY

  • Planejamento de Mídia On-line

    Comportamento do consumidor de mídia digital. Jornada do consumidor e seus hábitos. Mudanças no mercado e inclusão de plataformas digitais no planejamento de mídia das marcas. Planejamento de mídia: definição de objetivos, target, segmentação. Formatos de mídia: display, search, entre outros. Retargeting, mídia programática e softwares; TGI, Monitor Ibope, ComScore. Elaboração de um plano de mídia on-line, em variados sites. Monitoramento, mensuração, definição de KPI’s, avaliação de performance, produção de relatórios. Lançamento e acompanhamento de uma campanha real na rede display do Google, com retargeting, usando o Google AdSense.

  • Gerenciamento de Campanhas: Links Patrocinados

    Aplicação prática das ferramentas do Google AdWords. Elaboração de landing pages (prática com software Wix). Utilização do Google Analytics para monitorar resultados de sites e landing pages. Expressões regulares e relatórios. Tagueamento de campanhas: eventos, e-commerce, social, variáveis personalizadas. Otimização de gastos. Metas, perfis, pesquisa interna, integrações com Google AdWords e com a rede display do Google. Coleta de dados, definição de indicadores de resultados (KPI’s), planejamento de métricas; métricas para websites e e-commerce. Discussão de questões reais dos exames de certificação do Google AdWords e Google Analytics e prova-simulado.

  • Projeto de Bloco

    Elaboração de uma campanha de links patrocinados na busca do Google integrada a uma campanha de anúncios online nos canais da rede display do Google, com conversão em uma landing page da marca escolhida para desenvolvimento do projeto. Haverá metas de visitas à landing page, dos cadastros gerados e do retorno sobre o investimento (ROI). Mínimo de 100 visitas, 20 contatos gerados e 20% de ROI.

PUBLICIDADE: SOCIAL, VÍDEO E MOBILE

  • Planejamento Estratégico de Mídias Sociais

    Análise das mídias sociais e suas aplicações: Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e Linkedin. Definição de estratégias de acordo com os objetivos de comunicação da marca, e planejamento e criação de campanha nas mídias sociais. Segmentação e marketing de nicho; consumo de informação nas mídias sociais. Papel do conteúdo na estratégia de comunicação da marca nas mídias sociais; Conteúdo orgânico x Conteúdo patrocinado; investimento em mídias sociais; retorno sobre investimento nas plataformas sociais. Elaboração de conteúdo patrocinado para mídias sociais. Mensuração e métricas para mídias sociais. Softwares: Facebook Insights, Facebook Ads, Twitter Analytics, YouTube Analytics, Linkedin Marketing Solutions.

  • Marketing Mobile

    Definição e aplicação de Mobile Marketing nas campanhas de marketing das marcas. Compreensão e análise do cenário mobile e do comportamento do consumidor nessas plataformas, permitindo a tomada de decisões estratégicas para investimento em campanhas. Planejamento e elaboração de conteúdo para plataformas mobile, site mobile e apps. User experience; conceitos de usabilidade versus utilidade. Características e particularidades dos anúncios em plataformas mobile. Mensuração e métricas de campanhas para plataformas mobile.

  • Projeto de Bloco

    Elaboração de uma campanha de Ads no Facebook integrada a estratégias mobile. O aluno deverá elaborar uma campanha com foco em plataformas mobile cujo tráfego terá como origem o Facebook via app para smartphones/gadgets móveis. As metas da campanha serão de impressões do anúncio mobile, visitas à página da marca nessa rede social, e engajamento (interações) com público que está na segmentação estratégica da campanha.

MARKETING DE CONTEÚDO

  • Planejamento de Marketing de Conteúdo

    Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing. Definição das Personas. Produtos e Estratégia. Planejamento de Funis TOF, MOF e BOF. Estágios do Suspect (e.g. consciência, consideração e decisão). Criação do conteúdo de páginas de oferta; CTAs. Criação de conteúdo de páginas de entrega; Landing Pages. Conversão em cadastros/leads. Criação de conteúdo de páginas de agradecimento. Criação de ofertas (e.g. e-books, slideshows, PDFs). Workflows de Nutrição / Relacionamento com leads. Mapeamento de Objeções (pushbacks). Criação do conteúdo de e-mails de nutrição. Webwriting (redação Web), Storytelling. Gatilhos de compartilhamento em mídias sociais. SEO: Otimização de conteúdo para os mecanismos de busca (prática com software SEMrush).

  • Implementação de Estratégias de Marketing de Conteúdo

    Softwares de Automação de Marketing. Criação de conteúdos em geral para websites e blogs (prática com software WordPress). Implementação de conteúdos planejados - as páginas de oferta, entrega e agradecimento, as ofertas, os e-mails - e seus workflows (prática com softwares WordPress e Mailchimp). Integração com mídias sociais. Criação de listas segmentadas; profiling. Otimização de landing pages; Testes A/B. Mensuração dos resultados de e-mail marketing: taxa de abertura, CTR, CTOR, entre outros.

  • Projeto de Bloco

    Criação de um site/blog, tanto das páginas de produtos como das páginas de oferta, entrega (landing pages) e agradecimento, integrado com mídias sociais, e criação dos workflows de nutrição e de todos os respectivos e-mails. Haverá meta para visitas e cadastros/leads (pelo menos 10), além de engajamento nas mídias sociais e taxas de abertura e conversão do e-mail marketing de nutrição.

MONITORAMENTO E REPUTAÇÃO DE MARCA E CONCORRÊNCIA

  • Monitoramento Estratégico de Marcas

    Planejamento e metodologia de monitoramento da Internet e das mídias sociais. Tipos de monitoramento; o que pode ser monitorado; seleção de palavras-chave. Classificação de menções; Análise de sentimento. Análise qualitativa do monitoramento; interpretação de dados. ARS: Análise de Redes Sociais (SNA – Social Network Analysis). Métricas de monitoramento de redes sociais. Inteligência competitiva: monitoramento de concorrência, pesquisa e comportamento do consumidor. Ferramentas e softwares (e.g. Scup, V-tracker, Seekr, BrandCare, Google Trends, Klout, Facebook Insights).

  • Análise e Monitoramento de Marcas

    Análise de dados e insights a partir do monitoramento para planejamento e ações estratégicas de marcas. Identificação de oportunidades de negócios, reputação de marca, crises e atendimento a consumidores. Introdução à Análise / Ciência de Dados. Análise de dados – Métricas e Ferramentas. Conceitos estatísticos básicos para social. Visualização de dados e gráficos. Elaboração de plano de marketing.

  • Projeto de Bloco

    Elaboração de relatório analítico de monitoramento da marca e da concorrência, com consequente criação de plano de marketing sobre uma oportunidade/problema identificado na análise de dados do monitoramento (produto, inovação, estratégia). Será necessário utilizar a ferramenta de monitoramento - a mesma usada no módulo sobre o tema - para encontrar menções sobre uma marca/produto/negócio.

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do Marketing Digital:

Carreira e Competências

O aluno aprende a utilizar na prática, diversas ferramentas para gestão de marcas e produtos no ambiente digital e ser capaz de pensar estrategicamente no planejamento que melhor atenda aos objetivos organizacionais.

O egresso do curso torna-se apto para atuar como Analista de Marketing com conhecimento de SEM, SEO, Web Analytics, Inbound Marketing e Mídias Sociais, assim como Coordenadores, Consultores e Gestores de Marketing Digital.

O conteúdo do programa aborda temas como:

  • Planejamento de mídia: objetivos, targets, segmentação e marketing de nicho.

  • Monitoramento, mensuração e definição de KPI´S

  • Formatos de Mídias: Search e Display

  • Google Adwords e Rede Display Google, Google Adsense, Google Analytics

  • Retargeting e mídia programática

  • Conteúdo orgânico x Conteúdo patrocinado

  • Marketing de conteúdo e Inbound Marketing

  • Definição de Personas

  • Planejamento de Funis TOF, MOF e BOF

  • Estágios dos Suspects

  • Workflow de nutrição

  • CTAs e landing pages

  • Webwriting

  • Storytelling

  • SEO/SEM

  • Automação de Marketing

  • Mensuração de resultados de Emails Marketing (taxa de abertura, CTR, CTOR)

  • Tagueamento de campanhas

  • Testes A/B

Diferenciais e Fundamentos do Curso

Infraestrutura

Aulas ministradas em laboratórios com tecnologia de ponta e uma workstation por aluno, o que otimiza a utilização de softwares e ferramentas online necessárias para o aprendizado efetivamente prático.

Projetos

O aluno aprende fazendo: ao longo do curso desenvolve projetos de Marketing e Negócios no ambiente digital. O MBA propõe Blocos independentes de aprendizado e a produção de projetos a cada encerramento de conteúdo.

Orientada ao Mercado

Conteúdo relevante, onde o aluno aprende as melhores ferramentas para gestão de marcas e produtos no ambiente digital, como Inbound Marketing, Mídias Sociais, Email Marketing, SEM (Search Engine Marketing), SEO (Search Engine Optimization), Web Analytics e outras estratégias.

Certificações

O conteúdo do curso contribui para a preparação do aluno para as certificações do Google.

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