Design Estratégico - ECDD - Escola de Comunicação e Design Digital

MBA Design Estratégico

MBA em Design Estratégico do Instituto Infnet fornece aos alunos conhecimento para apoiar a abertura de negócios e lançamento de soluções inovadoras no mercado, integrando o processo do Design Thinking com estratégias de Marketing, modelagem de negócios e planejamento de projetos.

VISÃO GERAL

O curso prepara o aluno para ampliar as chances de sucesso no lançamento de produtos e serviços no mercado, ao focar em soluções orientadas ao cliente e usuário; na construção de marcas inovadoras que se diferenciem da concorrência e em negócios baseados em produtos ou serviços mínimos viáveis, focados no essencial para o seu público-alvo, reduzindo o investimento inicial nos recursos.

Público Alvo

Profissionais que desejam abrir seus próprios negócios ou estão envolvidos na estratégia e elaboração de negócios, produtos e serviços, ambientes, identidades visuais e interfaces.

Pré-Requisitos

Ser graduado em áreas afins do Design, Publicidade e Propaganda, Gestão de Negócios e Projetos, Comunicação e Marketing, com experiência profissional mínima de três anos. Para ingressar, o aluno passa por uma análise de currículo e entrevista com o coordenador.

Próxima Turma

Esta pós-graduação é oferecida na modalidade: PRESENCIAL

Como Funciona?

Durante as aulas, o aluno aprende a desenvolver produtos e serviços inovadores com os métodos do Design Thinking; reposicionamento de marcas, com planos de marketing e branding; e planejamento e implementação de negócios, com modelos de negócios e planos de projeto.

As aulas são ministradas por profissionais atuantes no mercado, que orientam os alunos na elaboração de trabalhos para a realização de projetos em grupo, integrando teoria e prática.

Frequência

Aulas semanais às segundas-feiras das 18h20 às 22h50

Duração

Aproximadamente 24 meses

Carga Horária

440 horas/aula de 50 minutos

Início e Horário

05 de fevereiro de 2018

Admissão e Valores

Solicitar valor e Forma de Pagamento

Matriz Curricular

DESIGN THINKING

  • Design Estratégico

    Conceitos, técnicas e abordagens que caracterizam o Design Thinking, a resolução de problemas através da maneira de pensar do designer; metodologias inovadoras em projetos em design; propósitos do design; ética e estética; pensamento divergente; o designer como integrador de equipes multidisciplinares; a cognição do designer; Design Thinking de serviços.

  • Inovação e Criatividade

    Teorias da criatividade e do processo criativo; conceitos de criação, transposição e registro de idéias; pensamento visual; abordagens metodológicas; criação e cocriação; imersão em diferentes técnicas criativas.

  • Projeto de Bloco

    O aluno deverá elaborar e apresentar um projeto com as etapas do desenvolvimento de um produto, serviço ou negócio, comprovadamente inovador, utilizando-se de abordagens do Design Estratégico.

IMERSÃO CONCEITUAL E PROTOTIPAGEM

  • Antropologia do Consumo e Economia Criativa

    Conhecer, observar e delinear identidades e comportamentos; Etnografia; Técnicas de pesquisa qualitativa: entrevistas, personas, mapa conceitual, mapa de empatia; Cultura e economia criativa: o conhecimento, a criatividade e o capital intelectual como recursos produtivos para desenvolver produtos, serviços ou negócios.

  • Conceito de Projeto e Protótipos

    Definição do conceito em Projeto de Design; Análise de similares e síntese prospectiva; Brainstorming, geração de alternativas projetuais; Protótipos e meios de representação de ideias; Protótipos imateriais: ideias e serviços. Testagens com usuários: técnicas de registro; Critérios para a seleção de melhor alternativa projetual.

  • Projeto de Bloco

    Elaborar e apresentar a melhor alternativa de projeto e a viabilidade do conceito de um produto, serviço ou negócio a partir dos resultados dos testes de protótipos e, ainda, perfeitamente alinhadas às preferências, necessidades e desejos do público.

MARKETING ESTRATÉGICO

  • Marketing e Estratégias Competitivas

    Diferença entre planos estratégicos e táticos de marketing; plano de comunicação, promoção, vendas, determinação de preços e distribuição; dimensionamento de equipes e orçamentação; a evolução das estratégias, BCG, SWOT, 5 Forças de Porter e Estratégia do Oceano Azul, ferramentas e modelos de análise, modelo das quatro ações; características de uma boa estratégia, fronteiras do mercado e Balanced Scorecard; defesa de ameaças trazidas pela internet; riscos de desintermediação; digitalização de produtos e serviços, chegada de novos produtos e alterações do ambiente competitivo.

  • Branding e Experiência Sensorial

    Introdução à Gestão de Marcas: conceitos de Branding, Branding e Design; Construção da Identidade de Marca e gestão visual da Marca; Exploração dos pontos de contato entre as marcas e os consumidores; Provocar experiências que permitam uma maior aproximação e fidelização; Princípios da fenomenologia; Promoção do produto e da marca através de uma experiência sensorial; A experiência pessoal do consumidor como parte integrante da marca.

  • Projeto de Bloco

    Elaborar um plano de marketing estratégico competitivo e alinhado à gestão da Marca e ao seu desdobramento através de experiências sensoriais.

GESTÃO EMPREENDEDORA EM DESIGN

  • Gestão de Projetos de Design e Exploração de Oportunidades

    Metodologias de gestão de Projetos de Design; Identificação de oportunidades: análise de indústria, dimensionamento de mercado, análise da concorrência, atributos de valor, proposição de valor, missão, visão e estratégia; Exploração de oportunidades: posicionamento/branding, produto, promoção, distribuição, venda. Gerência de integração, escopo, tempo, custo, qualidade, comunicações, riscos e aquisições de Projetos de Design.

  • Gestão Financeira de Projetos de Design

    Elaboração e análise de modelos de receita e cenários; Fluxo financeiro ao longo do tempo e o financiamento de oportunidades: justificativa de investimentos, captação de recursos, estratégias para escassez de recursos (bootstrapping); Administração do risco financeiro.

  • Projeto de Bloco

    Apresentar o projeto do modelo de negócio inovador com aplicação das melhores práticas da Gestão de Projetos em Design incluindo a dimensão de sua gestão financeira.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

  • TCC

    O Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo avaliar os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante a pós-graduação. Ele é desenvolvido individualmente e consiste em um projeto aplicado que utilize as competências adquiridas nos blocos do curso.

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do Design Estratégico:

Carreira e Competências

O egresso do curso utilizará, prioritariamente, as competências adquiridas nas posições de Designer; Empreendedor; Gestor de Inovação, Marcas, Produtos ou Serviços; Consultor de Negócios.

Em pouco menos de dois anos de aprendizado, o aluno que cursar o MBA em Design Estratégico se destacará no mercado pelas seguintes competências:

  • Aplicação dos princípios e métodos do Design Thinking a projetos de produtos, serviços e sistemas.

  • Aplicação de técnicas para gerar ideias criativas como soluções para projetos.

  • Realização de pesquisas com o público-alvo, incluindo entrevistas e observações de campo.

  • Prototipação de ideias, usuários, experiências, produtos, serviços e aplicativos.

  • Elaboração de estratégias de marketing para captar e fidelizar o público-alvo.

  • Construção e reposicionamento de marcas com foco na inovação e diferenciação da concorrência.

  • Identificação de oportunidades para atuação empreendedora no mercado.

  • Elaboração e validação de modelos de negócios e propostas de valor.

  • Planejamento de projetos, incluindo escopo, cronograma, custos, equipe e riscos.

  • Criação e elaboração de modelos de receita com cenários, permitindo menor risco e maior adequação ao planejamento financeiro.

Diferenciais e Fundamentos do Curso

Conhecimento Integrado

Integração do conhecimento em Design, Marketing e Gestão para uma visão e atuação ampla na criação de novos negócios, produtos ou serviços com foco na inovação, experiência do cliente e usuário, projetos ágeis e produtos ou serviços mínimos viáveis.

Design Thinking e Inovação

O aluno aprende a "maneira de pensar do designer" através da imersão no desenvolvimento de projetos inovadores conforme as etapas e os métodos do Design Thinking, incluindo pesquisa de campo, técnicas para gerar ideias criativas e prototipação.

Gestão Empreendedora

Aplicação das melhores práticas de identificação de oportunidades, modelagem de negócios, gestão de projetos e planejamento financeiro, para uma atuação empreendedora no mercado.

Marketing Estratégico

Reposicionamento de marcas para um novo público-alvo, considerando o planejamento estratégico e o Branding.

Networking

Ótima oportunidade de Networking com alunos e professores que já fazem parte deste mercado de trabalho, trocando experiências e valiosas dicas.

Projetos

Aulas práticas e colaborativas que resultam em um portfólio com quatro projetos, que incluem a criação de produtos, serviços, marcas e negócios inovadores.

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